A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdo: Gêneros textuais Modos de organização discursiva Professoras: Ten. Jaqueline Profª. Gláucia

2

3 Habilidades a serem desenvolvidas:
H 21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

4 QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido – Vol. 1 Leitura – Cap. 22, 23 e 24 Exercícios – P. 374 e 375/ 396 Nota de aula

5 DISCURSO E TEXTO Discurso – refere-se ao uso da língua em um contexto histórico e social específico. É de natureza extralinguística. Abstrato, pois é a “voz” de um grupo social. Texto – materialização do discurso. É de natureza individual.

6 MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS
Emília (samba) Haroldo Lobo Eu quero uma mulher, que saiba lavar e cozinhar  Que de manhã cedo, me acorde na hora de trabalhar  Só existe uma e sem ela eu não vivo em paz  Emília, Emília, Emília, eu não posso mais  Ninguém sabe igual a ela Preparar o meu café Não desfazendo das outras Emília é mulher Papai do céu é quem sabe A falta que ela me faz Emília, Emília, Emília, eu não posso mais...

7 INTERLOCUÇÃO E CONTEXTO
Interlocução – Conversação entre duas ou mais pessoas (interlocutores); diálogo. Contexto - é o conjunto das circunstâncias (sociais, políticas, históricas, culturais) a que um texto se refere.

8 OS LEITORES DOS TEXTOS Interlocutor universal – impossível lhe identificar um perfil específico. Interlocutor específico – definição específica do outro ao qual o texto se dirige.

9 GÊNEROS DISCURSIVOS Obedecem a certos padrões de composição em função do contexto de produção, do público-alvo, da finalidade discursiva, do contexto de circulação etc. Não são estáticos, pois surgem e se modificam em função de necessidades específicas; da emergência ou desuso de certas práticas sociais.

10 GÊNEROS DISCURSIVOS Carta Bilhete Receita Anúncio Ensaio História em
quadrinhos

11 TIPOS DE COMPOSIÇÃO Obedecem a estruturas específicas – narração, exposição, argumentação, descrição e injunção.

12 NARRAÇÃO Conta histórias com personagens e acontecimentos.
Texto de progressão. Elementos da narração: Enredo (acontecimentos reais e /ou imaginários). Personagem: quem vive os acontecimentos. Narrador: quem narra a história. Espaço: onde os acontecimentos ocorrem. Tempo: quando os acontecimentos ocorrem. Foco narrativo: (1ª ou 3ª pessoa do discurso).

13 DESCRIÇÃO Apresenta características de alguém ou algo.
Texto de simultaneidade. Processo de caracterização que requer sensibilidade de quem descreve, para sensibilizar quem lê o texto. Baseia-se na percepção, nos cinco sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato.

14 DISSERTAÇÃO Expõe ideias, debate um tema com ponto de vista e argumentação. Elementos básicos da dissertação: Ponto de vista Argumento

15 REFERÊNCIAS Abaurre, M L M; Abaurre, M B M e Pontara, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google