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Óptica Geométrica
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Fontes de Luz Primária Secundária
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Primária Fontes que emitem luz própria
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Corpos luminosos: são os corpos que emitem luz própria.
Exemplo: o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, etc.
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Sol
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Secundária Refletem luz Não emitem luz própria
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Lua
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Corpos iluminados: são os corpos que
refletem luz.
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Fenômenos
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Meios Físicos
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Corpos transparentes: são os corpos que se deixam atravessar
Meios Transparentes: Permitem a passagem da luz sem desvios.Ex:Vácuo, pequenas camadas de ar, vidro e água. Corpos transparentes: são os corpos que se deixam atravessar totalmente pela luz
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Corpos translúcidos: são os corpos que
Meios Translúcidos: A luz sofre desvio e há bastante difusão.Ex:Neblina, papel vegetal . Corpos translúcidos: são os corpos que se deixam atravessar parcialmente pela luz.
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Meios Opacos: A luz não se propaga.Ex: Alvenaria, madeira.
Corpos opacos: são os corpos que impedem a passagem da luz.
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O ser humano é transparente ou opaco?
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INTRODUÇÃO Propagação Retilínea Reversibilidade Independência
Princípios da Óptica Geométrica INTRODUÇÃO Propagação Retilínea Reversibilidade Independência
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Propagação retilínea Em um meio homogêneo a
luz propaga-se em linha reta.
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As provas mais simples de que a luz se propaga em linha reta são a formação da sombra e a câmara escura.
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Câmara Escura p p O I p I O =
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Sombras e alturas anteparo opaco Fonte de luz a b
a = altura do anteparo Agora, ao clicar, você irá acender a luz e criar uma sombra b = distância entre a fonte e o anteparo
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Sombras e alturas sombra anteparo opaco c Fonte de luz a b d
Clicando você verá como pode usar semelhança de triângulos no esquema acima c = altura da sombra d = distância entre a fonte e a sombra
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Sombras e alturas = b d FIM c a b d
A semelhança de triângulos nos diz que: a b c d = FIM
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Reversibilidade B A A trajetória seguida pela luz
independe do sentido de propagação.
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Independência Quando dois ou mais raios se cruzam cada um age
independentemente do outro.
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Princípios da Óptica Geométrica
Princípio da Propagação Retilínea da Luz: Princípio da Independência dos Raios de Luz: Princípio da Reversibilidade da Luz:
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A imagem é invertida e reversa. Ex.: p vira d
CÂMARA ESCURA = Máquina fotográfica A imagem é invertida e reversa. Ex.: p vira d
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Sombra e Penumbra Corpo Penumbra Sombra Fonte
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Sombra e Penumbra
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Clique para acender uma lâmpada
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Área não iluminada Aqui você pode ver que existem duas regiões. Uma iluminada e outra não Clique novamente para acender a outra luz
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FIM sombra Agora você tem três regiões. Uma iluminada somente por uma
penumbra penumbra sombra FIM Agora você tem três regiões. Uma iluminada somente por uma das lâmpadas, chamada penumbra, outra iluminada pelas duas lâmpadas, e outra que não é iluminada por nenhuma, denominada sombra.
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Eclipse
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Eclipse Solar: Lua Nova
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Eclipse Lunar: Lua Cheia
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Resumo da aula: Fontes ( 1º ou 2 º)
Fenômenos (reflexão, refração e absorção) Meios (transparente,translúcido e opaco) Princípios (propagação retilínea, reversibilidade e independência)
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