A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os alunos (aprendizes), ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais. Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os alunos (aprendizes), ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.

2 QUAIS AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO TRABALHO COM PROJETO? Podemos apontar algumas características fundamentais do trabalho com projetos: Podemos apontar algumas características fundamentais do trabalho com projetos: Num projeto a responsabilidade e autonomia dos alunos são essenciais: os alunos são co-responsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto. Num projeto a responsabilidade e autonomia dos alunos são essenciais: os alunos são co-responsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto. A autenticidade é uma característica fundamental de um projeto: o problema a resolver é relevante e tem caráter real para os alunos. Não se trata de mera reprodução de conteúdos prontos. Além disso, o problema não é independente do contexto sócio- cultural e os alunos procuram construir respostas pessoais e originais. A autenticidade é uma característica fundamental de um projeto: o problema a resolver é relevante e tem caráter real para os alunos. Não se trata de mera reprodução de conteúdos prontos. Além disso, o problema não é independente do contexto sócio- cultural e os alunos procuram construir respostas pessoais e originais. Um projeto envolve complexidade e resolução de problemas: o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução. Um projeto envolve complexidade e resolução de problemas: o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução. Um projeto percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação, divulgação dos trabalhos. Um projeto percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação, divulgação dos trabalhos.

3 Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Acrescentamos a essa metodologia uma reflexão sobre a realidade social, orientando os Projetos de Trabalho para uma reflexão sobre as condições de vida da comunidade que o grupo faz parte, analisando-as em relação a um contexto sócio-político maior e elaborando propostas de intervenção que visem transformação social. Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Acrescentamos a essa metodologia uma reflexão sobre a realidade social, orientando os Projetos de Trabalho para uma reflexão sobre as condições de vida da comunidade que o grupo faz parte, analisando-as em relação a um contexto sócio-político maior e elaborando propostas de intervenção que visem transformação social.

4 O trabalho deverá ser realizado na forma de uma proposta de intervenção pedagógica. Os alunos deverão elaborar um projeto e executá-lo em uma Escola ou em uma comunidade local. O trabalho deverá ser realizado na forma de uma proposta de intervenção pedagógica. Os alunos deverão elaborar um projeto e executá-lo em uma Escola ou em uma comunidade local.

5 QUAIS AS ETAPAS DE UM PROJETO? No desenvolvimento de um projeto, três etapas devem ser configuradas: problematização, desenvolvimento e síntese No desenvolvimento de um projeto, três etapas devem ser configuradas: problematização, desenvolvimento e síntese a) Problematização É o início do projeto. Nessa etapa, os alunos irão expressar suas idéias e, conhecimentos sobre o problema em questão. Esse passo é importantíssimo, pois dele depende todo o desenvolvimento do trabalho. Os alunos trazem hipóteses explicativas e concepções. E é dessas hipóteses que a intervenção pedagógica precisa partir, pois, dependendo do nível de compreensão inicial dos alunos, o processo toma um outro caminho. Nessa fase, o professor orientador levanta o que os alunos já sabem e o que ainda não sabem sobre o tema em questão. É também a partir das questões levantadas nesta etapa que o projeto é organizado. É o início do projeto. Nessa etapa, os alunos irão expressar suas idéias e, conhecimentos sobre o problema em questão. Esse passo é importantíssimo, pois dele depende todo o desenvolvimento do trabalho. Os alunos trazem hipóteses explicativas e concepções. E é dessas hipóteses que a intervenção pedagógica precisa partir, pois, dependendo do nível de compreensão inicial dos alunos, o processo toma um outro caminho. Nessa fase, o professor orientador levanta o que os alunos já sabem e o que ainda não sabem sobre o tema em questão. É também a partir das questões levantadas nesta etapa que o projeto é organizado.

6 b) Desenvolvimento É o momento em que se criam as estratégias para a realização do projeto. Aqui, também, a ação do aluno é fundamental. Por isso, é preciso que os alunos se deparem com situações que os obriguem a comparar pontos de vista, rever suas hipóteses, colocar-se novas questões, deparar-se com outros elementos postos pela ciência. Para isso, é preciso que criem propostas de trabalho. Nesse processo, os alunos devem utilizar todo o conhecimento que tem sobre o tema e se defrontar com conflitos, inquietações que as levarão ao desequilíbrio de suas hipóteses iniciais. É o momento em que se criam as estratégias para a realização do projeto. Aqui, também, a ação do aluno é fundamental. Por isso, é preciso que os alunos se deparem com situações que os obriguem a comparar pontos de vista, rever suas hipóteses, colocar-se novas questões, deparar-se com outros elementos postos pela ciência. Para isso, é preciso que criem propostas de trabalho. Nesse processo, os alunos devem utilizar todo o conhecimento que tem sobre o tema e se defrontar com conflitos, inquietações que as levarão ao desequilíbrio de suas hipóteses iniciais.

