Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNeuza Galvão de Sousa Alterado mais de 7 anos atrás
1
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE
2
A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento universal e objetivo. Grande parte dos filósofos tem procurado resolver essa questão na análise das condições subjetivas do conhecimento. De uma forma geral as soluções propostas concluem pela impossibilidade do conhecimento objetivo.
3
Uma epistemologia objetivista considera a separação entre sujeito cognoscente e conhecimento. Para isso seria necessário pressupôr que existe um mundo próprio (mundo 3) para nossas teorias e pressuposições, e é sobre ele que devem convergir nossos esforços no sentido de entender o processo do conhecimento humano.
4
Conhecimento, num sentido subjetivo, indica um estado de espírito, de consciência ou de disposição para reagir. Num sentido objetivo, o conhecimento indica o conjunto de problemas, teorias e argumentos produzidos pelo sujeito cognoscente. É nesse sentido objetivo que deverá ser tomado o conhecimento para que se possa dar uma resposta positiva à pergunta sobre a possibilidade do conhecimento objetivo.
5
1. Autonomia das idéias A objetividade significa que o conhecimento é distinto do sujeito cognoscente. O conhecimento tem uma realidade objetiva entre as outras coisas do universo. A existência objetiva de nossas teorias significa que o ser humano tem condições de examiná- las, avaliá-las e criticá-las, ampliá-las, revê-las ou reformá-las e até de efetuar, com seu auxílio, descobertas inteiramente inesperadas.
6
2. Independência das idéias As nossas teorias, enquanto objetos reais, podem interagir com outros objetos, teorias e estados mentais. O mundo físico (mundo 1) pode interagir com o mundo de nossas mentes (mundo 2), e o mundo de nossas teorias (mundo 3) pode interagir com o mundo de nossas mentes (mundo 2). Entretanto, o mundo físico (mundo 1) e o mundo de nossas teorias (mundo 3) não podem interagir diretamente. Isso só é possível com a mediação do mundo 2. Teríamos, então, o seguinte esquema da interrelação dos mundos: Mundo 1 Mundo 2 Mundo 3.
7
As nossas teorias, sendo objetos autônomos e independentes do sujeito que conhece, estão sujeitas a relações que não são criadas pelos seres humanos. Essas relações têm existência própria. Por exemplo, as relações entre as teorias e a linguagem na qual se expressam.
8
A epistemologia é a teoria do crescimento do conhecimento, que se estuda na relação das teorias entre si, na forma como se expressam através da linguagem e solucionam os problemas, na maneira como se processa a discussão crítica e se escolhe entre teorias concorrentes. É o estudo do método, ou lógica, do crescimento do conhecimento
9
CONCLUSÃO Ao transformar a epistemologia no estudo de objetos culturais reais, autônomos e independentes do sujeito cognoscente são estabelecidas as condições para o entendimento do conhecimento humano em termos objetivos. A questão da objetividade do conhecimento racional independe do estudo dos condicionantes do sujeito cognoscente.
10
O conhecimento se torna objetivo quando é considerado como um objeto distinto do sujeito que conhece. Assim, não importam as crenças, as pressuposições, as preferências e os diversos estados mentais dos indivíduos. Importa que possamos identificar aquilo que de fato constituem as teorias e eliminar as idéias que possam de alguma forma ser consideradas como falsas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.