A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.

4 Agostinho afirma que quando um sinal se refere a ‘coisas divinas’, ele se chama ‘sacramento’. O termo ‘sacramento’ entra na linguagem cristã através de Tertuliano no princípio do século III.

5 Inicialmente, ‘sacramentum’ é o ato de consagração com que o soldado se compromete a total fidelidade ao seu imperador e desta consagração traz sobre seu corpo um ‘sinal-selo’.

6 Tertuliano, analogamente, chama ‘sacramentum militare’ o batismo, como inscrição na milícia de Cristo. Assim o que era designado por mistério passa a ser também por sacramento (misterion- sacarementum- misterium).

7 São Paulo usa a palavra ‘mistério-sacramento’ para indicar “o desígnio oculto em Deus desde todos os séculos agora revelado em Cristo. O próprio Cristo é mistério-sacramento de Deus, quando se vê tal mistério não na sua dimensão de “desígnio eterno de Deus”, mas como aconteceu em Cristo.

8

9 O simbolismo não refaz nem renova o acontecimento de Cristo, porque então seria um acontecimento novo, diferente do de Cristo, mas torna presente para nós aquele mesmo acontecimento salvífico operado por Cristo na historia, porque é acontecimento único, realizado uma vez por todas e para todos os tempos. De fato, é o acontecimento realizado por Cristo “uma única vez”, que se torna presente “toda vez” que o rito simbólico o requer.

10

11 “Cristo instituidor de todos os sacramentos” quer ser uma afirmação de fé que não se refere apenas a origem externa e jurídica dos sacramentos, mas pretende indicar que em Cristo eles encontram sua eficácia sobrenatural e que eles são necessários a salvação dos homens, então não existe outro caminho nem outra razão, a não ser a já afirmada: Cristo é o instituidor, autor dos sacramentos da igreja, porque é o grande sacramento de salvação.

12 Os sacramentos são, pois, a continuação do sacramento de salvação, que se tornou real uma vez por todas em Cristo. No momento máximo do sacramento de salvação que se operava em Cristo, brotaram os sacramentos, por meio dos quais seria constituída a Igreja.

13 PAIFILHO ESPÍRITO SANTO BATISMOCRISMAEUCARISTIAPENITÊNCIAUNÇÃO DOS ENFERMOSORDEMMATRIMÔNIO IGREJA MUNDO o no PELO SANTIFICASANTIFICA E POR ELA O

14 PAI ESPÍRITO SANTO CRISTO MUNDO IGREJA E POR SUA VEZ NO POR DÃO GLÓRIA AO PUEBLA 917

15 INICIAÇÃO CRISTÃ BATISMOCRISMAEUCARISTIA CURA PENITÊNCIA UNÇÃO DOS ENFERMOS SERVIÇO ORDEMMATRIMÔNIO


Carregar ppt "Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google