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Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.

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3 Desafios da Implementação da BNCC
Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização dos currículos em cada rede – CEEs e CMEs Material didático – novas tecnologias Formação dos professores Revisão dos instrumentos de avaliação Divisão política-ideológica do momento do País

4 Um Novo Ensino Médio Um Novo Modelo de Ensino Médio a ser adotado por todas os sistemas de ensino que considera trajetórias flexíveis na formação do estudante envolvendo opções de aprofundamento e formação das áreas de conhecimento bem como educação técnica profissional; Que a Base Nacional Comum do Ensino Médio seja elaborada a partir do Desenho do Novo Modelo indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por área de conhecimento; Que as competências e objetivos de aprendizagem da BNCC devem ocupar no máximo 1600hs (mil e seiscentas horas) da carga horária total destinada à formação no ensino médio. O restante do currículo deve ser preenchido por opções de aprofundamento e formação, considerando as quatro áreas de conhecimento e a opção de formação técnica profissional;

5 Um Novo Ensino Médio Que as competências e os objetivos de aprendizagem da BNCC do EM não devem estar seriados, apenas apresentados de forma a deixar clara a progressão dos mesmos; Que seja construída uma Referência para a Flexibilização das opções de aprofundamento e formação nas áreas acadêmicas, no prazo de 2 anos, em uma parceria entre CONSED e MEC, que deve ser considerada pelos sistemas de ensino na construção da parte de flexibilização de seus currículos. Essa Referência para a Flexibilização deve contemplar as competências e objetivos de aprendizagem por ênfase acadêmica; O ENEM deve ser revisado como consequência da BNCC de tal forma que não inviabilize a proposta do Novo Modelo de Ensino Médio.

6 Metodologia de Análise da Segunda Versão
Antes do Seminário (Preparação) Durante o Seminário (Discussão) Após o Seminário (Sistematização) DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA PELO COMITÊ GESTOR; VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA COM AS COORDENAÇÕES ESTADUAIS; FORMAÇÃO DAS COORDENAÇÕES ESTADUAIS E AUXILIARES DE PESQUISAS; ENVIO DO QUESTIONÁRIO QUE ROTEIRIZA A LEITURA DA BNCC PARA OS INSCRITOS; ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS RESPOSTAS AO QUESTIONÁRIO; SUGESTÃO: 2 DIAS. Até 5/Ago. TURNO 1: - Mesa de Abertura; - Apresentação da BNCC; - Explicação da Metodologia; TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem. 26 grupos divididos em Segmentos e Componentes Curriculares; TURNO 3: - Fase 1: Análise Qualitativa dos por Segmento e Área do Conhecimento. 12 grupos; - Fase 2: Análise Horizontal e Vertical (Divididos em 10 grupos com 24 representantes dos grupos da fase 1); TEXTOS INTRODUTÓRIOS (em paralelo aos turnos 2 e 3); TURNO 4: Apresentação das discussões do turno 3. CONSOLIDAÇÃO DOS RELATÓRIOS DO SEMINÁRIO; ENVIO DOS RELATÓRIOS PARA O COMITÊ GESTOR; ANÁLISE DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO DE UM PARECER DO CONSED E DA UNDIME; ENVIO DO RELATÓRIO PARA MEC; 22/Ago

7 CRONOGRAMA DOS SEMINÁRIOS
Calendário Seminários Estaduais CRONOGRAMA DOS SEMINÁRIOS Mês DATA ESTADO Junho 23/6 RS 28 e 30/6 DF 29 e 30/6 PA PI Julho 04 e 05/7 AL 12 e 13/7* BA 12 e 13/7 ES 12, 13 e 14/7 MS 14 e 15/7 CE RN 19 e 20/7 RR SC 20 e 21/7* AC 25 e 26/7 PB 27 e 28/7 AM PE RJ SE 28 e 29/7 SP Agosto 1 e 2/8 MA 2 e 3/8 AP GO MG PR 3 e 4/8 TO a definir MT RO


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