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Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.

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1 Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões Alexandre Guerra de Araujo

2 Atuação em segmentos tradicionais Grande concorrencia de mercado Baixa intensidade de capital Capital de alto custo e de difícil acesso Tecnologias pouco inovadoras Produtos e serviços para o consumidor final e não integrados a cadeias produtivas Precariedade nas instalações, tecnologias e gestão. Pouco organizadas no seu acesso a serviços. Principais características das MPE brasileiras

3 Sistema Financeiro Nacional e as MPEs Sistema financeiro moderno, sólido e eficiente. Sistema dual de crédito CP x LP. Elevadas taxas de juros Baixa participação das MPEs no total de crédito Desenvolvimento e expansão nos últimos anos

4 Fatores que influenciam no acesso Assimetrias de informação Risco moral Seleção adversa Custos de transação (diretos e indiretos) Mesmo sem o problema de informação assimétrica, o custo da prestação do serviço pode exceder o retorno ajustado ao risco esperado Desenvolvimento institucional Sistemas judiciais e de direitos da propriedade Regulação Estabilidad macroeconómica Profundização financeira Sistema financeiro moderno, sólido e eficiente. Sistema dual de crédito CP x LP. Elevadas taxas de juros Baixa participação das MPEs no total de crédito Desenvolvimento e expansão nos últimos anos

5 SOLUÇÕES COLETIVAS

6 COMPLETA OU INCOMPLETA CONHECIMENTO ANTECIPADO DA AÇÃO DOS OUTROS GRAU DE CONHECIMENTO DOS OUTROS SOBRE A MINHA POSSÍVEL DECISÃO. QUANTO DO CONHECIMENTO COMUM É APROPRIADO SOCIALMENTE. DECISÕES SÃO OTIMIZADORAS COM O CONJUNTO DE INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS COMPLETA OU INCOMPLETA CONHECIMENTO ANTECIPADO DA AÇÃO DOS OUTROS GRAU DE CONHECIMENTO DOS OUTROS SOBRE A MINHA POSSÍVEL DECISÃO. QUANTO DO CONHECIMENTO COMUM É APROPRIADO SOCIALMENTE. DECISÕES SÃO OTIMIZADORAS COM O CONJUNTO DE INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO

7 O que não fazer? Supor que todas as pequenas empresas demandam todo e qualquer serviço de desenvolvimento empresarial, incluso serviços financeiros.Supor que todas as pequenas empresas demandam todo e qualquer serviço de desenvolvimento empresarial, incluso serviços financeiros. Diagnosticar como problema apenas a falta de crédito.Diagnosticar como problema apenas a falta de crédito. Vincular a superação da falta de acesso ao crédito à criação de novas fontes de financiamento e/ou instituições financeiras.Vincular a superação da falta de acesso ao crédito à criação de novas fontes de financiamento e/ou instituições financeiras. Subestimar a capacidade de demandantes e ofertantes em não otimizar seus portfolios.Subestimar a capacidade de demandantes e ofertantes em não otimizar seus portfolios. Supor que todas as pequenas empresas demandam todo e qualquer serviço de desenvolvimento empresarial, incluso serviços financeiros.Supor que todas as pequenas empresas demandam todo e qualquer serviço de desenvolvimento empresarial, incluso serviços financeiros. Diagnosticar como problema apenas a falta de crédito.Diagnosticar como problema apenas a falta de crédito. Vincular a superação da falta de acesso ao crédito à criação de novas fontes de financiamento e/ou instituições financeiras.Vincular a superação da falta de acesso ao crédito à criação de novas fontes de financiamento e/ou instituições financeiras. Subestimar a capacidade de demandantes e ofertantes em não otimizar seus portfolios.Subestimar a capacidade de demandantes e ofertantes em não otimizar seus portfolios. O que fazer?

