A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Estatística Descritiva

2 Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões.  Determinar o valor dos impostos cobrados pelos cidadãos.  Estratégia em uma nova batalha.  Etc.

3 Introdução História da Estatística História da Estatística Problemas com dados Problemas com dados

4 Introdução IBGE

5 Estatística Descritiva Conceitos Fundamentais

6 Definição “Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos” “Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos” –Fenômenos coletivos: Situações, eventos; que geram características comuns – eleição, linha de produção, campeonato, etc...

7 Conceitos População: “conjunto de todos os itens (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo. População: “conjunto de todos os itens (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo. Amostra: Qualquer subconjunto não vazio de uma população. Amostra: Qualquer subconjunto não vazio de uma população.

8 Conceitos Parâmetro: Característica numérica (“resultado”) para toda uma população. Parâmetro: Característica numérica (“resultado”) para toda uma população. Estimador: Característica numérica (“resultado”) para uma amostra. Estimador: Característica numérica (“resultado”) para uma amostra.

9 Exemplo Eleição para vereador em uma Cidade. Eleição para vereador em uma Cidade. –População : Todos os eleitores da Cidade. –Amostra: Eleitores de um bairro. –Parâmetro: Proporção de votos no candidato “Santinho Duende” para toda a cidade. –Estimador: Proporção de votos no candidato “Santinho Duende”, em um determinado bairro.

10 Processo estatístico de abordagem CensoEstimação 100% confiável Confiabilidade menor É mais caro É mais barato É mais lento É mais rápido É quase sempre desatualizado É mais atualizado Nem sempre é viável É sempre viável

11 Dados Estatísticos Estatística Descritiva: Estatística Descritiva:  É a parte da estatística que tem por objetivo descrever os dados observados Estatística Indutiva: Estatística Indutiva:  É a parte da estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para uma população a partir de uma amostra. (Probabilidade)

12 Estatística Descritiva Atribuições: Atribuições: –A obtenção dos dados estatísticos. –A organização dos dados. –A redução dos dados. –A apresentação dos dados. –A obtenção de algumas informações que auxiliam da descrição do fenômeno observado.

13 Séries Estatísticas

14 Variáveis Variável : o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Variável : o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. –Qualitativa – quando os valores são expressos por atributos: sexo (masculino e feminino), cor da pele, etc. –Quantitativa – Valores expressos em números: salários, idade, altura, notas, etc.

15 Variável quantitativa Uma variável contínua pode ser: Uma variável contínua pode ser: –Contínua: qualquer valor entre dois limites. (Mais fracionada) –Discreta: só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros)

16 Distribuição de Frequência Representação em tabelas de um conjunto de valores. Representação em tabelas de um conjunto de valores.  Tem como objetivo reduzir a quantidade de dados. São construídas para variáveis discretas e para variáveis contínuas São construídas para variáveis discretas e para variáveis contínuas

17 Distribuição de Frequência ( Variável Discreta ) Frequência (f ) : número de vezes que um elemento figura em um conjunto de dados. Frequência (f ) : número de vezes que um elemento figura em um conjunto de dados. X i f if i

18 Exemplo Notas de alunos em uma prova: Notas de alunos em uma prova: –X = 3,5 ; 5; 4,5; 4; 4,5; 5; 3,5; 4; 4; 5; 2; 3; 4,5; 3,5; 4; 4,5; 3; 4; 3; 4; 2; 3; 4,5; 3,5; 4; 4,5; 3; 4; 3; 4; 3,5; 3,5; 3,5; 4; 4; 3; 4; 4; 5; 3. 3,5; 3,5; 3,5; 4; 4; 3; 4; 4; 5; 3.

19 X if i 21 35 3,56 410 4,54 54 Distribuição de Frequência – Variável Discreta Devemos optar por uma variável discreta na apresentação de uma série de valores quando o número de elementos distintos da série for pequeno.


Carregar ppt "Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google