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Educação no Estado do Ceará e em Sobral

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Apresentação em tema: "Educação no Estado do Ceará e em Sobral"— Transcrição da apresentação:

1 Educação no Estado do Ceará e em Sobral
Izolda Cela Dezembro, 2016

2 Educação Resultados de Sobral Contexto Resultados do Ceará
Ações realizadas em Sobral Ações realizadas no Ceará

3 Contexto América do Sul Mapa do Brasil

4 Contexto Localização do município de Sobral no Estado do Ceará
Localização e Características Geográficas Georreferenciamento WGS84: 3º 40’ 26”S, 40º 14’ 20” W Distância até a Capital (Fortaleza) 240 km Área 2.122,989 km2 Densidade demográfica 95,94 hab./km2

5 Alguns dados relevantes
Ceará Sobral População em 2016 Fonte: IBGE 2013 Pib per capita 12.393,39 17.138,29 Fonte: IBGE(2013) Matrículas de 6º ao 9° ano 13.331 Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015) Matrículas de 1º ao 5° ano 14.981 Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015) Matrículas do Ensino Médio 11.705 Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

6 Rede Pública IDEB no 5° ano Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

7 Rede Pública IDEB no 9° ano Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

8 IDEB projetado e realizado no 5° ano
Ceará – Rede Pública IDEB projetado e realizado no 5° ano Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

9 Sobral – Rede Municipal
IDEB projetado e realizado no 5° ano Colocar 2005 Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

10 IDEB projetado e realizado no 9° ano
Ceará – Rede Pública IDEB projetado e realizado no 9° ano Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

11 Sobral – Rede Municipal
IDEB projetado e realizado no 9° ano Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

12 Ceará e Sobral – Rede Pública
Abandono escolar no Ensino Fundamental I Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

13 Ceará e Sobral – Rede Pública
Abandono escolar no Ensino Fundamental II Fonte: MEC / INEP / Censo Escolar (2015)

14 Estratégias de ação em Sobral
Publicização do problema junto a famílias, gestores e professores; Estabelecimento de metas claras; Formação em serviço para professores com utilização de material estruturado e de gestores escolares; Garantia de melhores condições de trabalho; Maior autonomia e responsabilização destes profissionais; Sistema de incentivos – avaliações e premiações sensível a opinião de professores e gestores; Alinhamento dos técnicos da secretaria; Não ter medo de errar nem vergonha de se corrigir.

15 Ações realizadas no Ceara
O que foi vencido pouco a pouco A crença na normalidade da insuficiência do serviço público; A crença na normalidade do aluno de escola pública (aluno pobre) ser mais atrasado do que os outros; A crença de que aluno pobre não consegue aprender porque a família não dá suporte necessário; A rendição ao cumprimento de um roteiro que condena a priori a trajetória educacional da criança ao fracasso; A ausência de responsabilização por resultados.

16 Ações realizadas no Ceará
PAIC O que foi feito Como foi feito

17 Ações realizadas no Ceara
O que foi feito Desenho do programa: formação de professores e das equipes municipais, material estruturado, acompanhamento, avaliações - tudo bem articulado; Políticas de indução - Repasse ICMS e prêmio escola nota 10 - estratégia de premiação cooperativa; PAIC é política de Estado!

18 Ações realizadas no Ceara
Eixos do Programa Gestão Municipal e Gestão Escolar Práticas e Formação Pedagógica Avaliação Literatura Infantil e Formação do Leitor Educação Infantil

19 Ações realizadas no Ceara
Como foi feito Liderança do Governo através do envolvimento dos gestores estaduais com as redes de gestão municipais; Experiência baseada em evidências-intervenção sistêmica; Equipe comprometida e entusiasmada com o trabalho- sentido de missão; Acompanhamento e monitoramento das Coordenadorias Regionais de Educação - CREDES; Estratégias de apoio aos municípios com mais dificuldades na implantação do Programa; O relacionamento ético, dialogado, respeitoso entre as redes;

20 Percentual de alunos por padrão de desempenho no SPAECE-ALFA
Percentual de alunos por padrão de desempenho no SPAECE-ALFA. Rede Municipal. Ceará 2007/2015 Fonte: UFJF/CAED e SEDUC/Coave/Ceged

21 Evolução do índice de desenvolvimento das escolas (IDE-ALFA)
Evolução do índice de desenvolvimento das escolas (IDE-ALFA). SPAECE-ALFA. Ceará. Rede municipal. 2007/2015 Fonte: UFJF/CAED e SEDUC/Coave/Ceged

22 Política de incentivos
Os critérios para as medidas de incentivos aos municípios e às escolas vêm sendo modificados ao longo do tempo, em função dos resultados obtidos pelas redes. O ‘fator de ajuste’ no Índice de Desenvolvimento da Escola – IDE-Alfa é um exemplo disso. Este fator calibra a média da escola considerando, por exemplo, a freqüência dos alunos e a ausência de desempenho nos níveis inferiores da escala de proficiência. Há uma indução para que nenhum aluno seja deixado para trás.


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