A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Therezinha Conde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Therezinha Conde"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Therezinha Conde
DIDÁTICA AULA 3 CORRENTES PEDAGÓGICAS LIBERAIS: TENDÊNCIAS LIBERAIS DE ENSINO: TRADICIONAL, ESCOLA NOVA E TECNICISMO Profa. Therezinha Conde

2 Modelo Tradicional: PAPEL DA ESCOLA: Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. Porém, para assumir seu papel na sociedade como? ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: Funções claramente definidas e hierarquizadas. Normas disciplinares rígidas.

3 Modelo Tradicional: PROFESSOR: É o transmissor dos conteúdos aos alunos. ALUNO: Um ser passivo que deve assimilar os conteúdos transmitidos pelo professor. Aluno educado que deverá dominar o conteúdo cultural universal transmitido pela escola.

4 Modelo Tradicional: RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR: Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles. PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: Aprendizagem receptiva e mecânica, sem considerar particularidades, o contexto.

5 Modelo Tradicional: OBJETIVOS EDUCACIONAIS: Obedecer a sequência lógica dos conteúdos, baseados em documentos legais. Ênfase nos objetivos específicos. CONTEÚDOS ESCOLARES/PROGRAMÁTICOS: Selecionados a partir da cultura universal acumulada. Organizados em disciplina, quantidade de conhecimentos repassados como verdade absoluta. Conteúdos fragmentados e isolados do contexto.

6 Modelo Tradicional: MÉTODO: Exposição verbal da matéria, centrado no professor, leituras, cópias, ditados, exercícios de fixação; uso excessivo do quadro que é previamente determinado, pronto e não construído conforme o andamento da aula e a participação dos alunos.

7 Modelo Tradicional: AVALIAÇÃO: Valorização dos aspectos cognitivos com ênfase na memorização da matéria, ênfase na quantidade de informações assimiladas, ênfase no produto final, na classificação.

8 Modelo Escolanovista:
PAPEL DA ESCOLA: Preparação intelectual e desenvolvimento mental dos alunos, atendendo-os em suas necessidades individuais, ajustando- os à sociedade. Escola proclamada para “todos”. Adaptação social. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: Funções se confundem (autoridade disfarçada); afrouxamento das normas disciplinares.

9 Modelo Escolanovista:
PROFESSOR: É o facilitador da aprendizagem, o auxiliador no desenvolvimento “livre” da criança. ALUNO: Um ser “ativo”, centro do processo ensino-aprendizagem. RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR: Relação “democrática”, autoritarismo diluído na fisionomia de camaradagem.

10 Modelo Escolanovista:
PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: Aprendizagem baseada no motivação e no esforço pessoal e no estímulo do meio. OBJETIVOS EDUCACIONAIS: Desenvolver a capacidade mental do aluno e a atividade prática.

11 Modelo Escolanovista:
CONTEÚDOS ESCOLARES/PROGRAMÁTICOS: Trabalhados a partir da experiência concreta do aluno. Conteúdo isolado.

12 Modelo Escolanovista:
MÉTODO: Solução de problemas, desafios cognitivos, pesquisa, experimentos, experiência, jogos, trabalhos em grupo. Estudo do meio natural e social. Registro empírico. AVALIAÇÃO: Valorização dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

13 Modelo Tecnicista: PAPEL DA ESCOLA: Modelar o comportamento humano através de técnicas específicas; Manter a ordem social; preparar para o mercado de trabalho. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: Modelo empresarial aplicado à escola; divisão entre planejamento e execução. Currículo organizado baseado em modelos americanos.

14 Modelo Tecnicista: PROFESSOR: É o técnico, tutor que aplica um conjunto de meios que garantem a eficiência do ensino, controlando o resultado. ALUNO: Um elemento para quem o material é preparado, devendo ser eficiente, produtivo, técnico.

15 Modelo Tecnicista: RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR: Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las, seguir o comando externo.

16 Modelo Tecnicista: PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: Aprendizagem baseada na eficiência, no desempenho, na administração, controle do tempo; aprendizagem individualizada. O ensino é um processo de condicionamento. OBJETIVOS EDUCACIONAIS: Específicos, operacionalizados a partir de classificações (verbos precisos).

17 Modelo Tecnicista: CONTEÚDOS ESCOLARES/PROGRAMÁTICOS: Informações, princípios, leis estabelecidos, ordenados e estruturados numa sequência lógica e psicológica por especialistas (Conteudista/mentor, tutor da disciplina).

18 Modelo Tecnicista: MÉTODO: Instrução programada, módulos. Ênfase nos recursos áudio visuais, TICs, apostilas. Fundamentado na teoria comportamental – recompensa e punição (estímulo-resposta) – S – R. Transmissão de informações precisas, objetivas, rápidas. Tele-educação, EAD.

19 Modelo Tecnicista: AVALIAÇÃO: Visa resultados, produtividade, alcance dos objetivos específicos, mudança de comportamento – eliminação de resposta/comportamento inadequado.

20 Profa. Therezinha Conde
Didática Atividade 3 Profa. Therezinha Conde

21 Analisando o fenômeno educativo - O aluno deverá observar e analisar o fenômeno educativo representado pela gravura abaixo à luz das teorias estudadas, apontando a pedagogia que está predominando na prática docente.

22


Carregar ppt "Profa. Therezinha Conde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google