Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Vitória Branco Balsemão Alterado mais de 7 anos atrás
1
Inteligência Artificial I 1
2
BRMS (Business Rule Management System) ◦ Requisitos ◦ Regras ◦ SOA Implentação de um Rules Engine Implementado com o ReteOO ◦ Tailoring para Java do Rete Programação Declarativa DSL (Domain Specifics Language) ◦ SQL 2
3
Maior independência dos setores de negócio Aumento do controle sobre as regras de negócio de sisitema Expressar regras na linguagem do usuário(DSL) Representação gráfica de regras ◦ Tabelas de decisão ◦ Árvores ◦ Fluxos de regras 3
4
Expressivas Normalmente Simples Base do BRMS Forward Chaining * ◦ Premissas -> Conclusões BackwardChaining ◦ Conclusões -> Premissas (Pilha) 4
5
Composto basicamente de: ◦ Máquina de inferências Responsável pela execução das regras. ◦ Memória de trabalho Armezena as conclusões (fatos) gerados pela execução das regras. ◦ Base de conhecimento É o repositório das regras a serem utilizadas pela máquina de inferências. 5
6
6
7
Programação Declarativa ◦ Fácil de Expressar soluções Separação da Lógica e dos Dados ◦ Desacoplamento dos Dados e Lógica ◦ Lógica toda nas Regras Velocidade e Escalabilidade ◦ ReteOO ◦ Datasets que não mudam tudo (Lembraça dos patterns anteriores) Centralização do Conhecimento ◦ Repositório de Conhecimento Executável 7
8
Centralização do Conhecimento ◦ Regras são documentação Explanação ◦ Log da decisões e os porques Regras Legíveis ◦ Graças ao DSL 8
9
Versão otimizada do algoritmo de Rete para execução de ações em um sistema. Gera uma máquina de estado de regras. Novos fatos alimentam a máquina de estados. Máquina de estados tem memória dos estados anteriores Resolução de conflitos não está no algoritmo mas está ao redor da solução. (Baseado em saliência-> Prioridade) 9
10
Linguagem para propósito específico Domínio restrito Aproveitamento da Expêriencia usuário Não necessita de pessoal técnico Exemplos: ◦ SQL ◦ Comandos Unix Esconder detalhes de implementação Edição controlada das regras 10
11
11
12
12
13
13
14
1. Authoring 2. Runtime 14
15
15
16
16
17
17
18
18
19
Exemplos práticos com o IDE Eclipse... 19
20
http://www.jboss.org/drools/ http://www.jboss.org/drools/ http://blog.athico.com/ http://blog.athico.com/ http://en.wikipedia.org/wiki/BRMS http://en.wikipedia.org/wiki/BRMS http://en.wikipedia.org/wiki/Rete_algorithm http://en.wikipedia.org/wiki/Rete_algorithm http://en.wikipedia.org/wiki/Domain- specific_programming_language http://en.wikipedia.org/wiki/Domain- specific_programming_language 20
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.