A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )"— Transcrição da apresentação:

1 MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1

2 Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )

3 Causas das Poliploidias 3 Não disjunção dos cromossomas durante a MITOSE ou durante a MEIOSE. Disjunção dos cromossomas mas inexistência de citocinese.

4 Poliploidia (Exemplo) 4

5 Efeitos das poliploidias 5 A poliploidia pode conduzir à formação de novas espécies. Estima-se que a maioria das espécies de plantas atuais sejam polipóides (70% das angiospérmicas e 95% das gimnospérmicas.) As espécies poliploides apresentam vários conjuntos cromossómicos das espécies de onde provieram, apresentando vantagens adaptativas.

6 Laboratório e Poliploidias 6

7 Causas das mutações 7 As mutações podem ocorrer espontaneamente na Natureza ou seres induzidas, por exposição a determinadas radiações (raios X, raios gama, raios cósmicos, radiações ultravioletas, radioactividade, etc.) ou substâncias químicas ( nitrosaminas, colquicina, gás mostarda, etc. ) Na superfície do planeta existem fontes naturais de radiação (raios solares, raios cósmicos e a radioactividade dos minerais ) de baixa intensidade. Estima-se que a probabilidade de um gene humano sofrer uma mutação espontânea é de 1:100 000, dada a existência de mecanismos enzimáticos de reparação do DNA:

8 Agente mutagénico 8

9 9 Chernobyl (Abril 1986) Ucrânia As mutações resultantes das radiações levaram ao aparecimento de cancros

10 Apoptose ou morte celular 10

11 Genética do cancro 11 Proto-oncogenes Proto-oncogenes – genes normais que estimulam a divisão celular, estando implicados na regulação da proliferação e da diferenciação das células. Oncogenes Oncogenes – são sequências de DNA resultantes da alteração quantitativa ou qualitativa (mutação ) de proto-oncogenes e que podem conduzir à formação de um tumor (cancro) A mutação de um proto-oncogene em oncogene resulta da exposição a factores ambientais de natureza física, química ou biológica ( agentes mutagénicos).

12 Genética do Cancro 12

13 Genética do cancro 13

14 Aparecimento do cancro 14 Todos os cancros são genéticos na medida em que resultam de alterações do DNA mas os cancros hereditários são raros. Neste caso a alteração genética está presente em todas as células do indivíduo e manifesta-se muito cedo. A maioria dos cancros (cerca de 95%) são cancros esporádicos e surgem como resultado de mutações somáticas que resultam da interação entre o genoma do indivíduo e o ambiente (vírus, bactérias, hormonas, fumo do tabaco, radiações solares, produtos químicos,etc.)

15 Cancro - Metástases 15

16 Efeitos das mutações 16 O efeito de uma mutação é imprevisível. Pode ser benéfica se conduzir a uma característica vantajosa. Noutros casos é prejudicial, alterando o funcionamento da célula e conduzindo à sua morte. Frequentemente, o seu efeito é neutro dada a redundância do código genético, não provocando modificações na sequência de aminoácidos da proteína (mutação silenciosa ). O novo aminoácido pode apresentar propriedades similares às do aminoácido substituído ou, ainda, a substituição ocorrer numa zona da proteína não determinante para a sua função.


Carregar ppt "MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google