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POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.

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1 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina 2016 Londrina - PR - 07 a 17 Abr 2016

2 sddasdf Promoção das exportações de produtos e serviços Atração de Investimentos Estrangeiros Suporte na internacionalização de empresas Promoção da Imagem do Brasil APEX-BRASIL

3 sddasdf 3 Sustentabilidade MISSÃO: “Consolidar a presença competitiva de empresas brasileiras em mercados internacionais a partir da inserção estratégica da sustentabilidade em seus negócios.”

4 sddasdf 4 PREMISSAS - APEX BRASIL Ferramenta de aumento de competitividade Geração de Negócios Promoção do Desenvolviment o Sustentável Resultados Práticos 4 Sustentabilidade

5 sddasdf 5 5 Sustentabilidade Estudos de mercado Capacitação Análise tendências Informação e Capacitação Empresas inovadoras e sustentáveis Atendimento customizado Negócios Sustentáveis Projetos Setoriais Consultoria Técnica ATUAÇÃO EXTERNA 5

6 sddasdf 6 6 Sustentabilidade Estudos de mercado Capacitação Análise tendências Informação e Capacitação Empresas inovadoras e sustentáveis Atendimento customizado Negócios Sustentáveis Projetos Setoriais Consultoria Técnica ATUAÇÃO EXTERNA 6

7 sddasdf 7 7 7 Parceria

8 sddasdf 8 8 8 Necessidade de comunicar internacionalmente as iniciativas brasileiras frente às demandas por responsabilidade socioambiental ao longo da cadeia de valor da pecuária. Permitirá ao setor pecuário brasileiro agregar o valor da cadeia de produção ao produto comercializado, em especial nos mercados cuja preocupação com a origem dos produtos é fator decisório para compra. Comunicação é de grande importância uma vez que o Brasil enfrenta críticas e resistência aos seus produtos (questões de prejuízos ambiental e social, a exemplo do desmatamento na Amazônia e ocorrências de crimes contra a legislação trabalhista). Estratégia da parceria

9 sddasdf 9 9 9 Objetivos  OBJETIVOS: desenvolvimento de trabalho estratégico de relações públicas internacional (RPI) para posicionar a imagem do setor pecuária associada às práticas de responsabilidade socioambiental, de maneira que todos os critérios voluntários e legais sejam comunicados aos diversos stakeholders envolvidos na cadeia produtiva do setor. - comunicar a preocupação do Brasil com a sustentabilidade da sua produção pecuária; -comunicar os resultados alcançados pela pecuária no controle do desmatamento ; -comunicar os resultados já alcançados no aumento da eficiência produtiva; -mostrar a carne brasileira como produto de qualidade e sustentável; -estimular o “share of mind” e “share of heart” da marca Brazilian Beef.

10 sddasdf 10 Macroetapas Mapeamento de stakeholders Monitoramento da mídia Desenvolvimento de material de posicionamento Estruturação de ações de posicionamento estratégico e de defesa de interesses Eventos com jornalistas internacionais Desenvolvimento de material promocional Participação em eventos internacionais estratégicos

11 sddasdf 11 Mapeamento de atores relevantes Análise de influências Perfil de atores relevantes Leitura de cenário Mapa de atores relevantes Classificação e priorização

12 sddasdf 12 Quando você pensa na pecuária brasileira, que palavras lhe vêm à cabeça?

13 sddasdf 13 Qual é a sua percepção geral sobre a pecuária brasileira?  VISÃO NEGATIVA DO CENÁRIO  PREOCUPAÇÃO COM AS FORÇAS ATUANTES  FALTA DE COMUNICAÇÃO E ENTENDIMENTO  BAIXA EFICIÊNCIA E BAIXA PRODUTIVIDADE RECORRENTES NO DISCURSO  CULTURA DO PECUARISTA É PRINCIPAL PROBLEMA  MEIO AMBIENTE É SEMPRE RELACIONADO ÀS PRÁTICAS DA PECUÁRIA

14 sddasdf 14  BOA LEGISLAÇÃO, MAS NEM O GOVERNO CUMPRE A SUA PARTE  CONSCIENTIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE  DESCONHECIMENTO E FALTA DE INTERESSE DA IMPRENSA Quais os desafios para a pecuária brasileira ser sustentável? “Bem estar animal – isso vai passar a ser exigido.” “Quebrar paradigmas, porque o Brasil lá fora não é percebido como sustentável.” “Fazer cumprir o que está no papel, na legislação.” “Educar, conscientizar o pecuarista.”

15 sddasdf 15 Análise de percepções e expectativas Pecuária sustentável e consumo de alimentos SEGURANÇA ALIMENTAR considerando o aumento da população mundial Garantia de ALIMENTOS DE QUALIDADE no presente e futuro Demanda dos próprios CONSUMIDORES já PREOCUPADOS com o impacto no MEIO AMBIENTE SATISFAÇÃO de grande parte dos CONSUMIDORES que APRECIAM CARNE BOVINA e têm esse item como parte de sua dieta nutricional Importância da pecuária quando se pensa em consumo de alimentos

16 sddasdf 16 Análise de percepções e expectativas Reputação da pecuária brasileira no exterior Percepções negativas e positivas sobre a pecuária brasileira... QUALIDADE SABOR Avanços nos últimos anos (com redução do desmatamento e maior controle da saúde animal, mas não associados a uma conscientização da cadeia, e sim, por pressão do governo ou de mercados consumidores) Associação com desmatamento da AMAZÔNIA CONTROLE SANITÁRIO /saúde animal Setor é visto como GRANDE e NÃO INOVADOR (não apenas no Brasil) POUCO ou nada SUSTENTÁVEL - +

17 sddasdf 17 Análise de percepções e expectativas Reputação da pecuária brasileira no exterior Análise de percepções e expectativas DESAFIOS o ENGAJAMENTO dos atores da cadeia, especialmente os pecuaristas o COMUNICAÇÃO com públicos no exterior – trabalho de IMAGEM E PRESENÇA o Desmistificação sobre RELAÇÃO entre PECUÁRIA bovina e DESMATAMENTO o Apresentação de EVIDÊNCIAS dos avanços com projetos piloto e expandidos /reproduzidos em diferentes regiões do país o TENSÃO TRADICIONAL entre produtores e varejistas o Necessidade de racionalizar a cadeia, desenvolvendo QUALIDADE em TODAS AS ETAPAS o Redução de EMISSÕES DE CO 2 e garantia de SAÚDE ANIMAL Pecuária brasileira: desafios

18 sddasdf 18 Análise de percepções e expectativas Reputação da pecuária brasileira no exterior Análise de percepções e expectativas Pecuária brasileira: oportunidades o TRADUÇÃO DE SUSTENTABILIDADE em palavras de interesse e compreensão para os atores. Tratar não como uma obrigação nos novos tempos, mas OPORTUNIDADE EM SI o DESINFORMAÇÃO do público geral abre ESPAÇO PARA campanha de posicionamento - possibilidade de APRESENTAR o conceito de PECUÁRIA SUSTENTÁVEL NO BRASIL o REDUÇÃO significativa de NOTÍCIAS NEGATIVAS sobre o setor nos últimos anos o Percepção sobre CONTROLE DO DESMATAMENTO melhorou nos últimos governos. Há que mostrar que CADEIA TRABALHA PARA ISSO o SUSTENTABILIDADE COMO um PROCESSO de aprendizado e melhoria contínua. Não há benchmark em pecuária sustentável, todos estão aprendendo OPORTUNIDADES

19 Obrigado! gilson.spanemberg@apexbrasil.com.br +55 61 3426-0794


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