8 Carlos Alberto dos Santos Identificar, quantificar e qualificar a demanda por serviços financeiros e não financeiros:coletivo ao individual. Identificar, quantificar e qualificar a demanda por serviços financeiros e não financeiros:coletivo ao individual. Identificar e negociar com os bancos (AF) condições e custos mais atrativos. Identificar e negociar com os bancos (AF) condições e custos mais atrativos. Contratar, estabelecer relacionamento, empoderar a demanda. Contratar, estabelecer relacionamento, empoderar a demanda. Identificar, quantificar e qualificar novas demandas. Identificar, quantificar e qualificar novas demandas. Identificar, quantificar e qualificar a demanda por serviços financeiros e não financeiros:coletivo ao individual. Identificar, quantificar e qualificar a demanda por serviços financeiros e não financeiros:coletivo ao individual. Identificar e negociar com os bancos (AF) condições e custos mais atrativos. Identificar e negociar com os bancos (AF) condições e custos mais atrativos. Contratar, estabelecer relacionamento, empoderar a demanda. Contratar, estabelecer relacionamento, empoderar a demanda. Identificar, quantificar e qualificar novas demandas. Identificar, quantificar e qualificar novas demandas. O que fazer?

9 Tecnología e Inovação Mobilização de entidades mpe Acesso a Mercados Mercados Acesso a Serviços Financeiros Educação Emprendedora e Cultura da Cooperação Orientação Empresarial Atendimento Coletivo Atendimento individual SOLUÇÕES INTEGRADAS E COLETIVAS

10 AS POLÍTICAS PUBLICAS NA PROMOÇÃO DE SOLUÇÕES Reflexão e debate com os atores envolvidos: Ex: GTP-APL, Seminários, etc. Contribuir na geração de maior consistência das ações de serviços financeiros e não financeiros integrados.

11 Necessidades e finalidades de investimento e financiamento CRITÉRIOS► CRITÉRIOS►MODALIDADES DE INVESTIM.▼ FINALIDADE DO FINANCIAMENTO FONTE DO FINANCIAMENTO DIMENSÃO / ALCANCE RISCOS DO INSUCESSO INVESTIMENTOSINDIVIDUAIS Capital de giro, investimento e misto Recursos Próprios e de Terceiros Empresa Individual Privados INVESTIMENTOSCOLETIVOS Infra-estrutura produtiva local Recursos Públicos e/ou Privados Coletivo de empresas Coletivizados das empresas integrantes INVESTIMENTOSPÚBLICOS Distrito Industrial: sistema vi á rio, saneamento, el é trico, esgotos, educacional Governo Estadual e Municipal SociedadeSocializado

12 COMO REDUZIR ENTÃO OS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E OS RISCOS DE CRÉDITO? Da análise e concessão individual para a coletiva COLETIVA FIRMA INDIVIDUAL

13 QUAIS AS VANTAGENS DE UMA ESTRATÉGIA COMO ESTA NA VISÃO DAS MPES? DEMANDAS E COMPROMISSOS COLETIVOS PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS CUSTOMIZADOS MELHORES CONDIÇÕES DE ACESSO RELAÇÃO MAIS PRÓXIMA COM A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

14 PROCESSO DE APRENDIZADO MENOR RISCOS E CUSTOS ESCALA REDUÇÃO DA ASSIMETRIA E FALTA DE INFORMAÇÃO QUAIS AS VANTAGENS DE UMA ESTRATÉGIA COMO ESTA PARA A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA?

15 ALGUMAS POSSÍVEIS LINHAS DE TRABALHO Realista e amplo diagnóstico Processos de sensibilização da demanda e da oferta Oficinas de capacitação e cursos específicos Consultorias Articulação e negociação Monitoramento do processo

16 Resolução 2.682 – Classificação do Risco de Crédito FUNDAMENTO: Classificação em 9 categorias de risco (AA, A, B, C,..., H) Provisionamento de acordo com a classificação (de 0 a 100%.

17 REGRAS DO JOGOS 1.OS ATORES LOCAIS DEVEM ESCOLHER O(S) AGENTE(S) FINANCEIRO(S) E NÃO FINANCEIROS 2.NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DEVEM OBJETIVAR MELHORIAS PARA OS NEGÓCIOS 3.A OFERTA DE SERVIÇOS NÃO PODE SE RESTRINGIR À PRODUTOS DE PRATELEIRA E AOS MELHORES CLIENTES

18 4.A construção de mecanismos criativos que busquem dar peso à analise de risco “coletiva” 5.Ampliação do leque de alternativas e soluções. 6.Os Bancos e Agentes Públicos são importantes, mas não a única solução. 7.Os Bancos e Agentes Privados possuem importante papel. 8.A competição entre as instituições é desejável

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21 alexandre@sebrae.com.br www.uasf.sebrae.com.br


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