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TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE

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Apresentação em tema: "TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE
TEORIAS NÃO-CRÍTICAS: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova, Pedagogia Tecnicismo TEORIA CRÍTICAS-REPRODUTIVISTAS: Teoria do Sistema de Ensino como violência simbólica, Teoria da escola como aparelho ideológico de Estado, Teoria da escola dualista TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO

2 PEDAGOGIA TRADICIONAL
SOCIEDADE PERFEITA ESCOLA DESENVOLVE E TRANSFORMA AUMENTO DA MARGINALIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DA BURGUEZIA

3 PEDAGOGIA NOVA Ausência de Procedimentos universais
Consideração do aspecto subjetivo presente no processo Marginalização crescente e favorecimento das classes sociais com mais recursos

4 PEDAGOGIA TECNICISTA Ênfase nos recursos didático-pedagógicos
O produto é resultado do processo Aumento da marginalização e desconhecimento da complexa rede de relações presentes no processo

5 PEDAGOGIA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA
TEORIA DO SISTEMA DE ENSINO COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA força de um poder maior que privilegia as relações de força material entre grupos força da violência material e seu impacto na violência simbólica relação entre autoridade pedagógica (AuP) e trabalho pedagógico (TP) a educação reproduz a desigualdade

6 PEDAGOGIA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA
TEORIA DA ESCOLA COMO APARELHO IDEOLÓGICO DE ESTADO Identificação de dois poderes fortemente estruturados: os aparelhos repressivos do estado e os aparelhos ideológicos do estado a escola constitui-se no material que reproduz a ideologia a marginalização é explicada a partir da prática capitalista

7 PEDAGOGIA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA
TEORIA DA ESCOLA DUALISTA ambiguidade nas práticas: defende a ação do proletariado e dificulta as organizações de defesa a escola torna-se um instrumento contraditório de ação

8 PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
Não somente explicar o que ocorre, mas propor ações concretas de mudança deixar de mascarar os determinantes materiais questionar se a escola é passível de mudança com a ação transformadora de todos fortaleces a teoria crítica que vise o ponto de vista dos interesses dos dominados já que os demais não querem mudar a história possibilitar a ação à luz de uma prática real do professor contrapondo-se à discriminação, ao rebaixamento das camadas populares e engajamento no ensino de melhor qualidade


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