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Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.

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1 Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca. –Condições: que existam duas partes envolvidas; cada parte tem algo que pode ser de valor para a outra; cada parte tem capacidade de comunicação e de entrega; cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta; cada parte acredita estar em condições de participar da negociação. –Quando se chega a um acordo na negociação, ocorre uma Transação, que é a comercialização de valores entre duas ou mais partes.

2 Princípios Fundamentais do MKT Necessidades –Exigências humanas básicas para sobreviver Desejos –Necessidades dirigidas a objetos específicos. Moldados pela sociedade Demandas –Públicos que desejam produtos específicos apoiados pela possibilidade de pagar Os profissionais de mkt buscam influenciar desejos e possuem técnicas para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa.

3 Princípios Fundamentais do MKT Produto –É qualquer oferta que possa satisfazer uma necessidade ou um desejo: bens, serviços, experiências, eventos, etc. Valor e satisfação –O produto ou oferta alcançará êxito se proporcionar valor e satisfação ao comprador –Valor é a razão entre o que o cliente recebe (benefícios) e o que ele dá (assume custos) –Valor = Benefícios –Estratégia de MKT para aumentar o valor da oferta: aumento de benefícios, redução de custos Custos

4 Princípios Fundamentais do MKT Satisfação do cliente –Consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador Mercados-alvo e segmentação –O MKT identifica e traça os perfis de grupos distintos de compradores que poderão preferir ou exigir produtos e compostos de mkt variáveis –Segmentos de mercado podem ser identificados analisando-se diferenças demográficas, psicológicas e comportamentais.

5 Princípios Fundamentais do MKT Relacionamentos e redes –O MKT de relacionamento tem como objetivo estabelecer relacionamentos mutuamente satisfatórios de longo prazo com clientes, fornecedores, distribuidores, a fim de ganhar sua preferência. –O MKT de relacionamento busca transformar clientes em parceiros, tornando-os fiéis. –O resultado final do MKT de relacionamento é a construção de um patrimônio corporativo singular, denominado rede de marketing.

6 Administração de MKT MKT é uma ciência que envolve o estudo de como as transações são criadas, estimuladas, facilitadas e valorizadas. Envolve a criação e oferta de valores para estimular a transação desejada. Funções do profissional de MKT: –Analisar o ambiente mercadológico: influências externas e internas, tendências, oportunidades, buscar informações. –Participar do planejamento estratégico da organização, estabelecendo diretrizes, estratégias e objetivos de MKT. –Desenvolver estratégia de posicionamento e o composto mercadológico (4 P’s), com foco no mercado selecionado/demanda, implementar o plano e controlar p/ ver se está alcançando os objetivos.

7 Organização orientada para o MKT O papel do MKT nas novas estruturas organizacionais é ser um importante centro estratégico, voltado para o mercado Uma empresa orientada para o MKT deve ter a capacidade de mudar, atendendo às tendências de mudança do mercado e desenvolvendo planos de MKT mais adequados. Nesse contexto, o profissional de MKT, além dos conhecimentos específicos da área, deve ser criativo, versátil, rápido na tomada de decisão, ter capacidade de comunicação e negociação, ser pró-ativo, estar atualizado, etc.

8 Organização orientada para o mercado Como implantar? 1.Diagnóstico de competências atuais,usando mapeamento e benchmarking 2.Antecipação das necessidades de competências futuras para as estratégias que visam criar valor para o cliente 3.Melhoria constante dos processos através de equipes comprometidas, da base até o topo da organização. 4.Compromisso da empresa como um todo em considerar o cliente em primeiro lugar 5.Uso da TI para apoiar os processos e o MKT 6.Monitoramento do progresso através de objetivos de melhorias


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