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MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 1.OBJECTIVO Determinar qual o impacto dos aromas na percepção.

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1 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 1.OBJECTIVO Determinar qual o impacto dos aromas na percepção da qualidade dos serviços, produtos e ambientes das lojas.

2 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 2. IDENTIFICAR AS HIPÓTESES H1. Se a presença de um ambiente com aromas inofensivos vs. Nenhum aroma afecta a avaliação de um comportamento de aproximação/fuga de um ambiente de loja. A presença de um ambiente inofensivo produz avaliações nas lojas que são mais positivos do que os produzidos em ambientes sem aromas.

3 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? H2. Explorar se o impacto varia conforme a natureza afectiva e a intensidade dos aromas no ambiente. Nota: Armas inofensivos são os considerados não desagradáveis pela maioria das pessoas. (Agradáveis ou neutráis) A presença de um ambiente de aromas inofensivos comparado com os ambientes sem aromas aumenta os comportamentos de aproximação, incluíndo: a)Intenções de visitar a loja; b)Intenções de compra para produtos específicos; c)Tempo real e percebido gasto no ambiente; d)Produtos examinados na loja;

4 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? H3. A intensidade dos aromas interage com o efeito: a)Baixas intensidades de aromas neutrais produz avaliações mais positivas do que as produzidas com intensidades altas ou baixas dos aromas; b)Intensidades moderadas ou agradáveis produzem avaliações mais positivas do que intensidades altas ou baixas;

5 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? H4. Intensidades dos aromas interagem com o efeito dos aromas: a)Baixas intensidades de aromas neutrais produzem comportamentos de aproximação do que intensidades de aroma moderados ou altos; b)Intensidades moderadas de aromas agradáveis produzem mais comportamentos de aproximação do que intensidades baixas ou altas destes aromas. Isto ocorre nas: - Intenções de visitar a loja; - Intenções de comprar determinados produtos; - Tempo real e percebido no ambiente; - Produtos examinados na loja;

6 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 3. DESCREVER A METODOLOGIA Realização de pré-teste dos estímulos olfactivos (aromas) para identificar a sua qualidade efectiva ; separação da dimensão afectiva dos aromas (bom/mau) da sua dimensão comportamental; Medição com recurso à escala de Fisher de 7 pontos; Verificação de aromas já utilizados numa amostra com 704 pessoas com idade média de 26.1 anos; Análise factorial dos resultados; Realização do teste com 2 aromas e 3 intensidades ( amostra de 308 estudantes)

7 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 1 - LOJA Objectivo: p<0.05

8 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 1 - PRODUTO Objectivo: p<0.05

9 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 2 – Reacções de aproximação/fuga Objectivo: p<0.05

10 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 3 – Interacção do efeito aromático e a sua intensidade na evolução da compra Esta hipótese não foi sustentada

11 MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 4 – Interacção do efeito aromático e a sua intensidade na aproximação/afastamento Esta hipótese não foi sustentada


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