A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gênero textual l d P sugestões CRIAÇÃO : Profª Sheila.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gênero textual l d P sugestões CRIAÇÃO : Profª Sheila."— Transcrição da apresentação:

1 Gênero textual l d P sugestões CRIAÇÃO : Profª Sheila

2 QUAL É A ORIGEM DAS PARLENDAS? ELAS NÃO TEM UMA ORIGEM PRECISA. MUITAS PARLENDAS SÃO BASTANTE ANTIGAS E ALGUMAS DELAS FORAM CRIADAS HÁ DÉCADAS.

3 AS PARLENDAS FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO, POIS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE TRADIÇÃO CULTURAL DO NOSSO POVO. ELA VEM DA PALAVRA “PARLAR (ITÁLIA)”, QUE SIGNIFICA “FALAR MUITO, TAGARELAR, FALAR BOBAGENS” EM PORTUGAL É CHAMADA DE CANTILENA OU LENGALENGA, EMBORA TAMBÉM SIGNIFICAM QUASE O MESMO, “NARRAÇÃO MONÓTONA, LADAINHA,...”                                                                                

4 O que são Parlendas? AS PARLENDAS SÃO VERSINHOS COM TEMÁTICA INFANTIL QUE SÃO RECITADOS EM BRINCADEIRAS INFANTIS. POSSUEM UMA RIMA FÁCIL E, POR ISSO, SÃO POPULARES ENTRE AS CRIANÇAS.

5 SUGESTÕES DE PARLENDAS:
UM, DOIS, FEIJÃO UM ELEFANTE... DEDO MINDINHO AMANHÃ É DOMINGO... PAPAGAIO BATATINHA QDO NASCE... PAPAGAIO LOURO PINGUINHO DE CHUVA... BOTEQUIM ANDANDO ... A MULHER MORREU CADÊ O TOUCINHO... O MACACO PEDRINHA... BATALHÃO SAPO... O JACARÉ O TEMPO... A ROSA NO CEMITÉRIO... CADÊ TODO MUNDO?...

6 COMER BISCOITO. NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.
UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ. TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO. CINCO, SEIS, CHEGOU MINHA VEZ SETE, OITO, COMER BISCOITO. NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.                                                                                

7 O tempo _ O TEMPO, TEM TODO TEMPO QUE O TEMPO TEM.
O TEMPO PERGUNTOU PARA O TEMPO: _ QUANTO TEMPO O TEMPO TEM? O TEMPO RESPONDEU AO TEMPO: _ O TEMPO, TEM TODO TEMPO QUE O TEMPO TEM.

8 Clique UM ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE... DOIS ELEFANTES... INCOMODAM, INCOMODAM MUITO MAIS... TRÊS ELEFANTES... INCOMODAM, INCOMODAM INCOMODAM MUITA GENTE... QUATRO ELEFANTES INCOMODAM 4 VEZES MAIS... (CONTINUA...)

9 DEDO MINDINHO SEU VIZINHO, MAIOR DE TODOS FURA-BOLOS CATA-PIOLHOS

10 A ROSA DEI UMA ROSA A MENINA ROSA. ELA FICOU ROSA COMO A ROSA COR-DE-ROSA.

11 ... -AMANHÃ É DOMINGO, PÉ DE CACHIMBO. O CACHIMBO É DE OURO,
BATE NO TOURO O TOURO É VALENTE, BATE NA GENTE. A GENTE É FRACO, CAI NO BURACO. O BURACO É FUNDO, ACABOU-SE O MUNDO. ...

12 CANTAM UNS, CHORAM OUTROS
TRISTE VIDA, DE QUEM AMA. PERIQUITO LEVA A FAMA. PAPAGAIO COME MILHO.

13 BATATINHA QUANDO NASCE SE ESPARRAMA PELO CHÃO
BATATINHA QUANDO NASCE SE ESPARRAMA PELO CHÃO MENININHA QUANDO DORME PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

14 PAPAGAIO LUORO DO BICO DOURADO LEVA ESSA CARTINHA PRO MEU NAMORADO SE TIVER DORMINDO BATE NA PORTA SE TIVER ACORDADO DEIXE O RECADO.

15 ... PINGUINHO DE CHUVA, UVA PARECE ENGROSSAR.
PEGO O GUARDA-CHUVA,CHUVA VAI ME ENSOPAR. O VENTO QUE SOPRA, OPA. PARECE AVISAR. A CHUVA VEM VINDO, INDO. A TERRA MOLHAR. ...

16 JACARÉ FOI AO MERCADO NÃO SABIA O QUE COMPRAR COMPROU UMA CADEIRINHA PRA COMADRE SE SENTAR. A COMADRE SE SENTOU A CADEIRA ESBORRACHOU JACARÉ CHOROU, CHOROU O DINHEIRO QUE GASTOU.

