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PublicouAna Carolina Van Der Vinne Aragão Alterado mais de 8 anos atrás
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Questões éticas Autoria X Plágio Citações diretas e indiretas Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos Apresentação de trabalhos em público O processo de comunicação Material de apoio Planejamento
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Lei e contexto acadêmico cópia de texto cópia de idéias Colagem X contribuição Internet
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Citação X referência “menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.” X “[...] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” Normatização ABNT = NBR 6023/2002
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Transcrição ou cópia literal de um parágrafo, frase ou expressão, usando exatamente as mesmas palavras do autor do trabalho consultado. Repete-se o trecho transcrito, obrigatoriamente entre “aspas duplas”, ou com destaque gráfico, indicando a fonte consultada e o local exato de onde foi extraído (número da página).
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Se trecho possui até 3 linhas, deve ser colocado entre aspas duplas. Ex: Dentre as definições de GC está a de Davenport e Prusak (1998, p. 122), que afirmam que “a Gestão do Conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização.”
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Se trecho possui mais de 3 linhas, deve ser reproduzido com deslocamento para a direita, com tamanho de fonte menor e espaçamento simples. Ex: Conforme Mello e Burlton (2000), a entidade empresarial American Productivity and Quality Center (APQC) adota a seguinte definição: Gestão do Conhecimento é um conjunto de ações sistemáticas para localizar, entender e usar conhecimentos para criar valor, ajudando informações e conhecimentos a fluir para as pessoas certas, nos momentos certos, de forma que se possa agir da maneira mais eficiente e eficaz. (p.2)
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É a transcrição das idéias de um autor usando suas próprias palavras. Ao contrário da citação direta, a citação indireta deve ser encorajada pois é a maneira que o pesquisador tem de ler, compreender e gerar conhecimento a partir do conhecimento de outros autores.
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Ex: Segundo Stewart (2002), fazer CG é identificar o que se sabe, captar e organizar esse conhecimento e utilizá-lo de modo a gerar retornos. Para Bukowlitz e Williams (2002), gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riquezas, a partir de seu capital intelectual. Rose (2002) sintetiza sua visão de GC como um processo empregado por uma organização para capturar e compartilhar a experiência, promover a colaboração e prover amplo acesso às informações da organização, independente de sua fonte ou estrutura.
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Proteção de seres humanos participantes de pesquisa (entrevistados, experimentos etc.) “a pesquisa envolvendo seres humanos deverá sempre tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia e defendê-los em sua vulnerabilidade” “O respeito devido à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe após consentimento livre e esclarecido dos sujeitos, indivíduos ou grupos que por si e/ou por seus representantes legais manifestem a sua anuência à participação na pesquisa.” Submissão prévia de projeto de pesquisa Resolução CNS 196/96
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Emissor Receptor Canal Linguagem Mensagem
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Atrair a atenção “isca” surpreender
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Manter a atenção Objetividade sem detalhes, leitura posterior demonstração BREVE idéia geral clara X ensinar Clareza falar para fora e com entonação vocabulário e linguagem expressão corporal
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Slides leves = tópicos = roteiro figuras sem código fonte número adequado (média = 2min/slide) slides extras
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Priorizar conteúdos = usar bem o tempo Conhecer/visitar o local antecipadamente Informações sobre o público Treinar e testar
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