A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade de Custos Prof. Alexandre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade de Custos Prof. Alexandre"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade de Custos Prof. Alexandre
CUSTEIO VARIÁVEL Contabilidade de Custos Prof. Alexandre

2 CUSTEIO VARIÁVEL O método de custeio variável pode ser definido como aquele no qual os custos fixos são alocados ao resultado como se fossem despesas (independentemente do volume de produção da empresa), enquanto os custos e despesas variáveis são os elementos fundamentais para obtenção da Margem de Contribuição (MgC).

3 CUSTEIO VARIÁVEL A grande vantagem do método de custeio variável é a utilização do conceito de Margem de Contribuição. A Margem de Contribuição é obtida subtraindo-se do preço de venda os custos e despesas variáveis. A Margem de Contribuição é o mais importante elemento para tomada de decisão.

4 CUSTEIO VARIÁVEL Neste método de custeio serão apropriados a produção os custos variáveis e também as despesas variáveis, isto é, aquelas que apresentam variação em função do volume de vendas. Devemos observar que os elementos mais importantes focados neste método são os gastos variáveis, porque eles são os responsáveis diretos pela produção e vendas de produtos e serviços.

5 CUSTEIO VARIÁVEL Neste método os custos fixos serão incorporados posteriormente, pois os custos fixos independem da quantidade produzida e devem ser considerados como despesas, que deverão ser pagas por uma certa margem de contribuição gerada pelos produtos vendidos.

6 CUSTEIO VARIÁVEL O custeio variável serve apenas como instrumento gerencial, pois fere os princípios contábeis da Realização, Competência e Confrontação, pois ocorre que os custos fixos, são reconhecidos como despesas, ainda que nem todos os produtos fabricados tenham sido vendidos.

7 CUSTEIO VARIÁVEL Outra diferença em relação ao custeio por absorção, consiste na apresentação da DRE. No custeio variável, a diferença entre Receita Liquida e os Gastos Variáveis produzirá a MgC, em seguida deduzindo as despesas fixas e os custos fixos da Mgc, obtém-se o Lucro Operacional Liquido.

8 Itens Valores Receita Operacional Líquida - Custos Variáveis - Despesas Variáveis = Margem de Contribuição - Custos Fixos - Despesas Fixas = Lucro Operacional Líquido

9 CUSTEIO VARIÁVEL Vantagens do Custeio Variável:
Elimina as variações nos resultados das quantidades vendidas e produzida; Facilidade na Obtenção da MgC por tipo de produto; Maximização da MgC em valores totais; É uma ferramenta adequada para tomada de decisão, pois só considera como custo do produto elementos variáveis.

10 CUSTEIO VARIÁVEL O custeamento variável proporciona maior clareza no planejamento do lucro e na tomada de decisão; Oferece condições aos gerentes avaliarem seu desempenho, pois são eles que controlam os custos variáveis.

11 CUSTEIO VARIÁVEL Desvantagens do Custeio Variável
Dificuldade na separação efetiva dos custos fixos e variáveis; O custeio fere os princípios contábeis e por isto não é aceito para fins fiscais ou para uso de terceiros principalmente nas S.As.

12 Itens Produto 1 Produto 2 Total Faturamento Bruto ICMS = Faturamento líquido CV DV = MC $ % DF CIF = Lucro Operacional - IR (25%) - CSLL (9%) = Resultado do Exercício


Carregar ppt "Contabilidade de Custos Prof. Alexandre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google