A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica
Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa

2 CONTO O conto é um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. O conto quase nunca é publicado isoladamente. Por exemplo, o conto "Uma Galinha", de Clarice Lispector, faz parte do livro "Laços de Família".

3 Características do Conto
O conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance. Possui estrutura fechada, ou seja, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso (condensado).

4 Análise de um conto No momento da análise o leitor tem contato com as estruturas da obra, com a sua composição, com a sua organização interna. Para analisar o texto, é bom observar alguns aspectos da sua composição. Algumas perguntas são muito importantes: Quem? O que? Quando? Onde? Como? Formular as perguntas e obter as respostas ajuda a conhecer o conto por dentro: Quais são as personagens principais? O que acontece na história? Em que tempo e em que lugar se passa a história narrada? E algo bem importante: Quem narra? De que jeito? O narrador conta de fora ou ele também é um dos personagens? Depois dessa análise, fica mais fácil interpretar a obra. Já temos uma base para comentar, comparar, atribuir valor, julgar.

5 CRÔNICA É um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado em revistas ou jornais. É feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem. A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista.

6 TIPOS DE CRÔNICA Crônica Descritiva Crônica Narrativa
Crônica Dissertativa Crônica Narrativo-Descritiva Crônica Humorística Crônica Lírica Crônica Poética Crônica Jornalística Crônica Histórica

7 TIPOS DE CRÔNICA

8 TIPOS DE CRÔNICA Crônica Descritiva
Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados num espaço. Preciso como uma fotografia ou dinâmico como um filme.

9 TIPOS DE CRÔNICA Crônica Narrativa
Tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto. Pode ser narrada tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometida com fatos cotidianos (“banais”, comuns).

10 TIPOS DE CRÔNICA Crônica Dissertativa
Opinião explícita, com argumentos mais “sentimentalistas” do que “racionais” (em vez de “segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil”, seria “vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo”). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.

11 TIPOS DE CRÔNICA Crônica Narrativo-Descritiva
É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos ("banais", comuns) no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular.

12 TIPOS DE CRÔNICA Crônica Humorística
Apresenta uma visão irônica ou cômica dos fatos. Crônica Lírica Linguagem poética e metafórica. Expressa o estado do espírito, as emoções do cronista diante de um fato de uma pessoa ou fenômeno.No geral as emoções do escritor. Crônica Poética Apresenta versos poéticos em forma de crônica.

13 TIPOS DE CRÔNICA Crônica Jornalística
Apresentação de aspectos particulares de notícias ou fatos. Pode ser policial, esportiva ou política. Crônica Histórica Baseada em fatos reais, ou fatos históricos.


Carregar ppt "Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google