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Ferramentas da Qualidade

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Apresentação em tema: "Ferramentas da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas da Qualidade
Diagramas de Correlação O objetivo do uso dos diagramas como ferramenta é utilizar racionalmente os dados disponíveis, transformando-os em informações úteis ao direcionamento das análises de problemas

2 O Gráfico de Correlação permite avaliar a relação existente entre duas variáveis, parâmetros ou características de interesse. Ajuda-nos a percebe como uma variável varia em relação à outra (variação diretamente proporcional? Inversamente proporcional?). Em que proporção (Linearmente? Quadraticamente?) 

3 Constrói-se o diagrama de dispersão colocando-se no eixo horizontal, os valores de uma variável e no eixo vertical, os valores da outra variável, resultando num gráfico.

4 Os diagramas de correlação podem conter:
Correlações temporais: (ocorrências de problemas com o tempo). Ex.: efeito com mudança de turno de trabalho, início ou final de mês, início ou final de semana. Correlações causais: (relacionando problemas às suas possíveis causas). Ex.: % de defeitos com a variação da temperatura em um processo de secagem. Há nesse caso uma forte correlação dos defeitos com temperatura da estufa

5 Diagramas de Correlação (cont.):
Estratificação: Suponha que se deseja explorar a correlação entre variações dimensionais de componentes fabricados por três máquinas (A, B e C) à temperatura ambiente em que elas estão expostas. Os mesmos dados estratificados apontam a máquina B como responsável pela maior variação dimensional em relação ao aumento da temperatura.

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7 Quando observamos uma tendência da variável dependente crescer quando a variável principal cresce, há uma Correlação Positiva.

8 Quando observamos uma tendência da variável dependente diminuir quando a variável principal cresce, há uma Correlação Negativa.

9 Quando não identificamos uma tendência da variável dependente em função da variável principal, há uma Correlação Nula; ou ainda, não há correlação.

10 GRÁFICO DE CORRELAÇÃO Usado para avaliar se o comportamento de um
processo é estável ou previsível. A idéia é concluir sobre o comportamento do processo extraindo amostras do mesmo para permitir através delas formular a conclusão sobre a estabilidade.

11 Bibliografia CORREA, H. L.; CORREA, C. Administração de produçao e de operaçoes. São Paulo: Atlas, 2005. STEVENSON, W. J.Administração das operações de produçao. São Paulo: LTC,  2002. WERKEMA, C. Ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Ed. EDG, 1995 CAUCHICK, M. P. A. Qualidade: enfoques e ferramentas. Ed. Artliber


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