A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Era Vargas PROFESSOR FÁBIO WILL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Era Vargas PROFESSOR FÁBIO WILL."— Transcrição da apresentação:

1 A Era Vargas PROFESSOR FÁBIO WILL

2 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
COMPETÊNCIA DE ÁREA 3 – COMPREENDER A PRODUÇÃO E O PAPEL HISTÓRICO DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS, ASSOCIANDO-AS AOS DIFERENTES GRUPOS, CONFLITOS E MOVIMENTOS SOCIAIS. H11 – IDENTIFICAR REGISTROS DE PRÁTICAS DE GRUPOS SOCIAIS NO TEMPO E NO ESPAÇO. H12 – ANALISAR O PAPEL DA JUSTIÇA COMO INSTITUIÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES. H13 – ANALISAR A ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA MUDANÇAS OU RUPTURAS EM PROCESSOS DE DISPUTA PELO PODER. H14 – COMPARAR DIFERENTES PONTOS DE VISTA, PRESENTES EM TEXTOS ANALÍTICOS E INTERPRETATIVOS, SOBRE SITUAÇÃO OU FATOS DE NATUREZA HISTÓRICO-GEOGRÁFICA ACERCA DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS. H15 – AVALIAR CRITICAMENTE CONFLITOS CULTURAIS, SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS OU AMBIENTAIS AO LONGO DA HISTÓRIA.

3 O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República ( ). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e mineira, que se expressava no revezamento de representantes desses dois estados na presidência da República.

4 NA DÉCADA DE 1920, ESSA LONGA HEGEMONIA COMEÇOU A SER CONTESTADA COM MAIOR VIGOR POR OUTROS GRUPOS OLIGÁRQUICOS, QUE DOMINAVAM ESTADOS COMO RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL E BAHIA E ESTAVAM DESCONTENTES COM SEU AFASTAMENTO DAS PRINCIPAIS DECISÕES POLÍTICAS DO GOVERNO.

5 Nas eleições presidencias de , esses grupos lançaram o nome de Nilo Peçanha contra o candidato situacionista Artur Bernardes. A derrota da oposição abriu caminho para uma crise militar que deu origem ao movimento tenentista.

6 Crise Política Urbanização, industrialização e operariado Impacto da Revolução Russa ( Partido Comunista Brasileiro) Tenentismo, semana de arte moderna, coluna prestes

7 ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1930, UMA NOVA FRENTE DE ESTADOS OPOSICIONISTAS SE FORMOU, AGORA COM APOIO DA OLIGARQUIA MINEIRA, E LANÇOU A CANDIDATURA DE GETÚLIO VARGAS. A DERROTA DO CANDIDATO DA OPOSIÇÃO PARA O PAULISTA JÚLIO PRESTES, E A ALIANÇA DOS DERROTADOS COM OS "TENENTES“ ACABARAM CONDUZINDO À REVOLUÇÃO DE 1930.

8 Revolução de 1930

9 AGORA EU “SI CONSAGRO”!!!

10 “OPA, DEU RUIM!!!”

11 NOMEAÇÃO DE INTERVENTORES. ATRELAMENTO DE SINDICATOS AO GOVERNO.
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934): DECRETOS-LEI. NOMEAÇÃO DE INTERVENTORES. ATRELAMENTO DE SINDICATOS AO GOVERNO. CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO (A CARGO DE LINDOLFO COLLOR).

12 CRIAÇÃO DE LEIS TRABALHISTAS: 8HS DIÁRIAS, SALÁRIO MÍNIMO, APOSENTADORIA, FÉRIAS, ESTABILIDADE...
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA (SP – 1932): OLIGARQUIA PAULISTA INSATISFEITA COM EXCLUSÃO DO PODER. CLASSE MÉDIA URBANA INSATISFEITA COM AUTORITARISMO VARGUISTA.

13 SÍMBOLO DA LUTA: MMDC (SIGLA RETIRADA DE ESTUDANTES MORTOS EM MANIFESTAÇÕES, CUJOS SOBRENOMES ERAM MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO E CAMARGO).

14 OBJETIVO: CONSTITUIÇÃO.
RESULTADO: VITÓRIA MILITAR DE VARGAS E CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE EM 1933.

15 VOTO SECRETO, OBRIGATÓRIO, DIRETO.
2 - O PERÍODO CONSTITUCIONAL (1934 – 1937): A CONSTITUIÇÃO DE 1934: VOTO SECRETO, OBRIGATÓRIO, DIRETO. VOTO FEMININO (EXCLUINDO-SE ANALFABETOS). JUSTIÇA ELEITORAL. CORPORATIVISMO.

