A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PG 01 HISTÓRIA Professora Marta Cibele. Roma Pax- Romana A política adotada por César Augusto é a da Pax Romana, cujas características eram: Construção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PG 01 HISTÓRIA Professora Marta Cibele. Roma Pax- Romana A política adotada por César Augusto é a da Pax Romana, cujas características eram: Construção."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PG 01 HISTÓRIA Professora Marta Cibele

2 Roma Pax- Romana A política adotada por César Augusto é a da Pax Romana, cujas características eram: Construção de estradas, pontes, aquedutos (abastecimento de água na cidade), templos, palácios, banhos públicos, etc; Embelezamento e organização das regiões conquistadas; Ampliação e melhora dos serviços de correio e de limpeza pública; Ampliação ao direito de cidadania; Fim das Guerras de Conquistas. Porém, a Pax Romana causaria, a longo prazo, numa série de problemas de ordem econômica devido aos altos gastos desta política, assim como a ausência de trabalhadores devido ao término das conquistas e, com isso, a diminuição do número de escravos.

3 Questões de PG anteriores 01. Durante a era da Pax Romana (séculos I e II d.C.), pode- -se afirmar que o poder imperial valorizou principalmente a: a) perseguição aos fiéis do cristianismo nascente. b) conservação dos vastos domínios conquistados. c) intensificação da política de conquistas territoriais. d) entrada de bárbaros para o interior do território. e) participação popular nas decisões de governo. 02. A alternativa que apresenta o que foi a pax romana e a mudança na lógica imperial do período é: a) O período da Pax Romana foi a decadência do Império, levando ao fim da paz imperial pelas guerras de conquista. b) A Pax Romana, período de invasões bárbaras, foi marcada pela centralização do poder frente ao colapso do Império. c) A Pax Romana foi o período do apogeu do Império Romano, passando da expansão para a consolidação. d) O surgimento da República, ou Pax Romana, deu fim à Monarquia e instituiu o triunvirato. e) A Pax Romana foi o acordo de paz entre os romanos e os bárbaros, encerrando a expansão romana.

4 Roma Guerras Púnicas As Guerras Púnicas foram uma série de três conflitos militares entre Roma e Cartago (cidade-estado fenícia do norte da África), que ocorreram entre os anos de 264 a.C a 146 a.C. Causas Anexação da Magna Grécia pela República Romana. (Sicília) Conflito de interesses entre os cartagineses e romanos, originado da expansão territorial da República Romana na região do Mar Mediterrâneo. Antes das guerras, Cartago dominava o comércio marítimo no Mediterrâneo. Política expansionista romana que objetivava dominar toda a região do Mediterrâneo e controlar o comércio marítimo. Consequências Fim do domínio cartaginês no Mar Mediterrâneo. Domínio de Roma no Mar Mediterrâneo, assim como o controle sobre o comércio marítimo na região. Aumento do poder político e econômico de Roma na Europa e norte da África. Impulso para novas conquistas territoriais romanas e formação do que seria o Império Romano.

5 Questões de PG anteriores 01- Assinale a afirmativa que apresenta com quem Roma lutou nas Guerras Púnicas e qual o motivo do Conflito: a) Sardenha enfrentou Roma buscando se defender da conquista romana, que visava suas terras férteis. b) Roma entrou em conflito com a Espanha pelo domínio da Sicília e pela hegemonia político-econômica da região. c) Roma entrou em conflito com Cartago pelo domínio da Sicília e pela hegemonia politico – econômica da região. d) Sicília, importante cidade do Mediterrâneo, entrou em conflito com Roma por sua independência. e) Córsega entrou em conflito com Roma pelo domínio da Sicília e pela hegemonia politica e econômica da região. 02. Ao final das Guerras Púnicas (264-146 a.C.); Roma: a) Conseguiu consolidar a conquista da Gália. b) Sufocou uma rebelião liberada por Spartacus. c) Afirmou sua supremacia no Mediterrâneo. d) Fez uma reforma agraria que aboliu a pobreza. e) Organizou seu Estado sob o modelo Imperial.

6 Império Bizantino Invasões Bárbaras: Divisão do Império Romano em Ocidental e Oriental. Queda do Império Romano Ocidental em 476. Inicio da Idade Média (séc. V ao XV). Império Bizantino- Capital Constantinopla (330)– Imperador Constantino. Origem – Bizâncio (Cidade Estado Grega) Principal Imperador foi Justiniano I (527- 565): Expansão territorial; sucesso nas expedições militares e organização do direito romano. Cisma do Oriente: Rompimento com a Igreja e separação em Católica (Roma) e Ortodoxa (Constantinopla). Queda do Império Bizantino: Constantinopla Tomada pelos Turcos em 1453.

