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PublicouMateus Amaro Aquino Alterado mais de 8 anos atrás
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Período composto é aquele período que possui mais de uma oração. Pode ser: Período composto por coordenação (Orações Coordenadas) Período composto por subordinação (Orações Subordinadas).
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As orações coordenadas são independentes sintaticamente. Não exercem nenhuma função sintática em relação a outra dentro do período. Ex: Eu lhe trouxe o livro, / mas você não o leu. suj. OI VTDI OD suj. Adj. OD VTD Adv. Elas se dividem em: coordenadas assindéticas (quando não há ocorrência de conjunção). coordenadas sindéticas (quando há presença de conjunções coordenativas). As coordenadas sindéticas são reconhecidas e classificadas através das conjunções coordenativas: aditiva, alternativa, adversativa, conclusiva e explicativa.
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1-Aditiva: ideia de adição, acréscimo. Principais conjunções usadas: e, nem, (não somente)... como também. Ex.: O professor não somente elaborou exercícios/ como também uma extensa prova. Fui à biblioteca/ e peguei os livro. Estudo inglês / e pratico natação.
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2- Adversativa: ideia de contraste, oposição. Principais conjunções usadas: mas, contudo, entretanto, porém... Ex.: O professor elaborou um exercício simples,/ mas a prova foi bastante complexa. Fui ao cinema ontem, / entretanto não o vi. Ela não era uma aluna tão aplicada,/ contudo passou no vestibular.
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3- Alternativa: ideia de alternância, exclusão. Principais conjunções usadas: quer...quer, ora...ora, ou...ou. Ex.: Ou o professor elabora o exercício/ ou desiste de aplicar a prova. Ou você se dedica aos estudos, / ou não irá bem na prova. Ora ela ria, / ora ela chorava.
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4- Conclusiva: ideia de dedução, conclusão. Principais conjunções usadas: portanto, assim, logo... Ex.: O professor não elaborou a prova,/ assim não poderá aplica-la na data planejada. Está muito frio, / portanto porei o casaco de lã. Penso, / logo existo. (R. Descartes).
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5- Explicativa: ideia de explicação, motivo. Principais conjunções usadas: pois, porque. Ex.: O professor não elaborou a prova,/ porque ficou doente. Não foi ao trabalho / pois estava doente. Seja rápido, / pois estou atrasado!
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A oração subordinada (termo sintático) é a parte de um enunciado que não tem sentido próprio, mas precisa de uma oração que a subordine, que seja a principal. Ex: Eu disse / que o livro estava aqui. suj. VTD função de objeto direto Três são os tipos de orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais.
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As orações subordinadas substantivas podem ser: Subjetiva: funciona como sujeito do verbo da oração principal. O verbo da oração principal se apresenta sempre na terceira pessoa do singular e nessa não há sujeito, o sujeito é a oração subordinada. Ex: É necessário/ que se estabeleça regras nesta empresa função de sujeito É preciso/ que o grupo melhore. Verbo de Ligação + predicat. + O. S. S. Subjetiva Foi confirmado/ que o exame deu positivo Voz passiva O. S. S. Subjetiva
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Objetiva direta: exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal. Está sempre ligada a um verbo da oração principal, sem auxílio de preposição, indicando o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo. Ex: Quero saber/ como você chegou aqui. função de objeto direto Nós queremos/ que você fique Suj. + VTD + O. S. S. Obj. Direta Os alunos pediram/ que a prova fosse adiada Sujeito + VTD + O. S. S. Objetiva Direta
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Objetiva indireta: funciona como objeto indireto do verbo da oração principal. Está sempre ligada a um verbo da oração principal, com auxílio de preposição, indicando o alvo do processo verbal. Ex: Mariana lembrou-se/ de que Manoel chegaria mais tarde. Função de objeto indireto As crianças gostam/ de que esteja tudo tranquilo Sujeito + VTI + O. S. S. Objetiva Indireta A mulher precisa/ de que alguém a ajude Sujeito + VTI + O. S. S. Obj. Indireta
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Completiva nominal: funciona como complemento nominal de um nome da oração principal. Está sempre ligada a um nome da oração principal através de preposição. Ex: Tenho certeza/ de que não há esperanças. função de complemento nominal Tenho vontade/ de que aconteça algo inesperado Suj. + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Completiva Nominal Toda criança tem necessidade/ de que alguém a ame Sujeito + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Comp. Nom.