16 CONFIRMAÇÃO DE LEIS TRABALHISTAS.
MANDATO PRESIDENCIAL DE 4 ANOS. 1º PRESIDENTE ELEITO INDIRETAMENTE: GETÚLIO VARGAS. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS.

17 FORMAÇÃO DE 2 CORRENTES POLÍTICAS ANTAGÔNICAS INFLUENCIADAS PELA CONJUNTURA INTERNACIONAL.
AIB (AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA): GRUPO FASCISTA. PLÍNIO SALGADO (LÍDER).

18 CONDENAVAM O CAPITALISMO FINANCEIRO INTERNACIONAL (ASSOCIADO AOS JUDEUS) MAS NÃO A PROPRIEDADE PRIVADA. TOTALITARISMO, UNIPARTIDARISMO E ESTADO CENTRALIZADO FORTE. LEMA: “DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA”. SAUDAÇÃO: ANAUÊ

19 APOIADOS POR SETORES DA IGREJA (COMBATE AO “COMUNISMO ATEU”), CLASSE MÉDIA ALTA, EMPRESÁRIOS CAPITALISTAS E IMIGRANTES OU DESCENDENTES DE IMIGRANTES ÍTALO- GERMÂNICOS RADICADOS ESPECIALMENTE NO RS E SC.

20

21 ANL (Aliança Nacional Libertadora):
Aliança de esquerda reunindo comunistas, socialistas, democratas e simpatizantes de esquerda em geral. Luís Carlos Prestes (líder).

22 DEFENDIAM O NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA EXTERNA, REFORMA AGRÁRIA E RESPEITO ÀS LIBERDADES INDIVIDUAIS (DIREITO DE GREVE, IMPRENSA LIVRE...), NACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS E GOVERNO POPULAR; GETÚLIO COLOCA A ANL NA ILEGALIDADE (JUL/1935).

23 Nov/1935 - Intentona Comunista: tentativa de golpe por membros da ANL
Nov/ Intentona Comunista: tentativa de golpe por membros da ANL. Mal organizada, fracassou rapidamente. Seus líderes (incluindo Prestes) foram presos.

24 1937: DIVULGAÇÃO DO “PLANO COHEN” (SUPOSTO PLANO COMUNISTA PARA TOMAR O PODER).
CONGRESSO É FECHADO E ELEIÇÕES SUSPENSAS.

25 3 - O ESTADO NOVO (1937 – 1945): NOVA CONSTITUIÇÃO (1937): POLACA (CONSTITUIÇÃO FASCISTA). ESTADO DE EMERGÊNCIA PERMANENTE – PLENOS PODERES AO PRESIDENTE E A POLÍCIA. CONGRESSO FECHADO – DECRETOS-LEI. PROIBIÇÃO DE GREVES.

26 CENSURA PERMANENTE (DIP – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA).
PRISÃO DE QUALQUER OPOSITOR. APOIO DAS FORÇAS ARMADAS.

27 SIMPATIA AO FASCISMO. AUSÊNCIA DE QUALQUER PARTIDO (ATÉ A AIB FOI FECHADA). INTENTONA INTEGRALISTA: GOLPE FRACASSADO DA AIB. LÍDERES PRESOS. PLÍNIO SALGADO EXILA-SE EM PORTUGAL.

28 POLÍTICA INTERNACIONAL PRAGMÁTICA:
EXPLORAÇÃO DE RIVALIDADES PARA OBTER VANTAGENS PARA O BRASIL. PROJETO DE INDUSTRIALIZAÇÃO. 1942: NAVIOS BRASILEIROS SÃO AFUNDADOS POR SUBMARINOS ALEMÃES. BRASIL DECLARA GUERRA AO EIXO (ALE + ITA + JAP).

29 1943: EDIÇÃO DA CLT (CONTROLE DOS TRABALHADORES).
1944: FEB (FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA) DESEMBARCA NA ITÁLIA COM APROXIMADAMENTE 25 MIL HOMENS.

30

31 LUTA CONTRA O NAZIFASCISMO ESTABELECE CONTRADIÇÃO INTERNA: DITADURA LUTANDO AO LADO DAS “FORÇAS PRÓ-DEMOCRACIA”. DIVERSOS SETORES SOCIAIS COMEÇAM A PEDIR DEMOCRACIA INTERNA (ENTRE ELES A UNE, CRIADA EM 1937, OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, APESAR DA CENSURA...).

32 VARGAS CONVOCA ELEIÇÕES PARA 1945, ACABA COM A CENSURA E ANISTIA PRESOS POLÍTICOS.
VARGAS CRIA 2 PARTIDOS POLÍTICOS, O PTB E O PSD, PARA AGRADAR AOS TRABALHADORES E A ELITE, RESPECTIVAMENTE, ALÉM DE PERMITIR A FORMAÇÃO DE PARTIDOS OPOSICIONISTAS. SURGE O “QUEREMISMO”, APOIADO DISCRETAMENTE POR VARGAS.

