A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais."— Transcrição da apresentação:

1 Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais

2 Comentários iniciais A grande quantidade de informações disponíveis na internet acarreta mudanças qualitativas em relação à organização e acesso à informação.

3 Comentários iniciais Muita informação implica em alguns questionamentos/afirmações...!!! Dificuldades em achar a informação! Qualidade da informação! É verídica? Posso confiar? Como saber? Informação relevante? Como organizar a informação confiável? Preciso de banco de dados? Tratar a informação para recuperar! Metadados? Biblioteca Digital?

4 Comentários iniciais Para recuperação eficiente da informação na internet é preciso aperfeiçoar continuamente as técnicas de organização da informação e dispor de tecnologias. A gestão eficaz da informação na www depende da gestão normalizada de estruturas de organização da informação - os metadados Estrutura de metadados: o que cada campo deve conter em uma base de dados.

5 Metadados: estruturas dependentes do tipo e finalidade das fontes GPS Google Maps Meteorologia Informações governamentais Poupatempo Informações úteis: serviços médicos, previdenciários, etc.

6 Metadados e catalogação Diferenças entre a atividade catalográfica tradicional e metadados (atrelados à informação informatizada, bancos de dados). Problemas tradicionais de recuperação da informação ampliados pelo universo de informação heterogêneo, multidisciplinar e multilíngue da rede.

7 Capítulo 1: Metadados: conceito, fundamento, aplicação e tipologia Tópicos 1.1 Precisões terminológicas e uso histórico do termo 1.2 Conceito e fundamento de metainformação 1.3 Aplicação dos metadados 1.4 Tipos de metadados

8 METADADO ESSENCIAL para otimizar busca e representação da informação na internet e, mais concretamente, no contexto das bibliotecas digitais. https://www.wdl.org/pt/ http://www.brasiliana.usp.br/handle/1918/4500000807 1#page/24/mode/1up http://bndigital.bn.br/acervodigital/

9 1.1 Precisões terminológicas e uso histórico do termo Etimologia da palavra metadados Prefixo grego meta: “junto a, depois de, entre, com”.+ Termo latino dado: “representação de uma informação de maneira adequada para seu tratamento por computador”.

10 1.1 Precisões terminológicas e uso histórico do termo Etimologia da palavra metadados Dados (junto a / depois de / entre / com) dados. Dados sobre dados! Meta – algo sobre esse mesmo algo (Metainformação/ Metalinguagem, etc.). Exemplo: uma metarreunião é uma reunião sobre reuniões.

11 Metadados: definição Metadados são dados representacionais que adicionados à própria informação adquirem um valor semântico para substituí-la ou representá-la. Exemplo: no campo X coloque tudo o que for referente ao título da obra. Exemplo: no google maps, coloque no local indicado em rotas: local de partida e local de destino. https://www.google.com.br/maps/dir///@- 23.5551787,-46.7236849,15z

12 METAETIQUETA Metaetiquetas – são a materialização em HTML do conceito de metadado e sua explicação e uso em www. Ex.: o campo 245 do formato MARC para título. https://www.bu.ufmg.br/boletim/Manual_Obras %20Raras_Completo_Versao%20Publicada.pdf

13 HISTÓRICO DO USO DO TERMO METADADO Termo metadado é anterior à WEB. Criação: atribuída a Jack E. Myers. Década de 1980: começa a ser empregado de forma mais frequente. Anos 1980, a área da Biblioteconomia utilizava expressões como Descrição bibliográfica, dados catalográficos, ou simplesmente catalogação para se referir aos metadados. Anos 1990, o termo metadado encontra-se bastante vinculado à gestão e interoperabilidade de dados. Hoje, um uso mais convencional do termo está vinculado à descrição de recursos da Internet.

14 1.2 Conceito e fundamento Não há consenso sobre o termo, ou seja, uma definição inequívoca do termo. Há diferentes definições em domínios específicos: engenharia de sistemas, gestão de bases de dados, bibliotecas, etc. (Por isso, os pesquisadores que incluem o conceito de metadado em seus trabalhos devem defini-lo).

15 1.2 Conceito e fundamento Na Biblioteconomia: metadados são tipos de dados usados para descrever conteúdo, estrutura, representação e contexto de conjuntos de dados específicos. Para os provedores de recursos da Internet: metadado refere-se à informação codificada.

16 1.2 Conceito e fundamento Exemplos: Informação governamental, museológica, de material bibliográfico, etc. http://masp.art.br/masp2010/acervo_sobre_o_a cervo_do_masp.php http://dedalus.usp.br/F?RN=394803910

17 ESTRUTURA E PADRONIZAÇÃO DE METADADOS Criar metadados significa criar estruturas para organizar informação. Exemplo clássico de estrutura: EMAIL (contém metainformação simples do tipo atributo – valor).

18 1.2 Conceito e fundamento Na área da Organização da informação, a representação sempre requer estrutura e padrões para descrever dados (standards). NÃO EXISTE METADADO QUE NÃO ESTEJA VINCULADO A UM OBJETO INFORMACIONAL Buckland: Information as thing (materialidade da informação/documento/deve estar registrado em algum suporte).

19 1.2 Conceito e fundamento Três aspectos fundamentais:  Funcionalidade  Contexto  Interlocutores (produtor e receptor) Metadado: recurso para representar / recuperar informação.

20 Conceito e fundamento Estruturalismo: teoria importante que sustenta a reflexão sobre metadados: estrutura de dados relacionados. Ex.: Uma obra relacionada a um autor e a um período. Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões) [1556].

21 1.3 Aplicação de metadados Dupla perspectiva do papel dos metadados: Papéis tradicionaisPapéis emergentes 1. Identificação e descrição da informação4. Autoria e propriedade intelectual 2. Busca e recuperação5. Formas de acesso 3. Localização dos documentos6. Atualização da informação 7. Preservação e conservação 8. Limitação de uso 9. Valor de conteúdo 10. Visibilidade da informação 11. Acessibilidade aos conteúdos

22 Aplicação de metadados Os metadados podem enfocar tanto o ponto de vista do sistema quanto o ponto de vista do usuário. Sistema = facilita interoperabilidade. Usuário = facilita obter detalhes sobre a informação: - acessibilidade, onde, como e em que condições se pode chegar a ela.

23 Aplicação dos metadados Usuários necessitam: Reconhecer fontes de informação; Relacionar com outros recursos/sistemas; Saber dos direitos de propriedade intelectual; Conhecer as condições para acessar um documento (R$); Conhecer valores sobre conteúdos (Ex.: Cenas inadequadas para menores de 16 anos).

24 TIPOS DE METADADOS Elementos de registros catalográficos em bibliotecas Exemplo: Formato MARC http://pt.wikipedia.org/wiki/Formato_MARC Exemplo: Biblioteca Nacional http://acervo.bn.br/sophia_web/index.html

25 Considerações Finais Metadado e documento: objetos solidários. Documento antecede o metadado (representação). Metadado é instrumento de MEDIAÇÃO. - Meio entre usuário e documento - Representação para recuperação: - - está no lugar do documento, é substituto do documento.


Carregar ppt "Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google