A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO"— Transcrição da apresentação:

1 TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO
RESUMO – RESENHA – ESQUEMA LEITURA DE ESTUDO O que é ler? Diferentes tipos de leitura. Registro de leitura. LER: ATO MECÂNICO OU CONSTRUÇÃO DE SENTIDO? Geraldi – leitura como interlocução entre sujeitos e, como tal, espaço de construção e circulação de sentidos. NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO

2 DIFERENTES TIPOS DE LEITURA:
Ler para: divertir-se, fantasiar e imaginar, informar-se, conhecer, compreender, entender o funcionamento de algo etc. Lê-se por obrigação, por necessidade, por paixão... Lê-se publicamente, individualmente, silenciosamente, em voz alta. Leitura de estudo Ler para construir sentido. Leitura que busca não uma informação pontual, mas perceber como o texto se organiza, o que discute e como discute Paulo Freire, sobre o ato de estudar: Assumir o papel de sujeito. Atitude de indagação frente ao mundo. Ler outras leituras afins. Dialogar com o texto. Humildade.

3 RECURSOS PARA UMA LEITURA DE ESTUDO
Sublinhar Anotar na margem. Usar marcas diversas que orientem a leitura. Fichar: esquema, resumo, resenha ESQUEMA – organizar o texto em tópicos, permitindo uma visualização rápida e global. RESUMO – Recriação do texto original, reduzindo-o a suas idéias principais (distinguir o que é essencial do que não é essencial). Exige analisar, compreender, selecionar, hierarquizar, equivaler idéias, generalizar, suprimir, sintetizar, adaptar, construir, memorizar.

4 PISTAS PARA A LEITURA COM OBJETIVO DE RESUMIR
Normatização (ABNT) Resumo: “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto”. No resumo, deve constar a natureza do trabalho, metodologia, resultados e conclusões. PISTAS PARA A LEITURA COM OBJETIVO DE RESUMIR Descobrir os conceitos-chave e compreendê-los. Identificar os autores que o autor cita e suas idéias e concepções. Descobrir a contribuição própria do autor lido ao tema em questão. Verificar se o pensamento do autor está vinculado a algum paradigma.

5 RESENHA “Descrição minuciosa que compreende um certo número de fatos”. (MARCONI & LAKATOS) Resenha crítica – além de descrever, apresentar uma obra/texto, apresenta a formulação de um conceito de valor. Requisitos básicos: Conhecimento completo da obra. Competência na matéria. Capacidade de juízo de valor. Independência de juízo. Correção e urbanidade. Fidelidade ao pensamento do autor.

6 RESUMO CIÊNCIA E ESPERANÇA (Carl Sagan)
Palavras-chave: Ciência – conhecimento – modo de pensar. (O autor fala sobre a ciência) O que diz sobre ela? Informa quando teve contato pela primeira vez com a ciência e o que sentiu. Fala da vontade de repartir o que sabe sobre ciência. Trata do medo de que a sociedade em que vive se transforme e retorne ao que ele chama de superstição e escuridão. Paradoxo entre a necessidade de ciência e tecnologia e a falta de conhecimento sobre ciência e tecnologia. Os preconceitos étnicos e nacionais estimulando o irracional.

7 Carl Sagan, no texto Ciência e esperança, posiciona-se com relação à ciência e à necessidade de conhecimento. Começa apresentando como foi seu primeiro contato com a ciência e o que sentiu. Dizendo-se apaixonado pela ciência, julga necessária a sua divulgação; para ele, é preciso repartir o conhecimento. Considerando o que tem assistido na sociedade em que vive, revela o medo de que as pessoas se transformem e retornem ao que chama de superstição e escuridão. Ainda a partir do comportamento da sociedade, ele mostra o paradoxo de uma sociedade dependente da ciência e da tecnologia, mas, ao mesmo tempo, que não possui muitas pessoas que compreendam ciência e tecnologia. Conclui o texto, alertando para o fato de que os preconceitos étnicos e nacionais estimulam uma postura irracional, como em outros tempos.


Carregar ppt "TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google