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PublicouDaniel Almada Carvalhal Alterado mais de 8 anos atrás
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Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos desperdiçando recursos e esforços.
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PASSOS FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PASSOS FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING
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Razões para planejar: Mesmo que inconscientemente, planejamos em nossas atividades diárias. Da mesma forma devemos ter um plano de marketing ANTES de elaborar a pesquisa de mercado.
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PLANEJAMENTO Para administrar o marketing com eficiência é imprescindível que a empresa realize um planejamento. A essência do plano é o conhecimento da sua situação no mercado.
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Ou seja... Responder questões básicas, mas fundamentais, como: Quem somos? Onde estamos? Onde queremos chegar?
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Passos para o planejamento: 1. FAZER UMA ANÁLISE SITUACIONAL 2. ELABORAR ESTRATÉGIAS 3. DESENVOLVER PROGRAMAS DE MARKETING
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1º - Fazer uma análise situacional: Entender o ambiente e o mercado; Identificar problemas e oportunidades; Avaliar a posição da empresa em relação aos concorrentes (competitividade).
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2º - Elaborar estratégias: Define-se o plano de ação e segmentos de mercado; Estabelecem-se as vantagens (ou desvantagens) competitivas; Indicam-se os objetivos.
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3º - Desenvolver programas de marketing: Decisões de produto e canal; Ações de comunicação; Política de preços; Decisões de venda.
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EM TODOS ESTES PASSOS SE APLICA A PESQUISA DE MERCADO!!
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O que os profissionais perguntam e pesquisam? Qual é a melhor embalagem, desenho, cores e o nome de um produto? Qual é o preço que o consumidor está disposto a pagar?
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Quais são as expectativas e nível de satisfação dos consumidores em relação ao nosso produto já disponível no mercado? Qual a imagem de nosso produto junto aos nossos clientes?
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Qual seria o melhor tema para uma campanha publicitária para melhor encantar os potenciais consumidores? Que tipo de promoção de vendas é mais eficiente na região da cidade “x”?
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Como podemos avaliar o desempenho do nosso distribuidor- parceiro no Estado “y”? Qual é o canal de distribuição mais eficiente?
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É preciso analisar: o perfil do consumidor a concorrência os produtos e práticas de marketing vigentes a relação com fornecedores e outros públicos
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A fim de reduzirmos os RISCOS de investir num mercado ou produto, é fundamental termos informações confiáveis, e estas serão obtidas com uma boa PESQUISA DE MERCADO.
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Identifique as melhores oportunidades de fortalecer e criar valor a sua marca: Feiras técnicas, Anúncios em revistas especializadas, Visitas técnicas e de seus clientes, Propaganda.
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Criar material de apoio: Catálogos, Foldêrs, Sites na internet, Material de apresentação com depoimentos de clientes etc.
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ANÁLISE SWOT Strenght (forças) Weakness (fraqueza) Oportunity (oportunidades) Threats (ameaças)
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Objetivo do Diagrama de Causa e Efeito: Identificar, explorar e ressaltar as possíveis causas de um problema. Causa e Efeito CAUSAS EFEITO
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