A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. Ao contrário da descrição, que é estática,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. Ao contrário da descrição, que é estática,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. Ao contrário da descrição, que é estática, a narração é eminentemente dinâmica. Nela predominam os verbos. Aqui o importante está na ação. No "o que aconteceu”.

3 A essência da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas. São elas: a) Quem participa nos acontecimentos? (personagens) b) O que acontece? (enredo) c) Onde e em que circunstâncias acontece? (o lugar dos fatos, ambiente e situação)

4 Em síntese, a narrativa de um fato ou vários é feita com base em alguns elementos, tais como: O quê? - o acontecimento a ser narrado; Quem? - a personagem principal (protagonista); Quem? - o antagonista; Como? - a maneira como se desenrolou o acontecimento;

5 Quando? - o tempo da ação; Onde? - o local do acontecimento; Por quê? - a razão do fato; Por isso - o resultado ou conseqüência.

6 Procedimentos: O DISCURSO DIRETO constitui a técnica do diálogo. É a personagem em atividade, animizada, falando. Estrutura-se, normalmente, com a precedência de dois- pontos e inicia-se após um travessão. "...Botou as mãos na cabeça e a boca no mundo: - Nossa senhora, meu patrãozinho me mata!" (F.Sabino) 1º MOMENTO

7 2º MOMENTO O DISCURSO INDIRETO caracteriza-se pelo emprego da subordinação sintática, impedindo a fala da personagem. "D. Evarista ficou aterrada. Foi ter com o marido, disse lhe que estava com desejos." (M. de Assis)

8 3º MOMENTO O DISCURSO INDIRETO LIVRE é uma mescla do discurso direto com o indireto, proporcionando um movimento interno da fala, o monólogo interior. Observe o fragmento: "Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando". (G. Ramos)

9 AGORA VAMOS EM FRENTE !

10 As narrações poderão ser lidas por alguns alunos.

11 Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre. Paulo Freire Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre. Paulo Freire


Carregar ppt "Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. Ao contrário da descrição, que é estática,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google