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Texto e relações intratextuais

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Apresentação em tema: "Texto e relações intratextuais"— Transcrição da apresentação:

1 Texto e relações intratextuais

2 1. Texto Um texto (oral ou escrito) é uma unidade comunicativa global (constituída por princípio/introdução, meio/desenvolvimento e fim/conclusão), produzido por um ou vários autores, em determinado contexto (jornalístico, científico, escolar, literário…) e com determinado objetivo (informar, convencer…).

3 coesão coerência progressão temática
Os textos têm as seguintes características (entre outras): coesão Os elementos textuais encontram-se ligados entre si através da ordem das palavras, da concordância, da pronominalização, da substituição lexical e da repetição; coerência as ideias que constituem os textos encontram-se ligadas de forma lógica, dando ao texto um sentido global e permitindo a sua correta interpretação; progressão temática ao longo do texto, vai-se introduzindo constantemente informação nova.

4 2. Relações intratextuais
Dentro dos textos, podem estabelecer-se, entre outras, as seguintes relações: 2.1. Genérico-específico: uma parte do texto apresenta informação geral/genérica e a outra, informação específica/particular. Ex.: Lentilha – Designação comum de plantas herbáceas do género Lens da família das leguminosas. A lentilha Lens culinaris é uma erva anual, que atinge, normalmente, cerca de 40 centímetros […]. Genérico (lentilha) Específico (Lens culinaris)

5 Dentro dos textos, podem estabelecer-se, entre outras, as seguintes relações:
2.2. Parte-todo: uma parte do texto apresenta informação sobre a totalidade e a outra, sobre uma parte ou as diversas partes que constituem o todo. Ex.: A lentilha Lens culinaris é uma erva anual, que atinge, normalmente, cerca de 40 centímetros […]. As folhas são alternas, pinuladas […]. O ovário é súpero. O fruto é uma vagem glabra. Todo (lentilha) Partes (folhas, ovário, fruto)

6 Dentro dos textos, podem estabelecer-se, entre outras, as seguintes relações:
2.3. Semelhança: estabelece-se uma relação de semelhança, correspondência e ana-logia entre duas partes do texto. Ex.: São encontradas em Portugal as espécies Lens nigricans […], a Lemna gibba, vulgarmente conhecida por lentilha-de-água-maior de norte a sul do país, e a Lemna minor […]. Nome científico Nome popular

7 Baixo cultivo (Portugal)
Dentro dos textos, podem estabelecer-se, entre outras, as seguintes relações: 2.4. Oposição: estabelece-se uma relação de oposição/contraste entre duas partes do texto. Baixo cultivo (Portugal) Ex.: Apesar de as lentilhas serem pouco cultivadas em Portugal, a espécie Lens nigricans é frequente no Algarve. abundância (Algarve)

8 Dentro dos textos, podem estabelecer-se, entre outras, as seguintes relações:
2.5. Causa-efeito/consequência: estabelece-se uma relação de oposição/contraste entre duas partes do texto. Ex.: Na flora mediterrânica e na da Ásia ocidental encontra-se um grande número de lentilhas bravas, de entre as quais os agricultores neolíticos selecionaram algumas espécies. Assim se obteve a lentilha cultivada, inexistente no estado espontâneo. Causa Efeito/consequência


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