33 EM 1945, É AFASTADO DO PODER PELO EXÉRCITO (INFLUENCIADO PELOS EUA), QUE TEMIA UMA NOVA TENTATIVA GOLPISTA DO PRESIDENTE. JOSÉ LINHARES (PRESIDENTE DO STF) ASSUME O PODER ATÉ QUE AS ELEIÇÕES TIVESSEM TRANSCORRIDO E O NOVO PRESIDENTE ASSUMISSE. VARGAS RETORNA PARA SÃO BORJA E É ELEITO SENADOR POR DOIS ESTADOS AO MESMO TEMPO (RS E SP).

34 QUESTÕES DE ENEM QUESTÃO 62 (ENEM 2009): A PARTIR DE 1942 E ESTENDENDO-SE ATÉ O FINAL DO ESTADO NOVO, O MINISTRO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE GETÚLIO VARGAS FALOU AOS OUVINTES DA RÁDIO NACIONAL SEMANALMENTE, POR DEZ MINUTOS, NO PROGRAMA “HORA DO BRASIL”. O OBJETIVO DECLARADO DO GOVERNO ERA ESCLARECER OS TRABALHADORES ACERCA DAS INOVAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DE PROTEÇÃO AO TRABALHO. GOMES, A. C. A INVENÇÃO DO TRABALHISMO. RIO DE JANEIRO: IUPERJ / VÉRTICE. SÃO PAULO: REVISTA DOS TRIBUNAIS, 1988 (ADAPTADO). OS PROGRAMAS “HORA DO BRASIL” CONTRIBUÍRAM PARA: A) CONSCIENTIZAR OS TRABALHADORES DE QUE OS DIREITOS SOCIAIS FORAM CONQUISTADOS POR SEU ESFORÇO, APÓS ANOS DE LUTAS SINDICAIS. B) PROMOVER A AUTONOMIA DOS GRUPOS SOCIAIS, POR MEIO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES E DE FÁCIL ENTENDIMENTO. C) ESTIMULAR OS MOVIMENTOS GREVISTAS, QUE REIVINDICAVAM UM APROFUNDAMENTO DOS DIREITOS TRABALHISTAS. D) CONSOLIDAR A IMAGEM DE VARGAS COMO UM GOVERNANTE PROTETOR DAS MASSAS. E) AUMENTAR OS GRUPOS DE DISCUSSÃO POLÍTICA DOS TRABALHADORES, ESTIMULADOS PELAS PALAVRAS DO MINISTRO.

35 RESOLUÇÃO RESPOSTA: D HABILIDADE: IDENTIFICAR O PAPEL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA VIDA SOCIAL. COMENTÁRIOS: PARA ACERTAR ESTA QUESTÃO, É SÓ FICAR LIGADO EM UM DETALHE: O ESTADO NOVO FOI UMA DITADURA, COM MOLDES TOTALITÁRIOS. LOGO, CONSCIENTIZAÇÃO E AUTONOMIA, MOVIMENTOS GREVISTAS E ESTÍMULO A DISCUSSÕES POLÍTICAS ERAM PALAVRAS PROIBIDAS NA ÉPOCA. ASSIM, A ÚNICA ALTERNATIVA ASSOCIADA AO MARKETING POLÍTICO DO PROGRAMA DA RÁDIO NACIONAL É A LETRA D.

36 QUESTÃO 61 (ENEM 2009) O AUTOR DA CONSTITUIÇÃO DE 1937, FRANCISCO CAMPOS, AFIRMA NO SEU LIVRO, O ESTADO NACIONAL, QUE O ELEITOR SERIA APÁTICO; A DEMOCRACIA DE PARTIDOS CONDUZIRIA À DESORDEM; A INDEPENDÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO ACABARIA EM INJUSTIÇA E INEFICIÊNCIA; E QUE APENAS O PODER EXECUTIVO, CENTRALIZADO EM GETÚLIO VARGAS, SERIA CAPAZ DE DAR RACIONALIDADE IMPARCIAL AO ESTADO, POIS VARGAS TERIA PROVIDENCIAL INTUIÇÃO DO BEM E DA VERDADE, ALÉM DE SER UM GÊNIO POLÍTICO. CAMPOS, F. O ESTADO NACIONAL. RIO DE JANEIRO: JOSÉ OLYMPIO, 1940 (ADAPTADO). SEGUNDO AS IDEIAS DE FRANCISCO CAMPOS, A) OS ELEITORES, POLÍTICOS E JUÍZES SERIAM MAL-INTENCIONADOS. B) O GOVERNO VARGAS SERIA UM MAL NECESSÁRIO, MAS TRANSITÓRIO. C) VARGAS SERIA O HOMEM ADEQUADO PARA IMPLANTAR A DEMOCRACIA DE PARTIDOS. D) A CONSTITUIÇÃO DE 1937 SERIA A PREPARAÇÃO PARA UMA FUTURA DEMOCRACIA LIBERAL. E) VARGAS SERIA O HOMEM CAPAZ DE EXERCER O PODER DE MODO INTELIGENTE E CORRETO.

