A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo

2 Pedagogia Liberal: tendência tradicional
Papel da escola: preparar moral e intelectualmente, os alunos para assumirem sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura. Os problemas sociais pertencem à sociedade. Conteúdo de ensino: conhecimentos e valores tradicionais acumulados pelas gerações adultas. Método: expositivo – 5 passos formais de Herbert: a) preparação; b) apresentação; c) associação; d) generalização; e) aplicação.

3 Pedagogia Liberal: tendência tradicional
Relação professor-aluno: autoritária: professor transmite e o aluno ouve passivamente. Educação centrada no professor; Pressuposto de aprendizagem: ensinar é repassar conhecimento. A aprendizagem é receptiva e mecânica. A retenção da matéria se dá pela repetição.

4 Pedagogia Liberal: tendência renovada progressista
Papel da escola: adequar as necessidades individuais ao meio social. Retratar o quanto possível a vida. Promover integração pela experiência. Conteúdo de ensino: experiências vivenciadas, desafios cognitivos e situações problemáticas. “ aprender a aprender”. O processo de aquisição do saber é mais importante que o saber.

5 Pedagogia Liberal: tendência renovada progressista
Método: Ativo- “ Aprender fazendo”: experimental; de solução de problemas; de projetos; centro de interesse; trabalhos de grupo; pesquisa e estudo de meio; Relação professor-aluno: democrática: o professor é o facilitador. Deve auxiliar o desenvolvimento do aluno que, por sua vez, participe e respeite as regras do grupo. Pressupostos de aprendizagem:aprender é uma atividade de descoberta. Respeito às disposições internas e aos interesses dos alunos.

6 Pedagogia Liberal: não diretiva
Papel da escola: formar atitudes. Criar um clima favorável ao autodesenvolvimento e realização pessoal. Conteúdo de ensino: processos de desenvolvimento das relações e das comunicações. Facilitação de meios para que os alunos busquem, por si mesmos, os conhecimentos. Incentivo à pesquisa baseada nos interesses.

7 Pedagogia Liberal: não diretiva
Método: os métodos pedagógicos são dispensados, prevalecendo o esforço do professor para facilitar a aprendizagem dos alunos, técnicas de sensibilização. Processos para a melhorar o relacionamento interpessoal. Relação professor-aluno: o professor é um facilitador que deve ausentar-se em respeito ao aluno. Pressuposto de aprendizagem: aprender é modificar suas próprias percepções. Valorização do “eu” e da auto-realização. Auto-avaliação.

8 Pedagogia Liberal: tecnicista
Papel da escola: modelar o comportamento humano. Integrar os alunos no sistema social global. Produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Conteúdos de ensino: informações, princípios científicos, leis etc. Estabelecidos e ordenados em sequência lógica e psicológica por especialistas. Método: tecnologia educacional: instrução programada de livros didáticos, etc.

9 Pedagogia Liberal: tecnicista
Relação professor-aluno: ambos são espectadores frente a verdade objetiva. Ensino centrado no controle das condições que cercam o aprendiz. Pressuposto de aprendizagem: aprender é modificar o desempenho face aos objetivos preestabelecidos. O ensino é um processo de condicionamento através das respostas desejáveis. Motivação: externa, estímulos, reforço.

10 Pedagogia Progressista: libertadora
Papel da escola: através de atuação, não formal professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o contéudo da aprendizagem, atingem um nível de consciência crítica a fim de buscarem uma transformação social. Conteúdo de ensino: “temas geradores”, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.

11 Pedagogia Progressista: libertadora
Método: Diálogo, discussão em grupo. Relação professor-aluno: não diretividade. Educador e educando como sujeitos do ato de conhecimento. Pressuposto de aprendizagem: aprender: ato de realidade concreta. Passos da aprendizagem: codificação-decodificação e problematização da situação. Aproximação crítica da realidade do educando. Chegar ao conhecimento pelo processo de compreensão, reflexão e crítica. Auto-avaliação.

12 Pedagogia Progressiva : libertária
Papel da escola: transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. Conteúdo de ensino: não há conteúdo propriamente dito predeterminado, mas do interesse do aluno, conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo (mecanismos de participação crítica) levando à descoberta de respostas às necessidades e às exigências da vida social.

13 Pedagogia Progressista: libertária
Método: auto-gestão (vivência grupal). Experiências vividas,contatos, discussões, assembléias, cooperativas e outras formas de participação e expressão pela palavra. Relação professor-aluno: não diretiva.O professor é um orientador, um conselheiro. Um orientador que se mistura ao grupo para uma reflexão em comum. Pressuposto de aprendizagem: Uso prático do saber. Aprendizagem informal, via grupo. Não há avaliação.

14 Pedagogia Progressista: crítico social dos conteúdos
Papel da escola: preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhes um instrumental (conteúdo e socialização) para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Conteúdo de ensino: conjunto de conhecimentos prontos, selecionados entre os bens culturais da humanidade reavaliados face às necessidades sociais, formativas e instrumentais.

15 Pedagogia Progressista: crítico social dos conteúdos
Método: métodos participativos baseados em uma relação direta da experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora (subordinação ao conteúdo). Relação professor-aluno: diretiva; professor é o mediador, intervencionista. O aluno participa do processo, confrontando sua experiência com os conteúdos expressos pelo professor. Pressupostos de aprendizagem: prontidão. Todo o conhecimento novo deve apoiar-se numa estrutura cognitiva já existente. (aprendizagem significativa)

16 A função social da escola é vista de maneiras diferentes nas diversas tendências pedagógicas


Carregar ppt "TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google