A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE APRENDIZAGEM EM UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA 1 Sirlei de Fátima Maciel Lopes 2 Jane Fischer Barros 3 Alessandra Gasparotto 1 Aluna 2 Orientadora 3 Tutora

2 TEMA O papel do Professor no desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem em uma Abordagem Construtivista.

3 OBJETIVO Identificar o papel do professor no desenvolvimento prático de um Projeto de Aprendizagem numa abordagem construtivista.

4 METODOLOGIA Para concretização desta pesquisa se partiu do pressuposto de que a metodologia de Projeto de Aprendizagem é algo novo na escola. Assim sendo, buscou-se através desta pesquisa subsídios teóricos baseados nas idéias construtivistas de Jean Piaget, das quais auxiliaram para análise dos dados coletados no Projeto de Aprendizagem. O conceito construtivista tem por concepção que a construção do conhecimento se realizará desde que o aluno se sinta desafiado a buscar esses conhecimentos. È nesse sentido que a pesquisa se realizou e, se dispôs a buscar através do desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, ações que deram certo, afim de que o professor proporcione condições ao aluno para uma construção do conhecimento com qualidade. Estas ações foram observadas, relatadas, confrontadas e analisadas dentro da concepção construtivista e divulgadas em forma de monografia.

5 REFERÊNCIAL TEÓRICO FAGUNDES, L; SATO, L. & MAÇADA LEVY, Pierre PIAGET, Jean VYGITSKI, Lev FREIRE, Paulo

6 DESENVOLVIMENTO No primeiro capítulo procurou-se abordar brevemente a história do surgimento da escola e a busca do professor neste decorrer para a re- significação de seu papel no processo de ensino-aprendizagem. Realiza ainda, a diferenciação dos conceitos de conhecimento e aprendizagem, sendo necessário isto para que as tecnologias de informação e comunicação contribuam efetivamente e significativamente na aprendizagem e construção do conhecimento do aluno, do qual isso leva para um novo papel e função do professor e da escola, onde a mudança de concepção de currículo e a interdisciplinaridade se tornam imprescindíveis para o desenvolvimento deste novo papel da escola e do professor.

7 O segundo capítulo teve por objetivo discutir e descrever a metodologia da prática desenvolvida através de Projetos de Aprendizagem com a utilização das tecnologias de informação e comunicação com os alunos e professoras parceiras na realização de tais projetos. É destacada aqui a importância do trabalho cooperativo e coletivo para o sucesso dos projetos de aprendizagem. Já o terceiro capítulo procura realizar uma analise da prática desenvolvida da qual trás acontecimentos e falas de alunos sobre os projetos que desenvolveram. Procura também retratar as dificuldades e conquistas ao se realizar pesquisas voltadas para a aprendizagem com o uso das tecnologias digitais. Trás ainda, a importância da elaboração de mapas conceituais para que os alunos possam a partir deles sistematizar suas intenções de pesquisa, bem como, a construção do conhecimento.

8 CONCLUSÃO Através da prática desenvolvida foi possível perceber várias características que um professor precisa possuir para que a metodologia de Projeto de Aprendizagem possa ter sucesso e proporcionar a construção de conhecimento com qualidade. Entre elas está o processo reflexivo, isto é, não se contentar com um só caminho, pensar em várias hipóteses e planejamentos que mais se identifique com a necessidade da turma de alunos. Também o papel do professor de transmissor passa a ser de mediador indo além do método clínico ou da investigação sobre as estruturas mentais do aluno, ou seja, como mediador o professor ao intervir proporcionará condições e ajudará o aluno a questionar, a procurar novos olhares, a tirar conclusões próprias, pois em Projeto de aprendizagem não há espaços para o professor transmissor do conhecimento, mas, orientador e provocador dos projetos dos alunos. Neste contexto fica clara a necessidade da formação dos professores, redefinindo o seu papel numa perspectiva adequada às mudanças contemporâneas emergentes neste novo século.

9 Em Projetos de Aprendizagens a autoria é do aluno no qual busca respostas às suas indagações. Se o papel do professor é o de ser um desafiador, problematizador o papel do aluno é agir e realizar o projeto. Abordagens construtivistas tornam-se relevantes neste processo de aprendizagem e construção do conhecimento por permitir o uso de estratégias internas para a construção do conhecimento, dá ao aluno a oportunidade de desenvolver melhor suas habilidades cognitivas, extrapolar o conteúdo definido, buscar informações em outros contextos, testar estratégias e descobrir de forma imprevista, portanto, crescer num todo.

10 O único meio de evitar erros é adquirindo experiência, mas, a única maneira de adquirir experiência, é cometendo erros.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google