17 NO PORTÃO DO CEMITÉRIO, TÉRIO, TÉRIO, TÉRIO, DUAS ALMAS SE ENCONTRARAM, TRARAM, TRARAM, TRARAM. UMA DISSE PARA A OUTRA, OUTRA, OUTRA, OUTRA, VOCÊ É UMA VAGABUNDA, BUNDA, BUNDA, BUNDA, MAS QUE FALTA DE RESPEITO, PEITO, PEITO, PEITO MAS QUE PEITO CABELUDO, LUDO, LUDO, LUDO

18 FUI AO BOTEQUIM TOMAR CAFÉ. ENCONTREI UM CACHORRINHO DE RABINHO EM PÉ
FUI AO BOTEQUIM TOMAR CAFÉ. ENCONTREI UM CACHORRINHO DE RABINHO EM PÉ. SAI PRA FORA, CACHORRINHO, QUE EU TE DOU UM PONTAPÉ!

19                  FUI ANDANDO PELO CAMINHO. ÉRAMOS TRÊS, COMIGO QUATRO. SUBIMOS OS TRÊS NO MORRO, COMIGO QUATRO. ENCONTRAMOS TRÊS BURROS, COMIGO QUATRO.

20 LÁ NA RUA VINTE E QUATRO, A MULHER MATOU O GATO,
COM A SOLA DO SAPATO, O SAPATO ESTREMECEU , A MULHER MORREU O CULPADO NÃO FUI EU.

21 _CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI. _O GATO COMEU _CADÊ O GATO
_CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI? _O GATO COMEU _CADÊ O GATO? _NO MATO _CADÊ O MATO? _O FOGO QUEIMOU _CADÊ O FOGO? _A ÁGUA APAGOU _CADÊ A ÁGUA? _O BOI BEBEU CADÊ O BOI? AMASSANDO O TRIGO CADÊ O TRIGO? A GALINHA ESPALHOU CADÊ A GALINHA? BOTANDO OVO CADÊ O OVO? O PADRE BEBEU CADÊ O PADRE? REZANDO MISSA CADÊ A MISSA? TÁ NA CAPELA CADÊ A CAPELA? TA AQUI

22 CADÊ TODO MUNDO? Cadê o peixe que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Foi pro mato. Cadê o mato? Pegou fogo. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu. Cadê o boi? Foi pagar milho. Cadê o milho? A galinha comeu. Cadê a galinha? Foi botar o ovo. Cadê o ovo? O padre bebeu. Cadê o padre? Foi celebrar a missa. Cadê a missa? Acabou... Cadê o povo que estava na missa? O povo sumiu. animada

23 O Macaco foi á feita Não sabia o que comprar Comprou uma cadeira Pra comadre se sentar A comadre se sentou A cadeira escorregou a coitada da comadre foi parar no corredor. .

24 Pisei na pedrinha, A pedrinha rolou Pisquei pro mocinho, Mocinho gostou Contei pra mamãe Mamãe nem ligou Contei pro papai, Chinelo cantou. ...

25 quem não entrar é um bobão. Abacaxi, xi, xi quem não sai é um saci.
Batalhão, lhão, lhão, quem não entrar é um bobão. Abacaxi, xi, xi quem não sai é um saci. Beterraba, aba, aba, quem errar é uma diaba. Borboleta, leta, leta, quem errar é uma capeta.                             

26 Eu vi um sapo, po na beira do rio, rio, rio não era sapão, pão, pão,
nem perereca, cá era o (...João) só de cueca, cá , cá.                           

27 CADÊ TODO MUNDO?

28 CADÊ O PEIXE QUE ESTAVA AQUI?
O GATO COMEU.

29 CADÊ O GATO? FOI PRO MATO.

30 CADÊ O MATO? PEGOU FOGO.

31 CADÊ O FOGO? A ÁGUA APAGOU.

32 CADÊ A ÁGUA? O BOI BEBEU.

33 CADÊ O BOI? FOI COMER MILHO.

34 CADÊ O MILHO? A GALINHA COMEU.

35 CADÊ A GALINHA? FOI BOTAR O OVO.

36 CADÊ O OVO? O PADRE BEBEU.

37 CADÊ O PADRE? FOI REZAR A MISSA.

38 CADÊ A MISSA? A MISSA ACABOU...

39 Cadê o povo da missa? O povo sumiu.

40 O POVO SUMIU ? ! MAS CADÊ TODO MUNDO?

41 F I M


Carregar ppt "Gênero textual l d P sugestões CRIAÇÃO : Profª Sheila."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google