A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.

3 DEFINIÇÃO DA PALAVRA LETRAMENTO LETRA + MENTO LETRAMENTO – Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita; Mento: sufixo= resultado de um ação Forma portuguesa de littera

4 Indivíduo Alfabetizado – Indivíduo que sabe ler e escrever Indivíduo Letrado Não só sabe ler e escrever, mas usa socialmente a leitura e a escrita e responde às demandas sociais de leitura e de escrita. Há diferentes níveis de letramento, dependendo das necessidades, das demandas do indivíduo e do seu meio, do contexto social e cultural.

5 Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas “o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torna, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado” (Soares, 1998, p. 47).

6 COMO DIFERENCIAR O ALFABETIZADO DO LETRADO? LER – conjunto de habilidades e comportamento, decodificar silabas ou palavras ou ler um grande livro. ESCREVER – habilidades e comportamentos, vai desde escrever o próprio nome até uma tese.

7 CANDIDATURAS SÃO IMPUGNADAS APÓS TESTE DE ALFABETIZAÇÃO Notícia: Agência Folha, Bauru O juiz eleitoral de Itapetininga Jairo Sampaio, 38, impugnou 20 dos 80 candidatos a prefeito a vereador das cidades de Itapetininga e Sarapuí, São Paulo [...] O juiz afirmou que convocou os 80 candidatos que disseram ter 1º grau incompleto e mostraram dificuldade no preenchimento dos documentos para registro de suas candidaturas. Segundo Jairo Sampaio erros gramaticais não foram levados em conta. “Apenas observei se o candidato tem condições de entender um texto, pois uma vez eleito, ele vai ter de trabalhar com leis e documentos.”

8 TRE APROVA CANDIDATURA DE REPROVADOS EM TESTE REPORTAGEM LOCAL O PLENÁRIO DO Tribunal Regional Eleitoral aprovou ontem a candidatura de trinta políticos que foram reprovados em um teste de alfabetização aplicado pelo juiz eleitoral de Itapetininga, Jairo Sampaio. O TRE reformou a sentença do Juiz, considerando que os candidatos tinham “rudimentos” de alfabetização e que, portanto não poderiam ser considerados analfabetos.

9 O Ensino de Estratégias de Compreensão Leitora SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artemed, 1998.

10 Para que ensinar estratégias de compreensão? “Formar leitores autônomos, capazes de enfrentar, de forma inteligente, textos diversos, na maioria das vezes diferentes dos utilizados durante o ensino.”

11 O Ensino de estratégias e compreensão leitora “Processo de construção conjunta” O aluno é o protagonista, mas o professor tem papel de destaque. No processo, o professor exerce uma função de mediador.

12 Metáfora do andaime Assim como os andaimes sempre estão localizados um pouco acima do edifício, os desafios do ensino devem estar um pouco além dos que a criança já seja capaz.

13 “Professor na condução do processo de letramento Investigar as práticas sociais que fazem parte do cotidiano do aluno, adequando-as à sala de aula e aos conteúdos a serem trabalhados; Planejar suas ações visando ensinar para que serve a linguagem escrita e como o aluno poderá utilizá-la; Oportunizar interpretação e produção de diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita que funcionem dentro da sociedade; Incentivar o aluno a praticar socialmente a leitura e a escrita, de forma criativa, crítica, autônoma e ativa, já que a linguagem é interação e, como tal, requer a participação transformadora dos sujeitos sociais que a utilizam; Respeitar, acima de tudo, os conhecimento pré vios;

14 Auxiliar o aluno a desenvolver sua competência em produção de texto é... 1.Papel da escola 2.Competência do professor 3.Objetivo do currículo 4.Necessário à escolarização


Carregar ppt "O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google