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Disciplina: Lógica e Matemática Computacional Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.yolasite.com.

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1 Disciplina: Lógica e Matemática Computacional Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.minella@anhanguera.com chaiene.yolasite.com

2 Apresentação Professora: Chaiene Minella, MSc.  Mestre em Computação Aplicada pela UNIVALI linhas de pesquisa: Engenharia de Software e Inteligência Artificial  Pós Graduada em Gestão em Desenvolvimento de Software pelo ICPG  Graduada em Ciências da Computação pela FURB  Experiência profissional de 10 anos nas áreas de desenvolvimento, envolvendo programação, análise de testes, implantação e treinamento.  Atualmente lecionando e prestando consultorias na área de melhoria de processo.

3 Apresentação  Aula expositiva: informação, conhecimento, aprendizagem de conceitos e princípios.  Atividades de aprendizagem em grupo: desenvolvimento de habilidades e competências, não só da disciplina em questão, mas também habilidade de trabalhar em grupos e equipes.  Atividades Avaliativas (individuais e coletivas)

4 Apresentação Média para aprovação: 6,0 Avaliação Substitutiva: Substitui a nota mais baixa Arredondamento: uma casa decimal (5,85 = 5,9) Frequência: Mínimo de 75%, abaixo disso REPROVA. Lista de presença: Será liberada as 21:30 sem exceções.

5 Apresentação

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7 Cronograma

8 Nossa Disciplina

9 Bibliografia PLT Fundamentos matemáticos para a ciência da computação. um tratamento moderno de matemática discreta - 5. ed. / 2008 - ( Livros ) GERSTING, Judith L. ------------------------- Aprendendo matemática discreta com exercícios, v.19 / 2011 - ( E-book ) MENEZES, Paulo Blauth. Aprendendo matemática discreta com exercícios, v.19. Porto Alegre Bookman 2011 1 recurso online ISBN 9788577805105. ------------------------- Fundamentos de lógica - 2 / 2014 - ( E-book ) SOARES, Edvaldo. Fundamentos de lógica. 2. São Paulo Atlas 2014 1 recurso online ISBN 9788522488377. ------------------------- Matemática discreta para computação e informática, V.16 - 4 / 2013 - ( E-book ) MENEZES, Paulo Blauth. Matemática discreta para computação e informática, V.16. 4. Porto Alegre Bookman 2013 1 recurso online (Livros Didáticos Informática UFRGS). ISBN 9788582600252. ------------------------ Matemática aplicada à informática / 2015 - ( E-book ) LIMA, Diana Maia de. Matemática aplicada à informática. Porto Alegre Bookman 2015 1 recurso online (Tekne). ISBN 9788582603178. -----------------------

10 Visão Geral

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12  A disciplina de Lógica Matemática e Computacional é fundamental para todos os alunos das áreas de Computação diante da sua ampla aplicabilidade.  A Lógica permite formalizar argumentos que podem ser validados ou refutados, usando raciocínio lógico. Estas estruturas de argumentação podem ser utilizadas na elaboração de algoritmos na área de programação.  Além disso, a disciplina de Lógica Matemática e Computacional prepara os alunos para projetar sistemas digitais, utilizando os diferentes sistemas de numeração e os conceitos de álgebra booleana.

13 Visão Geral  Para Aristóteles, a Lógica não era uma ciência teórica, prática ou produtiva, mas sim, um instrumento para todas as ciências.  A Lógica Matemática lida com a formalização e a análise de tipos de argumentação utilizados na Matemática.

14 A Lógica e nosso contexto  O que é Lógica? O que significa estudar Lógica? Qual a sua definição? “A Lógica é a análise de métodos de raciocínio”. No estudo desses métodos a Lógica está interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Exemplos de argumentos:  Todo homem é mortal. Sócrates é um homem. Portanto, é mortal.  Todo cão late. Totó é um cão. Portanto, Totó late.

15 Objetivos  Desenvolver no aluno a habilidade de elaborar uma estrutura de argumentação lógica, utilizando uma linguagem formal, tanto para verbalizá-la, como para verificar equivalências e implicações.  Preparar o aluno para aplicar os conceitos de lógica na modelagem e na construção de algoritmos computacionais.

16 Objetivos  Capacitar o aluno a aplicar os conceitos de inferência lógica na construção de dispositivos autônomos e sistemas especialistas, por exemplo.  Capacitar o aluno a aplicar os conceitos da álgebra booleana na construção de sistemas digitais, assim como a utilização dos diferentes sistemas de numeração.


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