A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de avaliação de ensino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de avaliação de ensino"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de avaliação de ensino
Plano de Desenvolvimento da Educação

2 Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos

3 Em 2009 ,as escolas rurais com mais de 20 alunos nas séries iniciais também farão a prova Brasil

4 Um instrumento de medida das competências de leitura e matemática aplicado em praticamente todas as crianças e jovens matriculados na quarta e na oitava séries (quinto e nono anos) em 2005 e Tal Prova ocorre de dois em dois anos e terá novas edições em 2009, 2011, e assim sucessivamente.

5 Apesar do nome de prova, a Prova Brasil é, na realidade, um teste, composto apenas de itens calibrados e pertencentes a uma escala previamente definida. Este ponto é fundamental e ainda não é completamente entendido.

6 Se o aprendizado da leitura é um direito, é necessário definir, operacionalmente o que é saber ler para uma criança de 11 anos ou um jovem de 14 .

7 O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou em 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), com o objetivo de melhorar substancialmente a educação oferecida às nossas crianças, jovens e adultos.

8 A fim de mobilizar e impulsionar a sociedade para efetivar o PDE, foi criado o Plano de Metas que estabelece um conjunto de diretrizes, para que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, em regime de colaboração, conjuguem esforços para superar a extrema desigualdade de oportunidades existente em nosso país.

9 . O Plano tem por objetivo criar condições para que cada brasileiro tenha acesso a uma educação de qualidade e seja capaz de atuar crítica e reflexivamente no contexto em que se insere, como cidadão cônscio de seu papel num mundo cada vez mais globalizado.

10 o PDE dispõe de um instrumento denominado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb pretende ser o termômetro da qualidade da educação básica em todos os estados, municípios e escolas no Brasil, combinando

11 dois indicadores: fluxo escolar (passagem dos alunos pelas séries sem repetir, avaliado pelo Programa Educacenso) e desempenho dos estudantes (avaliado pela Prova Brasil nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática).

12 O Ideb é um dos eixos do PDE que permite realizar uma transparente prestação de contas para a sociedade de como está a educação em nossas escolas. Assim, a avaliação passa a ser a primeira ação concreta para se aderir às metas do Compromisso e receber o apoio técnico / financeiro do MEC, para que a educação brasileira dê um salto de qualidade.

13 cada escola, em cada município.
Prova Brasil que possibilita retratar a realidade de: cada escola, em cada município. Tal como acontece com os testes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os da Prova Brasil avaliam competências construídas e habilidades desenvolvidas e detectam dificuldades de aprendizagem.

14 Os resultados do Saeb e da Prova Brasil (2005/2007) mostraram, com mais clareza e objetividade, o desempenho dos alunos da educação básica, o que permite uma análise com vistas a possíveis mudanças das políticas públicas sobre educação e de paradigmas utilizados nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio .

15 Os resultados do Saeb e da Prova Brasil são importantes, pois contribuem para dimensionar os problemas da educação básica brasileira e orientar a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas educacionais que conduzam à formação de uma escola de qualidade.

16 Evasão,repetência são as grandes preocupações do sistema educacional

17 Por fim o SAEB constitui a primeiro momento combinação dos resultados da avaliação universal de desempenho escolar (Prova Brasil )com o rendimento escolar real(Educacenso )

18 O resultado do Enem tem varias finalidade uma delas é servir de critério de avaliação para a entrada na Universidade.

19 Novo Enem –O ministério Da educação ,apresenta uma proposta de reformular o Enem . A sua utilização como seleção unificada nos processos das universidades publicas Federais

20 Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes .Que integra o SINAES,Sistema Nacional de a Avaliação da Educação Superior.

21 O ministério da educação divulga a relação dos cursos que participarão em cada ano

22 A participação no exame constará no histórico escolar do estudante .


Carregar ppt "Sistema de avaliação de ensino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google