A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –"— Transcrição da apresentação:

1 EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC – 02.06.2016

2

3 PAUTA Planejamento: 18h40min às 19h40min
Leitura deleite: Felicidade Clandestina - Clarice Lispector 19h45min – 19h50 Leitura da Ata do encontro anterior- Norma e Selma 19h50min às 20h Socialização dos Jogos - Cris Gomes –– 20h às 20h15min Avisos (20h20 – 20h30) Alfabetização e Letramento- 20h30 – 21h Vídeo: Magda Soares – 21h às 21h20

4 LEITURA DELEITE: Felicidade Clandestina Clarice Lispector p.235 e 236

5 LEITURA DA ATA DO ENCONTRO ANTERIOR
Norma e Selma

6 SOCIALIZAÇÃO DOS JOGOS Professora Cris Gomes

7 AVISOS Mostra Cultural –Registrar na planilha que está na sala dos professores. Materiais para Mostra; Usos dos espaços (Mostra) Título para a Mostra Cultural Trabalhos expostos (não usar palitos) Estudo do meio; Diário de classe/escaninho HTPC – 30/06/16 – UBS – Drª Beatriz PSE – Programa Saúde na Escola Alunos devem trazer Caderneta de vacinação e o cartão do SUS; Dias: 29 e 30/06/16 (Manhã e tarde)

8 Alfabetização... Resgate das experiências vivenciadas como estudantes e professores, identificando as concepções de ensino subjacentes às vivências. NOMES/GRUPO 1 NOMES/GRUPO 2 NOMES/GRUPO 3 AGNELLO ALINE CARINA MARA CRISTINA GOMES PATRÍCIA GRAZIANE NORMA THAISE ANA PAULA FABIANA SELMA VANESSA

9 O que é Letramento?

10 LETRAMENTO Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. O estado ou condição que adquiri um grupo social ou um indivíduo; Como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.

11 Observação importante:
Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever: aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita; apropriar-se da escrita é tornar a escrita “própria”, ou seja, é assumi-la como sua “propriedade”.

12 Exemplo: Grupos indígenas são sociedades ágrafas, isto é, sociedades sem escrita (observe, na palavra ágrafa, a presença do prefixo grego a-, a-grafa= sem grafia, sem escrita. Alfabetizar índios significa dar a eles acesso à tecnologia de leitura e de escrita, o que os tornará alfabetizados, mas não letrados. Introduzir no grupo práticas sociais de leitura e de escrita (a leitura de livros, a escrita de cartas, o registro por escrito de sua cultura, a sinalização de habitações, caminhos e locais com palavras e frases, etc) significa mudar seu estado ou condição: ele passa a ser um grupo diferente nos aspectos cultural, social, político, linguístico, psíquico.

13 Diferença entre letramento e alfabetização, entre alfabetizado e letrado
Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, é aquele que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

14 Para compreender as propriedades do sistema alfabético, é necessário que o indivíduo se aproprie de uma série de conhecimentos, tais como: TAREFA: Em HTP ler o texto do caderno 1 – PNAIC ; pág. 16 a 21

15 Letramento definido num poema
Uma estudante norte americana, de origem asiática, Kate M. Chong, ao escrever sua história pessoal de letramento, define-o em um poema.

16

17 ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO Magda Soares
VÍDEO ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO Magda Soares

18 BOA NOITE!!!!!!!


Carregar ppt "EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google