A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: Educação como redenção da sociedade; Educação como reprodução sociedade; Educação como transformação da sociedade.

2 REFORÇANDO LAÇOS SOCIAIS
REDENÇÃO REFORÇANDO LAÇOS SOCIAIS ACRÍTICA (NÃO CRÍTICA) E OTIMISTA COMENIUS

3 CONDICIONANTES ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS
REPRODUÇÃO CONDICIONANTES ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS CRÍTICA E PESSIMISTA ALTHUSSER BOURDIEU E PASSERON BAUDELOT E ESTABLET

4 CRÍTICA, ATIVA, REFLEXIVA E OTIMISTA
TRANSFORMAÇÃO DEMOCRATIZAÇÃO CRÍTICA, ATIVA, REFLEXIVA E OTIMISTA PAULO FREIRE

5 TENDÊNCIAS LIBERAIS A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classe=manifestação própria desses tipo de sociedade.

6 Tendências Pedagógicas Papel da Escola Conteúdos Métodos
Professor x aluno Aprendizagem Pensadores Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual e moral dos alunos São verdades absolutas. Exposição e demonstração por meios de modelos. Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. Receptiva e mecânica. Comenius Herbart Tendência Liberal Renovadora Progressiva. ESCOLA NOVA Adequar as necessidades individuais ao meio social. Parte das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. Solução de problemas. O professor é auxiliador no desenvolvi-mento livre da criança. Baseada na motivação e na estimulação de problemas. Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de Oliveira Lima  Tendência Liberal Não diretiva Formação de atitudes. Busca do conhecimentopelos próprios alunos. Facilitação da aprendizagem Educação centralizada no aluno. Aprender é modificar as percepções da realidade. Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill. Tendência Liberal Tecnicista. Modelar através de técnicas específicas. Informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. O professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Baseada no desempenho. Skinner Watson Pavlov

7 TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS
O termo progressista usado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS

8 Tendência Progressista Libertadora
Tendência Pedagógica Papel da Escola Conteúdos Métodos Professor x aluno Aprendizagem Manifestações   Tendência Progressista Libertadora Consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Dialogicidade do conhecimento. A relação é de igual para igual.  Resolução da situação problema. Paulo Freire Tendência Progressista Libertária. Transformar a personalidade num sentido libertário e de auto-gestão. As matérias são colocadas, mas não exigidas. Vivência grupal na forma de auto-gestão. O professor é orientador e os alunos livres. Aprendizagem informal, via grupo. C. Freinet Miguel Gonzales Arroyo Tendência Progressista “Crítico Social dos Conteúdos" Difusão dos conteúdos. Incorporados pela humanidade frente à realidade social. Relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani

9 Relação Educação e Sociedade: Redenção, Reprodução e Transformação.
Tendências Pedagógicas: Liberais (Tradicional – Renovada Progressivista e Renovada Não-Diretiva – Tecnicista) Progressistas (Libertária – Libertadora – Crítico Social dos Conteúdos)

10 AS PRINCIPAIS: Tradicional (transmissão do conhecimento). Renovada (aprender a aprender). Tecnicista (aprender a fazer). Libertadora (Paulo Freire). Crítico Social dos Conteúdos (democratização do conhecimento).


Carregar ppt "RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google