A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Pesquisa Aula 5

2 Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas III. Através de questionários

3 Pesquisa Teórica analisa fatos, conceitos, teorias a luz da literatura pertinente. Ex: conceito de libido na teoria freudiana; agressividade do ponto de vista da etologia;

4 Estudo de Caso Observação, descrição, análise de um único sujeito, ou de uma empresa, ou de uma comunidade. Os casos devem se configurar como raros, especiais, de relevância científica ou social.

5 Quanto ao tipo de delineamento I. Descritiva: É a que busca conhecer e interpretar a realidade sem nela interferir e descreve o que ocorre na realidade a) de levantamento: Visa identificar quais variáveis constituem uma determinada realidade, não busca estabelecer relações causais, restringindo-se a descrever os componentes do fenômeno. Ex: características dos alunos que fizeram transferência para o curso de Psicologia da Faculdade Evangélica do Paraná. b) Correlacional :É o estudo onde se compara a ocorrência de algumas variáveis em dois momentos ou situações diferentes em um contexto natural. Busca descrever a ocorrência conjunta de componentes dos fenômenos, sem estabelecer relações causais. avalia se os eventos variam simultaneamente, no tempo e no espaço. Ex. auto estima e desempenho escolar.

6 Quanto ao tipo de delineamento II. Experimental :É aquela que visa estabelecer relações de causa e efeito em condições ideais de controle e manipulação de variáveis, ou seja, relação funcional entre variáveis: a) quase experimental: Possue pelo menos uma das condições necessárias para o estudo ser experimental: ou controle de variáveis, ou manipulação de variáveis e/ou randomização da amostra. b) experimental :Possue todas as condições necessárias para o estudo ser experimental: controle de variáveis, manipulação de variáveis e randomização da amostra.

7 Experimental grupo experimental: onde as variáveis são manipuladas e registradas Grupo controle: onde as variáveis são observadas e registradas delineamento de sujeito único pré-teste : intervenção : pós-teste.

8 Quanto ao local de realização da pesquisa I. Campo :É a que utiliza a realidade social como local de coleta de dados, indo diretamente aos locais onde o fenômeno ocorre. a) qualitativo-descritiva :São pesquisas cujo principal objetivo é delinear ou analisar as características de um determinado fenômeno Ex: tocar na relação mãe bebe. b) exploratória :São pesquisas que têm por objetivo a formulação de questões ou hipóteses relativas ao tema, ou aumentar a familiaridade do pesquisador com o tema. Ex: relato das experiências de quase morte c) experimental :Visam estabelecer relações de causa e efeito em um ambiente mais próximo possível do natural Ex: filmes violentos e comportamento agressivo

9 Quanto ao local de realização da pesquisa II. Laboratório: Este tipo de pesquisa descreve um procedimento difícil, porém exato, controlando e manipulando as variáveis, que são reproduzidas artificialmente em uma situação. Perde a validade externa, mas garante a validade interna. Ex: experimento do Milgran

10 Quanto ao local de realização da pesquisa III. Documental :É aquela que utiliza documentos, escritos, ditos ou filmados, como fonte primaria de dados. Principais fontes: imprensa escrita (jornais e revistas), meios audiovisuais, material cartográfico, diários, documentos públicos e/ou particulares e publicações.

11 Quanto ao período de coleta I. Longitudinal : é o tipo de pesquisa onde se avalia uma mesma variável, em um mesmo grupo de sujeitos, ao longo de um período de tempo Ex: efeito de filmes violentos em comportamento de crianças e adolescentes: Mesma amostra de participantes dos cinco aos 18 anos de idade. II. Transversal :É o tipo de pesquisa na qual se estuda a mesma variável em grupos que estão em momentos diferentes Ex: Opinião dos alunos do curso de psicologia sobre o currículo: amostra do 1o., 2o., 3o. 4o. E 5o. Anos.

12 Quanto à natureza do dado I. Quantitativa: É aquela que prevê a mensuração das variáveis pré-determinadas. Busca-se estabelecer uma uniformidade do fenômeno. Quanto maior for a amostra maior a confiabilidade das possíveis descobertas.

13 Quanto à natureza do dado II. Qualitativa : Os dados são coletados em interações sociais ou interpessoais e analisados a partir dos significados que os sujeitos e/ou pesquisador atribuem a ele.


Carregar ppt "Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google