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Teorias Educacionais
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Introdução Existe uma relação direta entre saber como a pessoa aprende e como devem ser desenvolvidos os materiais didáticos para facilitar esta aprendizagem. Competências de natureza COGNITIVA Competências de natureza ATITUDINAL Competência de natureza OPERACIONAL
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Competências Cognitivas
Aprender a Conhecer: refere-se à interpretação e representação da realidade por meio da aprendizagem de conceitos, princípios, fatos, teorias, proposições.
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Ainda... A educação com base neste pressuposto, deve possibilitar ao sujeito o desenvolvimento dos esquemas mentais, mediante a proposição de atividades desafiadoras, que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.
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Verbos a serem utilizados – abordagem cognitiva
Analisar Descrever Justificar Argumentar Destacar Associar Organizar Caracterizar Classificar Comparar Relacionar Resumir Selecionar Interpretar Contextualizar Codificar
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Competência Atitudinal
A educação para ser válida, precisa considerar a natureza do homem, vocação de ser sujeito e as condições em que vive: neste exato lugar, neste momento, neste determinado contexto.
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Competência Atitudinal (1)
Aprender a conhecer / a pensar - Estimular o conhecimento e o desenvolvimento das potencialidades individuais – de ser pessoa, de conviver e de perceber a realidade. Fortalecer a reflexão e o autoconhecimento.
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Verbos a serem utilizados – abordagem atitudinal
Aceitar .... Acreditar ... Adotar postura... Apoiar ... Buscar .... Concordar ... Envolver-se Escutar / ouvir Interagir com... Identificar-se ... Participar de ... Perceber a .... Posicionar-se Refletir ... Sensibilizar-se Rever atitudes
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Teorias Humanistas Valoriza a posição afetiva facilitadora do educador, enfatizando o valor humano e a empatia como forma de propiciar ao orientando o conhecimento de suas potencialidades e a busca do equilíbrio. Maslow Carl Rogers.
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Aprendizagem significativa
Aprendizagem que é mais que acumulação de fatos. É aprendizagem que provoca modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação da ação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da existência.
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Competência Operacional
Considera a educação um fenômeno indissociável das realidades sociais e culturais. Pedagogia Progressista Paulo Freire
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Sociocrítica Apresenta a educação como um processo sociopolítico-econômico-global, fundado em valores sociais. Assim, os conteúdos devem ser sempre contextualizados, garantindo como resultado um processo transformador não só no âmbito pessoal, mas a transformação da própria sociedade.
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Competência Operacional
Aprender a Fazer: é de fundamental importância para o desempenho do indivíduo em seu meio social. Fortalecemos isto com atividades vivenciais, simulações, situações-problema, estudos de caso, resolução de problema, realização de projetos.
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Verbos a serem utilizados – abordagem operacional
Agir Aplicar Articular Concretizar Construir Coordenar Criar Demostrar Elaborar Empregar Executar Experimentar Pesquisar Preparar Praticar Utilizar
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Pilares da educação Aprender a conhecer (esquemas cognitivos, construção do conhecimento) Apreender a ser/conviver (crenças, valores, imaginação, atitudes, sentimentos) Aprender a fazer (aplicação da realidade, pragmatismo, habilidades e destrezas)
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