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PublicouDiogo Osório Filipe Alterado mais de 7 anos atrás
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Prof. Ricardo Lima Filosofia Platão 428-348 a.C
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Ateniense, filho de família aristocrática. discípulo de Sócrates, assistiu inconformado à morte do mestre, herdou idéias socráticas no que diz respeito à moral, justiça e virtude. Abriu uma escola no jardim chamado Academus, de onde lhe veio o nome de Academia. Queria ser político, mas desiludiu-se com a ditadura com a morte de Sócrates.
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O ambiente filosófico de Atenas no séc. V a. C estava, basicamente, dividido entre os Socráticos X Sofistas. Sofistas *Dominavam a arte da oratória -a arte de bem falar, ensinavam-na em troca de pagamento. Usavam sofismas. *Tudo depende dos interesses do homem e da realidade social: regras morais, relacionamentos, posições políticas : verdade subjetiva. *Valores relativos, inexistência de moral coletiva. * Destruição do conhecimento segundo Sócrates. Górgias, Hípias, Prótogoras.
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Sócrates (470-399 a.C), inspirador de Platão. Método Dialógico - ironia: colocar em contradição opiniões comuns. - maiêutica: fazer com que os conceitos aflorem ao espírito. Ensinava Filosofia para qualquer homem, independente de sua classe social. Conteúdo Moral: a busca pelo bem: a verdade existe e deve ser procurada-é a consciência do Divino – daemonium -voz divina dentro de cada homem que lhe ordena o que fazer e o que não fazer. Oposição aos sofistas. As virtudes se resumiriam no conhecimento e o vício na ignorância. Conhecer o Bem: condição necessária e suficiente para praticá- lo.
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A morte de Sócrates: inimigo do Estado e corruptor de jovens. A morte de Sócrates: inimigo do Estado e corruptor de jovens. Jacques Louis David
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Explicou o mundo das idéias através do Mito da Caverna contido em A República. Mundo dos Idéias Mundo Sensível Real; supra-sensível; causa o mundo sensível; contém idéias, o verdadeiro ser das coisas; possui hierarquia; a idéia de Bem e Uno ocupa o ápice. Participa do Não se explica a si mesmo; cópia imperfeita do mundo das idéias; existe por participação. Cf. Mito da Caverna.
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Teoria da participação: cada coisa no mundo, reproduz infielmente as idéias. As coisas estão para as ideias como as sombras estão para os objetos. Exemplo: as rosas que vejo são brancas ou amarelas, podem ter ou não perfume e espinhos. Onde está a verdadeira rosa? Segundo a teoria platônica, no Mundo das Ideias. As coisas desse mundo são uma mistura de ser não ser (uma rosa é esta rosa ao mesmo tempo não é a verdadeira rosa). As coisas SÃO enquanto participam das Idéias e NÃO–SÃO enquanto são meras participações.
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Concepção dualista de homem: corpo X alma. O corpo seria o cárcere da alma (psiché) Alma existiria no Mundo das Idéias, e se encarnaria, alojando-se num corpo mantendo suas características imortais e espirituais. Fédon: diálogo platônico que aborda o tema. Dialética permite relembrar os conhecimentos puros das almas antes de alojarem-se no corpo. As sensações atrapalham.
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A alma é composta de 3 partes; *Vegetativa ou apetitiva: desejo de prazer sensível. *Irascível: superação do prazer sensível para obter o bem árduo. *Racional: corresponde ao cérebro: superior deve subjugar todas as outras.
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O conhecimento se dá através da anamnese- recordação do conhecido. Tipos de conhecimento: Doxa = Opinião Espisteme = Ciência Firmada pelo conhecimento da causa Refere-se ao mundo sensível; Mutável; quase sempre enganadora; conhecimento intermediário entre ciência e ignorância. Conhecimento da causa, isto é, a Idéia, refere-se ao inteligível
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Doxa(sensível) Simples Imaginação : sombras e imagens sensíveis das coisas. Crença : coisas e objetos sensíveis Episteme (inteligível) Dianóia : conhecimento matemático e geométrico. Noésis: Conhecimento das idéias, por hipóteses e captação pura.
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A Beleza tem valor em si, pois pertence ao mundo das Idéias e é Absoluta. Já a Arte: é a Imitação da Imitação do belo. Retrata o mundo sensível que é cópia do mundo absoluto. Pode servir ao verdadeiro ou ao falso, não tem valor em sí. Arte Ps. Lembrar que a Verdade se identificava com o Bem no ideário platônico e ocupava o topo dos valores absolutos.
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Constrói um modelo de sociedade Justa. Conceito de justiça para Platão: “a cada um faça o que lhe compete fazer” A justiça só existe exteriormente se existir antes interiormente na alma. O Estado deve ser governado por Filósofos, que seriam as pessoas mais prudentes e honestas para alcançar o bem da cidade.
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Modelo da Sociedade Justa, onde cada um deveria desempenhar uma função social. Filósofos: mente do Estado. Deveriam possuir a virtude da sabedoria. Guerreiros : o peito, o coração da sociedade; encarregados da defesa; não teriam direitos políticos. Deveriam possuir a virtude da fortaleza Trabalhadores ou operários: encarregados da subsistência, não teriam nenhum direito político. Exercitariam a virtude da temperança.
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Formas de Governo aceitáveis segundo a Filosofia Platônica. Monarquia Aristocracia Formas detestáveis : Democracia Distinta da tirania, governo do Rei- Filósofo. Distinta da Oligarquia, governo de Filósofos. Governo do Povo, neste caso a divisão do poder causaria dano ao exercício da virtude da prudência –excelência exclusiva dos Filósofos.
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Próxima aula: Aristóteles.
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