7 Questões de PG anteriores 02. Inaugurada pelo imperador Constantino no ano de 330, Constantinopla, a nova capital do Império Romano, foi construída sobre a antiga colônia grega de: a) Bizâncio b) Palmira c) Niceia d) Pérgamo e) Antioquia 03. A subdivisão da Idade Média conhecida como “Alta Idade Média” corresponde ao intervalo entre os séculos: a) V e XV. b) XI e XIX. c) V e X. d) VIII e XII. e) XI e XV. 04. Justiniano I (527-565) foi o mais importante imperador bizantino. Entre suas realizações, pode-se mencionar a: a) separação da Igreja Católica. b) destruição da cultura clássica. c) diminuição dos limites territoriais. d) organização do Direito romano. e) construção da Basílica de São Pedro.

8 Árabes Maomé: Profeta do Islã- único deus Alá. Corão- Livro sagrado do Islã. Islamismo: proporcionou a unificação do povo árabe. Questão de PG anterior: 01. A doutrina da religião islâmica é encontrada no livro chamado: a) Califa b) Kaaba c) Jihad d) Xiita e) Corão

9 Movimento Monástico e Heresias Heresias: A negação direta de uma crença ou a concepção errônea em matéria de fé. Monges copistas- responsáveis por copiar ou traduzir para o latim manuscritos de autores da antiguidade, o que acabou preservando o legado greco-romano. Mosteiros: Unidade econômica autossuficiente, na qual todo deveriam trabalhar e orar de acordo com a regra escrita (Bento de Núrsia). Paulo de Tarso: transformação do cristianismo de seita judaica em Igreja de caráter universal.

10 Francos Origem - Povo Germânico. Clóvis, O Meroveu: Considerado o primeiro rei da França, herdou um pequeno reino de seu pai e o estendeu, impondo seu poder aos chefes sálios e ripuários pela diplomacia e pela força. Em 493 desposou Clotilde, sobrinha do rei da Burgúndia e católica. Com esse casamento, Clóvis garantiu o apoio dos bispos a seus empreendimentos militares. Em 496, após vencer os alamanos na Batalha de Tolbiac, fez-se batizar no Natal, tornando-se, aos olhos dos católicos, o” legitimo rei dos bárbaros”. Mordomos/ Prefeitos do Palácio: Funcionários administrativos do reino, passaram a ter mais poder do que o rei- Pepino, o Breve foi o primeiro a se tornar rei. Carlos Magno: Maior expansão do território Franco, foi coroado pelo Papa Imperador do Ocidente. Renascimento Carolíngio: renascimento da literatura e das artes que teria ocorrido principalmente no reinado de Carlos Magno. Tratado de Verdun: Divisão do Império Franco entre os três filhos de Luís o Piedoso.

11 Questões de PG anteriores 01. Ao longo de seu reinado, Clóvis, o Meroveu (466-511): a) viu o Reino Franco ser perdido aos poucos. b) foi derrotado em todas as batalhas de que participou. c) conquistou as terras que formam a França atual. d) casou-se com uma católica, mas nunca se converteu. e) afastou-se do trono em favor de seus filhos. 02. Em 751, a deposição de Childerico III por..... pôs um fim à Dinastia Merovíngia. Tinha início a Dinastia Carolíngia. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: a) Carlos Magno b) Dagoberto I c) Pepino de Herstal d) Carlos Martel e) Pepino, o Breve

12 Feudalismo Regime Social e Econômico que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. Governo descentralizado – Senhores Feudais. Economia de subsistência- agricultura, planta-se o necessário para a sobrevivência. Sociedade Estamental: 1ª Ordem (Clero); 2ª Ordem (Nobreza) e 3ª Ordem (restante da população). Trabalho- Servil – trabalho obrigatório compulsório em que o servo trabalha nas terras do Senhor e paga tributos em troca de proteção. Obrigações feudais: Banalidades: pagamento pelo uso de bens do feudo. Capacitação: tributo pago por pessoa. Censo: tributo pago pelos vilões e camponeses livres. Corveia: trabalho compulsório do servo por alguns dias nas terras do senhor. Dizimo ou tostão – 10% pago a Igreja. Talha: pago para a defesa do feudo.

13 Questões PG anteriores 01. A obrigação feudal que consistia no trabalho compulsório do servo por alguns dias da semana nas terras do senhor (manso senhoral) era chamada de: a) Talha b) Corveia c) Dizimo d) Capacitação e) Banalidades 02. Assinale a alternativa que corresponde a sociedade de ordens da Idade Média: A Primeira Ordem era o Clero, que deveria rezar; a Segunda Ordem era a Nobreza, que deveria combater; e a Terceira Ordem era formada por todos os outros que deveriam trabalhar para sustentar as demais ordens.


Carregar ppt "REVISÃO PG 01 HISTÓRIA Professora Marta Cibele. Roma Pax- Romana A política adotada por César Augusto é a da Pax Romana, cujas características eram: Construção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google