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Hildegard Peplau Teoria Interpessoal

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Apresentação em tema: "Hildegard Peplau Teoria Interpessoal"— Transcrição da apresentação:

1 Hildegard Peplau Teoria Interpessoal
Docente: Enfº Alexander de Quadros Discentes: Bruna Jardim,Catheline Guedine, Daniela Costa, JenyferTrindade

2 Hildegard Peplau

3 Aspectos bibliográficos de Peplau.
Nasceu em 1° de setembro 1909, Pensilvânia. Faleceu em 17 de março de 1999 aos 89 anos. Iniciou sua carreira na Enfermagem em 1931. No ano de 1945, fez parte do grupo de enfermeiras do exército dos EUA,durante a segunda guerra mundial. Após o acontecimento, ajudou a reformular o sistema de saúde mental dos EUA através da promulgação do National Mental Health Act 1946.

4 Baseado na teoria de Hildegard, a Enfermagem consiste em interagir com o paciente.
Por meio das relações entre paciente e Enfermeiro fazer com que a doença traga uma visão e um aprendizado diferenciado para ambos.

5 Relação interpessoal, o que é?
As relações interpessoais na área da enfermagem são as relações enfermeiro- paciente, correlacionando a boa abordagem do profissional e empatia entre ambas as partes.

6 Argumentos da teoria A teoria resume duas condições de interações que são essenciais á saúde: *Necessidades fisiológicas *Condições interpessoais

7 Conceitos que fundamentam a teoria
> Pessoa: Individuo que luta para reduzir a tensão gerada pelas necessidades >Saúde: Um símbolo que implica movimentos adiante da personalidade e outros processos humanos em curso, na produção de uma vida produtiva pessoal e comunitária >Ambiente: Considera a cultura e costumes do paciente no ambiente hospitalar >Enfermagem: Processo interpessoal, significativo e terapêutico, onde o enfermeiro é capaz de reconhecer a necessidade de ajudar o paciente a reagir a ela.

8 Conceitos que fundamentam a teoria
>Ambiente: Considera a cultura e costumes do paciente no ambiente hospitalar >Enfermagem: Processo interpessoal, significativo e terapêutico, onde o enfermeiro é capaz de reconhecer a necessidade de ajudar o paciente a reagir a ela.

9 Aplicação da teoria na prática
Processo das relações interpessoais ocorre em quatro fases: Fase de orientação Fase de identificação Fase de exploração Fase de resolução

10 Entendendo a teoria na pratica
Fase de Orientação O profissional e o cliente são dois desconhecidos. Essa fase está diretamente ligada ao profissional e ao cliente e a reação de ambos é que irá determinar se as demais serão ou não produtivas ao crescimento dessa díade. O profissional, o usuário e a família, juntos trabalham para reconhecer e definir o problema existente, essa ação diminui a tensão e a ansiedade, associadas às necessidades sentidas e ao medo do desconhecido. No início dessa fase, o profissional e o cliente encontravam-se como estranhos, agora no final dessa fase, veem-se tornando-se mais à vontade um com o outro.

11 Entendendo a teoria na prática
Fase de identificação Essa é a fase em que o cliente reage seletivamente às pessoas que conseguem satisfazer suas necessidades. Agora as percepções dessa díade, são mais complexas, o que exige uma relação terapêutica mais forte. O cliente percebe que o profissional tem capacidade de lidar com o problema e diminui suas tensões, sensações, impotência e desesperança. Em contra- partida, cria uma atitude de otimismo. A figura que o paciente terá da enfermeira vai depender do desempenho de suas ações de cuidado.

12 Entendendo a teoria na prática
Fase de Exploração O cliente obtém vantagens de todos os serviços disponíveis e a utilização desses serviços está baseada nos interesses e necessidades do cliente. Ele começa a sentir-se parte integrada do ambiente provedor de cuidados. A sensação do cliente é de ganhar uma espécie de controle sobre a situação, através da extração de ajuda daqueles serviços oferecidos. Agora ele passa a fazer mais exigências do que no período de orientação. Manter uma relação terapêutica é essencial, através de uma transmissão de atitude de aceitação, preocupação e confiança. Alguns pacientes evidenciam a importância do autocuidado e envolvem-se com isso. Durante essa fase, o profissional deve estar completamente cônscio dos inúmeros fatores da comunicação, o que inclui esclarecer, escutar, aceitar e interpretar, assim, o profissional estará auxiliando o cliente ao progresso na direção do passo final.

13 Entendendo a teoria na prática
Fase de Resolução Espera-se que nessa fase todas as necessidades do usuário foram satisfeitas, através dos esforços cooperativos do profissional de enfermagem e do usuário. Agora essa díade precisa finalizar sua relação terapêutica e dissolver os elos entre eles. Quando as fases anteriores foram bem sucedidas, o cliente rompe as ligações com o profissional, ficando evidente um equilíbrio emocional mais saudável. Quando as fases se inter-relacionam de forma harmônica, essa relação torna os indivíduos mais fortes, maduros e prontos a irem em busca de novas metas.

14 Não raramente achamos que nossos pacientes são apenas nosso “público”e deixamos de percebê-los como figuras essenciais, esquecendo-nos de suas reais necessidades.(Peplau)

15 Referências Bibliográficas
Fonte: Artigo: Teoria das Relações Interpessoais de Peplau: Analise Fundamentada em Barnaum Autores: Vitória de Cássia Félix de Almeida Marcos Venícios de Oliveira Lopes

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