7 c) Síntese Em todo esse processo, as convicções iniciais vão sendo superadas e outras mais complexas vão sendo construídas. As novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos e vão servir de conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem. Apesar de serem destacados nesse esquema três momentos no desenvolvimento de um projeto, os projetos são processos contínuos que não podem ser reduzidos a uma lista de objetivos e etapas. Refletem uma concepção de conhecimento como produção coletiva, onde a experiência vivida e a produção cultural sistematizada se entrelaçam, dando o significado às aprendizagens construídas. Por sua vez, estas são utilizadas em outras situações, mostrando, assim, que os alunos são capazes de estabelecer relações e utilizar o conhecimento aprendido, quando necessário. Em todo esse processo, as convicções iniciais vão sendo superadas e outras mais complexas vão sendo construídas. As novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos e vão servir de conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem. Apesar de serem destacados nesse esquema três momentos no desenvolvimento de um projeto, os projetos são processos contínuos que não podem ser reduzidos a uma lista de objetivos e etapas. Refletem uma concepção de conhecimento como produção coletiva, onde a experiência vivida e a produção cultural sistematizada se entrelaçam, dando o significado às aprendizagens construídas. Por sua vez, estas são utilizadas em outras situações, mostrando, assim, que os alunos são capazes de estabelecer relações e utilizar o conhecimento aprendido, quando necessário.

8 Conclusão A Intervenção Pedagógica auxiliará bastante na construção de conhecimentos, habilidades e valores dos alunos de hoje A Intervenção Pedagógica auxiliará bastante na construção de conhecimentos, habilidades e valores dos alunos de hoje

9 Elelementos Pré-textuais: Capa (obrigatório) Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Dedicatória (opcional) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Agradecimentos (opcional) Lista de ilustrações (opcional) Lista de ilustrações (opcional) Lista de símbolos (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Sumário (obrigatório)

10 Elementos Textuais: Elementos Textuais: Introdução Introdução Objetivos Objetivos Público Alvo Público Alvo Metodologia Metodologia Resultados Resultados Conclusão Conclusão Elementos pós-textuais Elementos pós-textuais Referências Bibliográficas (obrigatório) Referências Bibliográficas (obrigatório) Glossário (opcional) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (obrigatório) Anexo (obrigatório)

11 O projeto digitado deve ter o seguinte formato: Capa e Título Principal: caixa alta, negrito, fonte 14 Capa e Título Principal: caixa alta, negrito, fonte 14 Subtíe tulo:caixa baixa, negrito, fonte 12 (Arial ou Times New Roman). Subtíe tulo:caixa baixa, negrito, fonte 12 (Arial ou Times New Roman). Espaço duplo entre o título e parágrafos. Espaço duplo entre o título e parágrafos. Mudou o título principal, mudou página Mudou o título principal, mudou página Margem: Margem: Esquerda: 3 cm Esquerda: 3 cm Superior: 3 cm Superior: 3 cm Direita: 2 cm Direita: 2 cm Inferior:2 cm Inferior:2 cm Citações com + de 3 linhas: 4cm(justificada à direita, espaçamento simples, fonte 10) Citações com + de 3 linhas: 4cm(justificada à direita, espaçamento simples, fonte 10) Espaço entre as linhas deve ser 1,5cm Espaço entre as linhas deve ser 1,5cm Papel tamanho A4. Papel tamanho A4. Encadernação em espiral. Encadernação em espiral.

12 Da Avaliação Serão considerados como elementos de avaliação: Serão considerados como elementos de avaliação: I – Relevância significativa do tema; I – Relevância significativa do tema; II – Formulação adequada do problema; II – Formulação adequada do problema; III – Qualidade da bibliografia utilizada; III – Qualidade da bibliografia utilizada; IV – Consistência da argumentação; IV – Consistência da argumentação; V – Redação e apresentação técnica. V – Redação e apresentação técnica.

13 O trabalho escrito substituirá a avaliação final da disciplina Laboratório de recursos didáticos e estratégias de intervenção pedagógica e portanto terá o valor de 30 pontos. O trabalho escrito substituirá a avaliação final da disciplina Laboratório de recursos didáticos e estratégias de intervenção pedagógica e portanto terá o valor de 30 pontos.

14 Referência Bibliográfica Orientações e Normas paraConfecção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.UNIPAC. Betim.2008 Orientações e Normas paraConfecção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.UNIPAC. Betim.2008 Normas da ABNT. Normas da ABNT.


Carregar ppt "O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google