A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi

2 Estudo dos principais teóricos do jornalismo. Discutir princípios jornalísticos tais como objetividade, imparcialidade e subjetividade. Teorias do newsmaking e gatekeeping. Hipótese do Agenda Setting, Espiral do Silêncio. Influência do jornalismo norte-americano. Refletir sobre os principais conceitos e teorias do jornalismo. Desenvolver a visão crítica e abrangente sobre os aspectos teóricos e práticos do jornalismo contemporâneo. Apresentação Objetivos

3 Jornalismo como profissão. Modelo autoritário de jornalismo. Modelo comunista de jornalismo. Teoria liberal. Teoria de Responsabilidade social. Teóricos e críticos do jornalismo. Princípios jornalísticos. A relação com o real. Teorias da notícia. Modelo revolucionário de jornalismo. Jornalismo para desenvolvimento. Modelo ocidental de jornalismo. Newsmaking, Gatekeeping, Agenda Setting, Espiral do Silêncio. Efeitos sociais do jornalismo. Teoria ideológica e teoria da ação política. O jornalismo como agente ideológico e político na formação da opinião pública. O jornalismo e as demais correntes do pensamento contemporâneo. Infotenimento e cultura McWorld. O impacto da globalização nas teorias e no agendamento da mídia. Novas tecnologias, globalização e as práticas jornalísticas. Apresentação Conteúdo Programático

4 TRAQUINA. Nelson. Teorias do Jornalismo. Lisboa: Vegas, 2002. PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005. KUNCZK, Michael. Conceitos de Jornalismo Norte e Sul. Manual de Comunicação. Edusp: São Paulo, 2002. KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Tom. Elementos do jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2004. complementar GENRO FILHO, Adelmo. O Segredo da Pirâmide. Porto Alegre: Tche, 1986. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo, Martins Fontes, 2005. RAMONET, Ignácio. Tirania da Comunicação. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: UFRJ: 1997. LUSVARGHI, Luiza. De MTV à EMETEVÊ: Pós-Modernidade e Cultura McWorld na televisão brasileira. Editora de Cultura: São Paulo, 2007. Apresentação BIBLIOGRAFIA BÁSICA

5 Araújo, Carlos A. A. (2003). A trajetória e os paradigmas da Teoria da Comunicação. Texto extraído do site www.rbc.org.br/teo_americana.htm.www.rbc.org.br/teo_americana.htm Hohlfeldt, Antonio. Espiral do silêncio. In: Revista FAMECOS, jul. 1988. Cruz, Fábio Souza e Silva, Manoel Jesus Soares e (1999). O marketing político e a Hipótese da Agenda Setting. In: Ecos Revista. Pelotas, 3(3): 5-24, dezembro – 1999. LUSVARGHI, Luiza, MTV no Ar: o McJornalismo no Brasil. Por Luiza Lusvarghi. Revista PJ:BR http://www.eca.usp.br/pjbr/arquivos/artigos4_e.htm; Edição 4, 2º semestre 2004. JORGE, Thais Mendonça. Mcdonaldização no Jornalismo, a espetacularização da Notícia. Estudos em Jornalismo e Mídia. Ano V - n. 1 pp. 25 - 35 jan./ jun. 2008. LUZ, Cristina Rego Monteiro da. A Pauta Jornalística e suas mediações. Tese defendida na UFRJ, julho de 2005. disponível em http://www.qprocura.com.br/dp/34145/A-pauta-jornalistica-e-suas- mediacoes.html acesso 10/08/2009. http://www.qprocura.com.br/dp/34145/A-pauta-jornalistica-e-suas- mediacoes.html acesso 10/08/2009 CHAMBERS, Deborah in Burgh, Hugo de (org). A Globalização das Agendas de Mídia. A produção de jornalismo. Jornalismo Investigativo. Contexto e Pratica. Editora Roca: São Paulo. 2008. FLEMING, Carole. in Burgh, Hugo de (org). Jornalismo e Novas Tecnologias. Jornalismo Investigativo. Contexto e Pratica. Editora Roca: São Paulo. 2008. Apresentação Textos de Apoio


Carregar ppt "Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google