37 RESOLUÇÃO O TEXTO DE FRANCISCO CAMPOS DEIXA CLARO UMA DESCRENÇA NAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS NAQUELE PERÍODO, ARGUMENTA QUE O “ELEITOR SERIA APÁTICO; A DEMOCRACIA DE PARTIDOS CONDUZIRIA À DESORDEM”. CAMPOS BUSCAVA ASSIM, LEGITIMAR A CONCENTRAÇÃO DO PODER POLÍTICO NAS MÃOS DO EXECUTIVO, NO CASO, NAS MÃOS DE GETÚLIO VARGAS QUE, NAQUELE ANO DE 1937, DÁ UM GOLPE E INSTITUI O ESTADO NOVO. PORTANTO, A RESPOSTA CORRETA É A LETRA E.

38 QUESTÃO 20: SÃO PAULO, 18 DE AGOSTO DE 1929
QUESTÃO 20: SÃO PAULO, 18 DE AGOSTO DE CARLOS [DRUMMOND DE ANDRADE], ACHEI GRAÇA E GOZEI COM O SEU ENTUSIASMO PELA CANDIDATURA GETÚLIO VARGAS – JOÃO PESSOA. É. MAS VEJA COMO ESTAMOS… TROCADOS. ESSE ENTUSIASMO DEVIA SER MEU E SOU EU QUE CONSERVO O CETICISMO QUE DEVERIA SER DE VOCÊ. (…). EU… EU CONTEMPLO NUMA TORCIDA APENAS SIMPÁTICA A CANDIDATURA GETÚLIO VARGAS, QUE ANTES DESEJARA TANTO. MAS PRA MIM, PRESENTEMENTE, ESSA CANDIDATURA (ÚNICA ACEITÁVEL, ESTÁ CLARO) FICA MANCHADA POR ESSAS PAZES FRAGÍLIMAS DE GOVERNISTAS MINEIROS, GAÚCHOS, PARAIBANOS (…), COM DEMOCRÁTICOS PAULISTAS (QUE PARARAM DE ATACAR O BERNARDES) E OPOSICIONISTAS CARIOCAS E GAÚCHOS. TUDO ISSO NÃO ME ENTRISTECE. CONTINUO RECONHECENDO A EXISTÊNCIA DE MALES NECESSÁRIOS, PORÉM ME AFASTA DO MEU PAÍS E DA CANDIDATURA GETÚLIO VARGAS. REPITO: ÚNICA ACEITÁVEL. MÁRIO [DE ANDRADE] (RENATO LEMOS. BEM TRAÇADAS LINHAS: A HISTÓRIA DO BRASIL EM CARTAS PESSOAIS. RIO DE JANEIRO: BOM TEXTO, 2004, P. 305). ACERCA DA CRISE POLÍTICA OCORRIDA EM FINS DA PRIMEIRA REPÚBLICA, A CARTA DO PAULISTA MÁRIO DE ANDRADE AO MINEIRO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE REVELA A) A SIMPATIA DE DRUMMOND PELA CANDIDATURA VARGAS E O DESENCANTO DE MÁRIO DE ANDRADE COM AS COMPOSIÇÕES POLÍTICAS SUSTENTADAS POR VARGAS. B) A VENERAÇÃO DE DRUMMOND E MÁRIO DE ANDRADE AO GAÚCHO GETÚLIO VARGAS, QUE SE ALIOU À OLIGARQUIA CAFEEIRA DE SÃO PAULO. C) A CONCORDÂNCIA ENTRE MÁRIO DE ANDRADE E DRUMMOND QUANTO AO CARÁTER INOVADOR DE VARGAS, QUE FEZ UMA AMPLA ALIANÇA PARA DERROTAR A OLIGARQUIA MINEIRA. D) A DISCORDÂNCIA ENTRE MÁRIO DE ANDRADE E DRUMMOND SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA ENTRE VARGAS E O PAULISTA JÚLIO PRESTES NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. E) O OTIMISMO DE MÁRIO DE ANDRADE EM RELAÇÃO A GETÚLIO VARGAS, QUE SE RECUSARA A FAZER ALIANÇAS POLÍTICAS PARA VENCER AS ELEIÇÕES.


Carregar ppt "A Era Vargas PROFESSOR FÁBIO WILL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google