A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelos de Textos Científicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelos de Textos Científicos"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Textos Científicos

2 Modelos de Textos Científicos
Resumo Resenha Crítica Ensaio Artigo

3 Propriedades de um texto científico
A)Exatidão; B)Clareza; C)Simplicidade; D)Correção gramatical; E)Linguagem objetiva e estilo direto; F) Equilíbrio na disposição e tamanho das partes; G) Emprego de linguagem técnica necessária, evitando-se o preciosismo e a pretensão; H) Apresentação dos recursos técnicos da redação para que a apresentação atinja melhor seu fim. (SALOMON,1999 em LAKATOS;MARCONI, 2003)

4 Resumo O resumo é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra. (LAKATOS;MARCONI, 2003)

5 Resenha Crítica É uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos; É a apresentação do conteúdo de uma obra; Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.

6 Resenha Crítica 1) Referências bibliográficas;
2) Credenciais do Autor; Informações gerais sobre o autor; 3)Conhecimento, Conclusão e Referências Resumo detalhado das idéias principais; 4)Apreciação da obra

7 Ensaio “um estilo dialogante, intimista, divagante e não sistematizado, baseado na liberdade individual, na reflexão sobre os negócios do mundo, e na busca de um pensamento original.” Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa (

8 Ensaio Início Meio Fim Com bom senso...

9 Artigo São pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro. Permitem uma repetição da experiência.

10 Artigo Introdução Desenvolvimento; Conclusões;
Objetivo, metodologia e proposições; Desenvolvimento; Explicação do objetivo do artigo; Conclusões; Dedução lógica final e comentários extras.


Carregar ppt "Modelos de Textos Científicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google