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PublicouMelissa Alessandra Marroquim Pedroso Alterado mais de 8 anos atrás
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RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP 7584662 O ser humano como o objetivo de educação musical
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No início do século XX surgem novas propostas de educação musical que valorizam as atividades de criação e experimentação sincronizadas com procedimento de vanguarda musical da época, juntamente à pesquisas e proposições advindas da psicologia e da pedagogia. Alguns compositores que influenciaram positivamente a educação musical George Self, Brian Dennis e John Paynter Na Inglaterra R. Murray Schafer No Canada Hans-Joachim Koellreutter Alemanha
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Koellreutter Viveu entre 1915 á 2005. Veio para o Brasil em 1937. Atuou como flautista, regente, compositor, ensaísta e educador ajudando na formação de músicos e educadores. O musico alemão desenvolve a amadurece ao longo de sua vida um projeto de educação musical visando à formação integral do ser humano, juntando a prática e a reflexão intelectual; a pesquisa; a crítica e o constante questionamento, a proposta favorece também a emergência de modos de conviver fundados no diálogo, aproximando estudantes e professores que, juntos, fazem música e refletem sobre o fazer.
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A IMPROVISAÇÃO é vista aqui como uma importante ferramenta pedagógica destacando-se no projeto. Koellreutter desenvolve uma série de modelos de improvisação focando questões musicais e humanas, entendidas como possibilidades abertas, sujeitas a transformações de acordo com o contexto de casa situação.
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Um dos exercícios de improvisação segundo modelo proposto por Koellreutter: Um aluno por vez improvisa livremente, sem pulsação fixa, até o momento em que começa-se a repetir uma célula rítmica; o grupo passa então a repeti-la também, até que o próximo da roda comece o seu improviso.
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Princípios pedagógicos koellreutterianos: Aprender a apreender dos alunos o que ensinar : manter-se atento e receptivo às necessidades, desejos e possibilidades de realização de cada aluno. (Ele sugeria a organização de um currículo circular, de modo que os conceitos e atividades pudessem ser trabalhados de acordo com o interesse e as necessidades de um aluno ou grupo) Questionamento constante: Koellreutter acreditava que é preciso sempre questionar tudo e todos, não simplesmente acreditar em tudo o que está escrito em livros ou aceitar o que lhe é dito e pronto. É preciso saber os “por quês” de tudo. A atualização de conceitos musicais e o contato com a música nova, sem negar a presença e a importância da produção musical de todas as épocas, culturas, gêneros e estilos. Aqui a interação com a música contemporânea um aspecto essencial, já que reflete e comunica as transformações e o pensamento de um novo tempo.
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O relacionamento e a interdependência entre a música, as demais artes, a ciência e a vida cotidiana: os acontecimentos musicais estão conectados aos acontecimentos sociais, artísticos e científicos assim como todas as manifestações do pensamento e da cultura humana.
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Koellreutter "Eu só respondo como professor quando o aluno pergunta“ "Eu faço música com ele. A gente se auto educa coletivamente por meio do debate, do diálogo"
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