A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares."— Transcrição da apresentação:

1 Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares

2 A QUEM COMPETE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES? 2

3 O QUE SÃO CONTEÚDOS ESCOLARES? 3

4 COMO DEVEM SER TRATADOS NO ESPAÇO DE SALA DE AULA VIRTUAL OU PRESENCIAL? 4

5 "Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem comportado [...] conteúdos que são retalhos da realidade [...]" são palavras de Paulo Freire, um dos maiores educadores do século XX. O que o autor quis dizer com a seguinte expressão: "conteúdos que são retalhos da realidade"? 5

6 Fragmentação e isolamento do conteúdo X conhecimento significativo: 6

7 A neutralidade dos conteúdos não existe. 7

8 Na visão de Moreira e Santos (1995), os conteúdos têm de ser vistos como algo a ser questionado, analisado e negociado e não divorciado do significado humano. “Os conteúdos devem ser selecionados e organizados de modo a fortalecer o poder e a autonomia de grupos que estejam submetidos a qualquer forma de exploração, opressão e discriminação” (MOREIRA; SANTOS, 1995, p. 63). 8

9 RELAÇÃO DO SUJEITO COM O CONHECIMENTO: EXEMPLO DE DESARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, DE CONHECIMENTO VAZIO E SEM SIGNIFICADO, ESTÉRIL, ISOLADO DO CONTEXTO E FRAGMENTADO. 9

10 Os conteúdos não devem ter características de terminalidade e devem servir como ponto de partida para novos conhecimentos. Entretanto, quando o professor respalda a prática no modelo tradicional de ensino, no modelo tecnicista, o conteúdo estudado tem caráter de terminalização, isto é, como se o assunto subsequente não tivesse nenhuma relação com o assunto anterior. Além disso, é trabalhado de forma fragmentada e isolada de um contexto. É muito comum nos depararmos com situações em que os alunos perguntam após receberem o resultado de uma prova: “professor, hoje vai ter matéria nova?” 10

11 Didática Profa. Therezinha Conde Atividade

12 Refletindo sobre a relevância dos conteúdos de ensino pesquisados nos livros didáticos. 12

13 Didática DSTs – Doenças sexualmente transmissíveis: Tipos de DSTs Características Formas de prevenção Formas de tratamento Profa. Therezinha Conde 13


Carregar ppt "Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google