A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com"— Transcrição da apresentação:

1 Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com
99mTc-sestamibi em Paciente com Suspeita de Isquemia. Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Hospital Universitário Antônio Pedro Universidade Federal Fluminense

2 Autor Colaboradores Elisa Carla Hilgemberg
Monitora da disciplina de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Colaboradores Dra Jenne Serrão Médica Staff do Setor de Medicina Nuclear do HUAP Dr Eduardo Castelo Branco Médica Residente em Medicina Nuclear do HUAP Dra Larissa Machado Dr Cláudio Tinoco Mesquita Prof do Departamento de Medicina Clínica Responsável pelo Setor de Medicina Nuclear

3 História Clínica ID:GCO, sexo masculino, 57 anos, branco, casado, natural e residente do Rio de Janeiro – RJ. QP: Dor no peito. HDA: Paciente ambulatorial com história de dor precordial aos médios esforços , do tipo opressiva, sem irradiação, há aproximadamente 6 meses. Apresentava ainda, cansaço e dispneia associada à dor. Comorbidades: Hipertensão arterial sistêmica

4 História Clínica Encaminhado ao serviço de medicina nuclear e imagem molecular no dia 18/03/2015 para diagnóstico e estratificação de risco de doença isquêmica. Realizada cintilografia de perfusão miocárdica em dois tempos: com o paciente sob a ação de um potente vasodilatador coronariano (dipiridamol); e com o paciente em repouso (condições basais).

5 Probabilidade pré-teste de DAC
PE deDAC = 92% Idade: 57 anos Sexo masculino Dor anginosa típica Probabilidade estimada (PE)de DAC = 92%

6 Teorema de Bayes: TE x SPECT
Eur J Nucl Mol Imaging 2004;31:

7 Cintilografia de Miocárdio

8 Cintilografia de Miocárdio
Figura 1: Hipocaptação do radiofármaco em todos os segmentos após o estresse com recuperação total do defeito perfusional nos segmentos infero-septal (médio e basal), septo-apical,apical,infero-apical e inferior (médio).

9 Cintilografia de Miocárdio
Figura 2

10 Cintilografia de Miocárdio
Figura 3: Persistência dos defeitos perfusionais nos segmentos anterior (apical e médio) e antero-septal (médio e basal). 10

11 Cintilografia de Miocárdio
Figura 4

12 Mapa polar

13 Reversibilidade

14 Análise da função miocárdica
Pós-estresse Repouso Valor de referência Fração de ejeção do VE 32% 24% >45% Volume Diastólico Final 206ml 156ml <120ml Volume Sistólico Final 141ml 118ml <70ml Figura 5: Volumes ventriculares aumentados e disfunção do VE.

15 Gated

16 Impressão diagnóstica
Estudo cintilográfico sugestivo de isquemia miocárdica associado a áreas de fibrose no território da artéria descendente anterior. Disfunção sistólica do ventrículo esquerdo. Dilatação ventricular esquerda transitória pós-estresse.

17 A Cintilografia de perfusão miocárdica permite avaliar:
Discussão A Cintilografia de perfusão miocárdica permite avaliar: o fluxo coronário; a extensão, o grau e a localização do defeito perfusional; o tamanho da cavidade ventricular; a motilidade das paredes; a fração de ejeção do ventrículo esquerdo; o tamanho da área de infarto.

18 Discussão Áreas com hipocaptação ao estresse e hipocaptação na mesma proporção ao repouso são indicativas de fibrose. Áreas com hipocaptação ao estresse e normais ao repouso são consideradas áreas de hipocaptação transitória(defeitos reversíveis), correspondendo à isquemia.

19 Radiofármacos mais utilizados na cintilografia de miocárdio:
Discussão Radiofármacos mais utilizados na cintilografia de miocárdio: Cloreto de tálio 201 Sestamibi marcado com tecnécio-99m Tetrofosmin marcado com tecnécio-99m não há diferenças significativas de sensibilidade ou especificidade em termos diagnósticos entre os radiofármacos. Todos eles possuem uma boa concentração no miocárdio normoperfundido.

20 Aplicações clínicas: Doença arterial coronariana crônica.
Prognóstico e estratificação de risco, após o IAM. Avaliação do miocárdio viável frente à fibrose em paciente com doença crônica. Triagem de pacientes com dor torácica aguda. Avaliação funcional de lesões coronárias

21 Quando indicar a Cintilografia Miocárdica de Esforço?
1-ECG basal impede a interpretação pelo teste de esforço (TE) convencional; 2- TE convencional inconclusivo para o diagnóstico; 3- Necessidade de se saber qual é o território de miocárdio isquêmico.

22 Obrigado! Obrigado! rodrigopina03@gmail.com Contatos


Carregar ppt "Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google