A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdo: Intertextualidade – Editorial - Charge Professoras: Cap. Aparecida Prof. Gláucia

2 Habilidades a serem desenvolvidas
Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

3 QUADRO DE TRABALHO Nota de aula

4 ABRINDO O JORNAL Jornal O POVO 23/05/2012

5 EDITORIAL EDITORIAL: IDH E OS LIMITES DO BOLSA FAMÍLIA
Editorial..\..\..\..\..\..\Editorial - IDH.doc

6 CARACTERÍSTICAS DO EDITORIAL
Expressa a opinião de um jornal, revista, etc. a respeito de um assunto da atualidade, quase sempre polêmico; tem a intenção de esclarecer ou alertar os leitores, alterar seus pontos de vista a respeito de algum assunto ou mobilizá-los para uma causa de interesse coletivo; estrutura convencionalmente organizada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão;

7 CARACTERÍSTICAS DO EDITORIAL
desenvolvimento estruturado a partir de exemplificações, comparações, depoimentos, pesquisas e dados estatísticos, citações, retrospectiva histórica, etc; linguagem clara, objetiva e impessoal; predomínio do padrão culto formal da língua; verbos geralmente no presente do indicativo.

8 CHARGE Jornal O POVO 01/08/2013 Disponível em: Acesso em: 01/08/2013

9 CARACTERÍSTICAS DA CHARGE
A charge está entre os gêneros opinativos da esfera jornalística: é eminentemente interpretativa e crítica. Tem por objetivo fazer uma crítica (social ou política) de fatos do cotidiano e costuma apresentar como tema uma ideia, uma pessoa ou uma situação. Compõe-se predominantemente de linguagem não-verbal e, às vezes, de linguagem verbal. Utiliza-se do humor na abordagem dos temas. Tem vida efêmera, pois sua interpretação está vinculada à situação e ao contexto histórico-social.

10 INTERTEXTUALIDADE Meus oito anos Oh! Que saudade que tenho Da aurora da minha vida Da minha infância querida Que os anos não trazem mais Que amor, que sonhos, que flores Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras Debaixo dos laranjais! (Casimiro de Abreu)

11 INTERTEXTUALIDADE Meus oito anos Oh! Que saudade que eu tenho Da aurora da minha vida Da minha infância querida Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra Da rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais! (Oswald de Andrade)

12 INTERTEXTUALIDADE Intertextualidade - é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro. Interdiscursividade – é a relação entre dois discursos caracterizada por um citar o outro. Paródia – é um tipo de relação intertextual em que um texto cita outro com o objetivo de fazer-lhe uma crítica, ou inverter, ou distorcer suas ideias.

13 PARÓDIA Saudades de minha vida de solteira Oh ! que saudades que eu tenho De quando não era casada Pois eu ia pras baladas Sem ninguém pra reclamar O meu pai só me alertava Pra cuidado eu tomar Saía com as amigas A vida era bem louca Beijava muito na boca Nos dias de festivais. Disponível em: Acesso em: 01\08\2013.

14 REFERÊNCIAS CEREJA, W; COCHAR, T; CILEY, C. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura. São Paulo: Atual, 2009. CEREJA, W; COCHAR, T. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000.


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google