A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL http://www.youtube.com/watch?v=sqUQQX1dTx8 http://www.youtube.com/watch?v=sqUQQX1dTx8 Profa. Eliana Tadeu Terci

2 Introdução CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (1948): fundada no âmbito da ONU contexto do Plano Marshall (1947) e do pós-Guerra: aprofundar a industrialização ou dedicar-se ao comércio exterior de produtos agrícolas 1945-54 - Industrialização e urbanização – crescimento de 5,8% e folga da restrição externa (↑ exportações) duas possibilidades: aprofundar a industrialização ou dedicar-se ao comércio exterior de produtos agrícolas  Formulações preenchem o vazio teórico – visão regional que ia ao encontro da teoria do desenvolvimento do keynesianismo e  Embasavam as ações dos governos do continente: construir um projeto de desenvolvimento

3 Introdução periferia latino-americana Escola do pensamento econômico: fonte de análise com enfoque analítico próprio: periferia latino-americana→ método histórico- estruturalista  Combina método histórico indutivo e a referência abstrato-teórica própria  Princípio normativo → necessidade do Estado – paradigma desenvolvimentista latino- americano → formula o problema e promove o processo social de conhecimento sobre ele  Alvo = policy-makers da América Latina

4 Método histórico estruturalista Exame de tendências econômicas e sociais de médio e longo prazos dos países latino-americanos Ponto de partida → tese fundadora de R. Prebisch (1949): objeto = transição para o modelo de desenvolvimento para dentro (mercado interno) dada a crise de 1929 → nova era de difusão do progresso técnico América Latina: refém de uma estrutura econômica institucional subdesenvolvida (modelo agroexportador) - especificidade Inserção mundial como periferia (reprodutora de tecnologia: economia dual); estrutura produtiva e condições para o crescimento e ganhos de produtividade distintos dos centros (difusores, homogênea); Tendência a deterioração dos termos de troca: aumento dos preços relativos dos produtos de maior valor agregado;

5 Condicionantes estruturais internos Condicionantes internos do crescimento e emprego: estruturas econômicas subdesenvolvidas → grande desafio: heterogeneidade estrutural → limitada capacidade de geração de excedente (insuficiência de poupança) → limite ao crescimento especialização → insuficiência de divisas → desequilíbrio estrutural do BP técnicas produtivas externas inadequadamente absorvedoras de mão de obra → desemprego inflação inflação resultava de todos esses problemas: desequilíbrio do BP e dos pontos de estrangulamento → daí a oposição dos desenvolvimentistas às propostas de ajuste com contração fiscal e monetária; reformas estruturais promoveriam a estabilização

6 Condicionantes estruturais internos Industrialização (difusão do progresso técnico) como motor do desenvolvimento atenuação da tendência ao estrangulamento externo Especificidades → modelo de substituição de importações: tentativas de atenuação da tendência ao estrangulamento externo → expansão industrial →reposição do desequilíbrio em novo patamar. Ponto de partida: respostas às crises internacionais (crise cambial → dificuldade para importar) → internalização da indústria de bens de consumo →... demanda por importações de bens de capital → novo desequilíbrio →... Crescimento autossustentado Processo dependia: i) capacidade de adaptação e evolução da capacidade para importar; ii) protecionismo (forma de estimular a absorção da População excedente relativa no setor industrial)

7 Planejamento Considerando o desequilíbrio intrínseco – planejamento: previsíveis estrangulamentos  Estabelecer metas de crescimento considerados os previsíveis estrangulamentos (BP e poupança); setores propulsores; promover a complementaridade evitando desequilíbrios setoriais mais sérios.  grandes problemas para implementação devido a falta de estatísticas e bases de dados. Como se explica a afirmação: Na periferia subdesenvolvida, considerados os problemas estruturais de produção, emprego e distribuição de renda, a ação estatal de apoio é fundamental ao processo de desenvolvimento econômico. Porque a rejeição às políticas de estabilização por ajuste recessivo?

8 Principais campos analíticos e etapas do pensamento - obra Mantém-se o método → altera-se o processo histórico (realidade e contexto ideológico) 1.→ 1950 – industrialização 2.1960 – reformas para desobstruir a industrialização 3.1970 – reorientação → homogeneização social e industrialização pró-exportadora (competitividade) 4.1980 – ajuste com crescimento (endividamento) 5.1990 – transformação produtiva com equidade Quadro mundial – “era de ouro” e globalização (“era da incerteza”)


Carregar ppt "Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google