A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cadeia de Suprimento: Estratégia, Decisões e Desempenhos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cadeia de Suprimento: Estratégia, Decisões e Desempenhos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia."— Transcrição da apresentação:

1 Cadeia de Suprimento: Estratégia, Decisões e Desempenhos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº2 Professor Abraham Yu

2 EAD-667A. Yu2 © 1998 by Prentice Hall, Inc. A Simon & Schuster Company Upper Saddle River, N.J. 07458 Consumidor Varejista Fabricante Fluxo de Materiais VISA ® Fluxo de Crédito Fornecedor Distribuidor Varejista Fluxo de Caixa Fluxo de Pedido Programações Fluxos na Cadeia de Suprimento Conceito Elaboração: Prof. Marilson

3 EAD-667A. Yu3 Objetivo da Cadeia de Suprimento Maximizar a agregação total de valor  = o valor do produto para cliente - o esforço gasto pela cadeia para atender o cliente  Valor total agregado ~ = lucratividade da cadeia (em geral) Lucratividade da cadeia é compartilhada pelos membros da cadeia

4 A. YuEAD-6674 Estratégia Competitiva Estratégia competitiva: o conjunto de necessidades de clientes que a empresa procura atender através de seus produtos e serviços Estratégia competitiva  conjunto de estratégias funcionais: Marketing Cadeia de suprimento: manufatura, suprimento, distribuição, transporte, estoque Desenvolvimento de produtos RH TI Finanças

5 A. YuEAD-6675 Decisões Estratégicas em Cadeia de Suprimentos Estratégia Competitiva Estratégia da Cadeia de Suprimentos EstoqueInstalaçõesTransporteInformação eficiência “responsividade” Capítulo 3, Chopra & Meindl (2001) drivers Impactos ambientais? Dimensão social?

6 A. YuEAD-6676 Medidas de Desempenho Responsividade –Diferentes volumes de demanda, atender lead time curto, grande variedade de produtos, boa qualidade de atendimento Eficiência –Custos de produzir e entregar produtos para clientes

7 A. YuEAD-6677 Estoque Existência de estoques ao longo da cadeia de suprimento Um dos maiores custos da cadeia Afeta diretamente na responsividade Decisões de estoque

8 A. YuEAD-6678 Transporte Grande impacto em responsividade e eficiência da cadeia Decisões de transporte –Modais: avião, navio, caminhão, trem, duto, eletrônico –Tecnologia: containers –Rota / rede de transporte –Próprio ou terceirizado

9 A. YuEAD-6679 Instalações Instalações: produtivas, estocagem Economia de escala, localização e tecnologias afetam responsividade e eficiência Decisões de instalações: –Localização –Capacidade –Tecnologias de produção e estocagem Crossdocking – Inovação da Wal-Mart

10 A. YuEAD-66710 Informação Coordenação e ligação entre os estágios Decisões de informação –Push (MRP) x pull (JIT) –Como compartilhar informação para coordenação –Previsão: planejamento agregado –Tecnologias: EDI, Internet, ERP, SCM, RFID

11 EAD-667A. Yu11 Push/Pull: Dell Computer

12 A. YuEAD-66712 Baixa Alta Estoque Transporte Instalações Informação Responsividade

13 A. YuEAD-66713 Baixa Alta Estoque Pouca variedade, baixo nível de estoque Grande variedade, alto nível de estoque Transporte NavioAvião Instalações Depósito grande centralizado; fábricas eficientes Depósitos menores e descentralizados; tecnologias flexíveis Informação Telefonia convencional, correio ERP, Internet, técnicas de previsão da demanda Responsividade

14 A. YuEAD-66714 Incertezas e Responsividade Mais e maiores incertezas exigem que a cadeia ter alta responsividade Principais incertezas na cadeia: –Demanda, tempo de resposta, nível de serviço exigido, variedade de produtos, ciclo de vida, taxa de inovação –Implied demand uncertainty = ? Maior incerteza = maior desvio padrão da distribuição de probabilidade Dependem de consumidores e concorrentes

15 A. YuEAD-66715 Fronteira de Eficiência de Custo-Responsividade Capítulo 2 (C&M, 2001) Responsividade Custo Alta Baixa Alto Baixo A B C Estratégias da Cadeia: A – Inovação B – Migração C – Melhoramento Posicionamento depende do segmento de mercado: Gasolina vs. novo iPhone


Carregar ppt "Cadeia de Suprimento: Estratégia, Decisões e Desempenhos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google