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Predicativa: funciona como predicado do sujeito da oração principal. Está sempre ligada ao sujeito da oração principal através de verbo de ligação. Ex: Minha vontade é/ que encontres o teu caminho. função de predicativo do sujeito A dúvida é/ se você virá. Suj. + VL + O. S. S. Predicativa A verdade é/ que você não virá Suj. + VL + O. S. S. Predicativa
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Apositiva: funciona como aposto de um nome da oração principal. Está sempre ligada a um nome da oração principal, sem o uso de preposição e sem mediação de verbo de ligação. Ex: Faço apenas um pedido:/ que você nunca abandone os seus princípios. função de aposto Toda a família tem o mesmo objetivo:/ que eu passe no vestibular Sujeito + VTD + Objeto Direto + O. S. S. Apositiva
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Subjetiva (O.S.S.S.): exercem função de sujeito do verbo da oração principal. É provável que ele chegue ainda hoje. (O que é provável?); Objetiva Direta (O.S.S.O.D.): exercem função de objeto direto (não possui preposição). Desejo que todos venham. (Quem deseja, deseja algo, alguma coisa); Objetiva Indireta (O.S.S.O.I.): exercem função de objeto indireto (possui preposição obrigatória, que vem depois de um VERBO). Necessitamos de que todos nos ajudem; (Quem necessita, necessita DE algo, DE alguma coisa ou DE alguém); Predicativas (O.S.S.P.): exercem função de predicativo. Meu desejo era [verbo de ligação] que me dessem uma camisa; Completivas Nominais (O.S.S.C.N.): exercem função de complemento nominal de um nome da oração principal. Tenho esperança de que ela ainda volte; Apositivas (O.S.S.A.): todas as apositivas têm dois pontos (:)ou ponto e virgula (;) no meio da oração. Exercem função de aposto. Desejo-te uma coisa: que sejas muito feliz.
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Ou seja, todas as orações subordinadas substantivas podem ser trocadas por isso, disso ou nisso. Veja os exemplos: Precisamos de que venha para a aula. = Precisamos disso. (Disso: completiva nominal ou objetiva indireta) Quero que venha para a guerra. = Quero isso. (Isso: subjetiva, objetiva direta, predicativa) Fiquei pensando que valia a pena. = Fiquei pensando nisso. (Nisso: completiva nominal ou objetiva indireta).
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Orações adjetivas são aquelas orações que exercem a função de um adjetivo dentro da estrutura da oração principal. Há dois tipos de orações adjetivas: as restritivas e as explicativas. A subordinada adjetiva sempre vem com pronome relativo: Que (qual, o qual, qual, as quais, os quais), cujo, onde (aonde).
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O. S. Adjetivas Restritivas: funcionam como adjuntos adnominais e servem para designar algum elemento da frase. Não pode ser isolada por vírgulas, e restringe, identifica o substantivo ou pronome ao qual se refere. Exemplo: Você é um dos poucos alunos/ que eu conheço. Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva Eles são um dos casais/ que falaram conosco ontem. Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva Os idosos que gostam de dançar/ se divertiram muito. Suj. + O.S. Adjetiva Restritiva + VI + adj. Adv.
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O. S. Adjetivas Explicativas: ao contrário das restritivas, são quase sempre isoladas por vírgulas. Servem para adicionar características ao ser que designam. Sua função é explicar, e funciona estruturalmente como um aposto explicativo. Exemplo: Meu tio, que era advogado, prestou serviços ao réu. Sujeito + O.S. Adj. Explicat. + VTDI + OD + OI Eu, que não sou perfeito, já cometi alguns erros graves. Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VTD + OD Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito. Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VI + Adj. Adv.
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Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais,temporais, locativas e modais.
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Importante destacar que não basta memorizar uma lista de advérbios e uma lista de conectores (conjunções), mas sim observar os efeitos de sentido produzidos pelos advérbios e as relações construídas pelos conectores.
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1-Causal - indica a causa da consequência expressa na oração principal. Ex: Todos se opuseram a ele, porque não concordavam com suas ideias A cidade foi alagada porque o rio transbordou 2-Condicional - indica a condição para que a ação da oração principal aconteça. Ex: Se houvesse opiniões contrárias, o acordo seria desfeito Caso você não estude, ficará muito ansioso para a prova
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3-Temporal - marca o momento em que a ação da oração principal acontece. Ex: Priscila chegou em casa quando amanheceu Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa 4-Proporcional - indica ações que acontecem proporcionalmente a algo expresso na oração principal. Ex: Quanto mais você fumar, mais grave ficará sua doença Quanto menos trabalho, menos vontade tenho de trabalhar
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5-Final - indica a finalidade da ação expressa na oração principal. Ex: O pai sempre trabalhou para que os filhos estudassem Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor 6-Conformativa - indica que a ação da oração principal ocorre em conformidade com aquilo ali expresso. Ex: Os jogadores procederam segundo o técnico lhes ordenara Como eu havia te falado, a prova não estava fácil
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7-Consecutiva - indica a consequência da ação (causa) expressa na oração principal. Ex: Suas dívidas eram tantas que vivia nervoso Comecei o dia tão mal que não consegui me concentrar no trabalho 8-Concessiva - indica uma concessão ( concede uma ideia oposta daquela expressa na oração principal). Ex: Embora a prova estivesse fácil, demorei bastante para terminar Mesmo tendo sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos
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09- Modal - Indicam um modo expresso na oração principal. Ex: Chegou em casa sem fazer nenhum barulho A criança distraia-se com o desenho animado 10- Locativa - Indica um lugar que está expresso na oração principal. Ex: Quero visitar a escola onde estudei Você vai morar na casa onde há um belo jardim
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11-Comparativa - estabelece comparação entre as duas orações (para evitar a repetição, é comum a omissão do verbo em uma delas). Ex: Ele sempre se comportou tal qual um cavalheiro Ele tem estudado como um obstinado (estuda)
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