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Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.

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Apresentação em tema: "Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos."— Transcrição da apresentação:

1 Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos desperdiçando recursos e esforços.

2 PASSOS FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PASSOS FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING

3 Razões para planejar: Mesmo que inconscientemente, planejamos em nossas atividades diárias. Da mesma forma devemos ter um plano de marketing ANTES de elaborar a pesquisa de mercado.

4 PLANEJAMENTO Para administrar o marketing com eficiência é imprescindível que a empresa realize um planejamento. A essência do plano é o conhecimento da sua situação no mercado.

5 Ou seja... Responder questões básicas, mas fundamentais, como:  Quem somos?  Onde estamos?  Onde queremos chegar?

6 Passos para o planejamento: 1. FAZER UMA ANÁLISE SITUACIONAL 2. ELABORAR ESTRATÉGIAS 3. DESENVOLVER PROGRAMAS DE MARKETING

7

8 1º - Fazer uma análise situacional:  Entender o ambiente e o mercado;  Identificar problemas e oportunidades;  Avaliar a posição da empresa em relação aos concorrentes (competitividade).

9 2º - Elaborar estratégias: Define-se o plano de ação e segmentos de mercado; Estabelecem-se as vantagens (ou desvantagens) competitivas; Indicam-se os objetivos.

10 3º - Desenvolver programas de marketing:  Decisões de produto e canal;  Ações de comunicação;  Política de preços;  Decisões de venda.

11 EM TODOS ESTES PASSOS SE APLICA A PESQUISA DE MERCADO!!

12 O que os profissionais perguntam e pesquisam? Qual é a melhor embalagem, desenho, cores e o nome de um produto? Qual é o preço que o consumidor está disposto a pagar?

13 Quais são as expectativas e nível de satisfação dos consumidores em relação ao nosso produto já disponível no mercado? Qual a imagem de nosso produto junto aos nossos clientes?

14 Qual seria o melhor tema para uma campanha publicitária para melhor encantar os potenciais consumidores? Que tipo de promoção de vendas é mais eficiente na região da cidade “x”?

15 Como podemos avaliar o desempenho do nosso distribuidor- parceiro no Estado “y”? Qual é o canal de distribuição mais eficiente?

16 É preciso analisar:  o perfil do consumidor  a concorrência  os produtos e práticas de marketing vigentes  a relação com fornecedores e outros públicos

17 A fim de reduzirmos os RISCOS de investir num mercado ou produto, é fundamental termos informações confiáveis, e estas serão obtidas com uma boa PESQUISA DE MERCADO.

18 Identifique as melhores oportunidades de fortalecer e criar valor a sua marca: Feiras técnicas, Anúncios em revistas especializadas, Visitas técnicas e de seus clientes, Propaganda.

19 Criar material de apoio: Catálogos, Foldêrs, Sites na internet, Material de apresentação com depoimentos de clientes etc.

20 ANÁLISE SWOT Strenght (forças) Weakness (fraqueza) Oportunity (oportunidades) Threats (ameaças)

21 Objetivo do Diagrama de Causa e Efeito: Identificar, explorar e ressaltar as possíveis causas de um problema. Causa e Efeito CAUSAS EFEITO


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