A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTO analisando a estrutura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTO analisando a estrutura"— Transcrição da apresentação:

1 CONTO analisando a estrutura
REDAÇÃO – 9º ano / 8ª série CONTO analisando a estrutura

2

3 As unidades do conto Unidade de ação – as personagens se envolvem em um grande conflito Não há digressões, divagações, excessos. Em suma: o conto constitui uma função dramática, a mais importante e decisiva, duma continuidade em que passado e o futuro possuem significado menor ou nulo.

4 A estrutura: Espaço Tempo Personagens Linguagem Narrativa Narrador

5 Espaço: É um âmbito restrito.
A ação pode ser consonante ou dissonante ao que demonstra o espaço. Em Dom Casmurro, o espaço da narrativa não coincide com o espaço da narração. Espaço sem drama Espaço com drama Coordenadas espaciais: Direito / esquerdo Alto / baixo Perto / longe Vasto / restrito Interior / exterior Gradientes sensoriais: Visão (cores) Audição (alto, baixo, onomatopeias) Olfato (bom, ruim) A morfossintaxe espacial: Advérbios, Pronomes, Verbos, etc.

6 Tempo: Tempo cronológico. Tempo psicológico.
Analepse Prolepse Na analepse, há o retorno de uma situação para explicar a narrativa, é um flash-back. Na prolepse, há a antecipação de uma situação que ainda vai acontecer.

7 Personagem: Personagem Quanto ao papel no enredo Herói / Anti-herói
Protagonista Antagonista Secundária Quanto à caracterização Tipo / Caricatura Plana Redonda

8 Linguagem: Explora o diálogo.
O conflito reside na fala das personagens. OS DISCURSOS: Direto: as personagens falam diretamente. (tende a ser mais objetivo) – Não gosto disso – disse a menina em tom zangado. b) Indireto: o narrador resume a fala das personagens. A menina disse em tom zangado, que não gostava daquilo. c) Indireto livre: une a 1ª e a 3ª pessoa, fusão entre o discurso do narrador e da personagem. A menina perambulava pela sala irritada e zangada. Eu não gosto disso! E parecia que ninguém a ouvia. d) Monólogo interior: a personagem fala com ela mesma, fluxo de consciência.

9 A trama geralmente é linear, objetiva e cronológica
Narrativa: Narração – é o relato dos fatos. Descrição – é a enumeração de características dos fatos e/ou personagens que estão sendo narrados. A dissertação – é a exposição de ideias, juízos. A trama geralmente é linear, objetiva e cronológica

10 Narrador e o foco narrativo:
Narrador-personagem: conta na 1ª pessoa a história da qual participa como personagem. Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é marcada por características subjetivas, emocionais. Narrador-observador: conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade. Narrador-onisciente: conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo. Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre.

11 Agora, façamos a análise do conto Uns braços, de Machado de Assis.


Carregar ppt "CONTO analisando a estrutura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google