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PublicouÍsis Fontes Canedo Alterado mais de 7 anos atrás
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FERRAMENTAS DA QUALIDADE
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Ferramentas da Qualidade Para que servem as “Ferramentas”? -Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem faz isso são as PESSOAS.
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Ferramentas da Qualidade Ferramentas servem para: -Auxiliar; -Apoiar; -Respaldar; -Embasar; PESSOAS NAS TOMADAS DE DECISÕES
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Ferramentas da Qualidade Objetivos das Ferramentas da Qualidade: -Municiar os participantes dos processos com ferramentas: a)Simples; b)Fortes; c)Fácil entendimento e aplicação;
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As sete ferramentas da qualidade “Noventa e cinco por cento dos problemas relacionados à qualidade podem ser resolvidos com o uso de sete ferramentas quantitativas básicas” (Kaoru Ishikawa)
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As sete ferramentas da qualidade 1.Diagramas de Processo 2.Análise de Pareto 3.Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa / Espinha de Peixe) 4.Diagrama de Correlação (ou de Dispersão) 5.Histogramas 6.Cartas de Controle de Processos 7.Folhas de Verificação
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D IAGRAMA DE D ISPERSÃO OU C ORRELAÇÃO São utilizados para explorar possíveis relações entre os problemas e o tempo (Correlação Temporal) ou entre problemas e suas possíveis causas; É uma representação gráfica de valores simultâneos de duas variáveis relacionadas ao mesmo processo. O que ocorre com uma variável quando a outra se altera;
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D IAGRAMA DE D ISPERSÃO OU C ORRELAÇÃO Objetivo: - Utilizar racionalmente os dados muitas vezes existentes, e transformá-los em informações úteis ao direcionamento das análises de problemas; - Transformação de dados em informações;
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E XEMPLO DE D IAGRAMA DE C ORRELAÇÃO Os diagramas de correlação temporal, como início e final de mês, turnos de trabalho, início e final da semana, etc. Esses gráficos, podem não conter elementos estatísticos sofisticados, mas são capazes de nos municiar com dados muito importantes, por exemplo:
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E XEMPLO DE D IAGRAMA DE C ORRELAÇÃO O gráfico a seguir nos mostra uma correlação temporal dos percentuais de itens defeituosos a cada duas horas, em três dias consecutivos na seção de pinturas do fornecedor. O gráfico mostra uma tendência de percentuais maiores nos períodos entre 14:00 e 20:00 horas;
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E XEMPLO DE D IAGRAMA DE C ORRELAÇÃO
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Cuidados ao analisar o gráfico: - Pela observação do gráfico, pode-se cogitar a questão da capacitação dos funcionários do primeiro e segundo turnos, mas não podemos concluir tal causa; - Outros fatores, indiretamente correlacionados ao tempo podem estar afetando no percentual de defeitos, para isso temos os gráficos de correlação causal:
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E XEMPLO DE D IAGRAMA DE C ORRELAÇÃO O primeiro gráfico nos mostra a relação entre defeitos e anos de experiência dos funcionários (capacitação na função);
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E XEMPLO DE D IAGRAMA DE C ORRELAÇÃO O segundo gráfico nos mostra a relação entre defeitos e temperatura da estufa de secagem (que tem uma tendência de subir durante o dia);
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E XEMPLO DE D IAGRAMA DE C ORRELAÇÃO Podemos concluir que a relação entre o número de defeitos e a temperatura é muito mais coerente que a relação entre capacidade de empregados e defeitos.
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