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PublicouSônia Klettenberg Branco Alterado mais de 7 anos atrás
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Disciplina: Lógica e Matemática Computacional Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.minella@anhanguera.com chaiene.yolasite.com
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Apresentação Professora: Chaiene Minella, MSc. Mestre em Computação Aplicada pela UNIVALI linhas de pesquisa: Engenharia de Software e Inteligência Artificial Pós Graduada em Gestão em Desenvolvimento de Software pelo ICPG Graduada em Ciências da Computação pela FURB Experiência profissional de 10 anos nas áreas de desenvolvimento, envolvendo programação, análise de testes, implantação e treinamento. Atualmente lecionando e prestando consultorias na área de melhoria de processo.
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Apresentação Aula expositiva: informação, conhecimento, aprendizagem de conceitos e princípios. Atividades de aprendizagem em grupo: desenvolvimento de habilidades e competências, não só da disciplina em questão, mas também habilidade de trabalhar em grupos e equipes. Atividades Avaliativas (individuais e coletivas)
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Apresentação Média para aprovação: 6,0 Avaliação Substitutiva: Substitui a nota mais baixa Arredondamento: uma casa decimal (5,85 = 5,9) Frequência: Mínimo de 75%, abaixo disso REPROVA. Lista de presença: Será liberada as 21:30 sem exceções.
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Apresentação
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Cronograma
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Nossa Disciplina
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Bibliografia PLT Fundamentos matemáticos para a ciência da computação. um tratamento moderno de matemática discreta - 5. ed. / 2008 - ( Livros ) GERSTING, Judith L. ------------------------- Aprendendo matemática discreta com exercícios, v.19 / 2011 - ( E-book ) MENEZES, Paulo Blauth. Aprendendo matemática discreta com exercícios, v.19. Porto Alegre Bookman 2011 1 recurso online ISBN 9788577805105. ------------------------- Fundamentos de lógica - 2 / 2014 - ( E-book ) SOARES, Edvaldo. Fundamentos de lógica. 2. São Paulo Atlas 2014 1 recurso online ISBN 9788522488377. ------------------------- Matemática discreta para computação e informática, V.16 - 4 / 2013 - ( E-book ) MENEZES, Paulo Blauth. Matemática discreta para computação e informática, V.16. 4. Porto Alegre Bookman 2013 1 recurso online (Livros Didáticos Informática UFRGS). ISBN 9788582600252. ------------------------ Matemática aplicada à informática / 2015 - ( E-book ) LIMA, Diana Maia de. Matemática aplicada à informática. Porto Alegre Bookman 2015 1 recurso online (Tekne). ISBN 9788582603178. -----------------------
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Visão Geral
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A disciplina de Lógica Matemática e Computacional é fundamental para todos os alunos das áreas de Computação diante da sua ampla aplicabilidade. A Lógica permite formalizar argumentos que podem ser validados ou refutados, usando raciocínio lógico. Estas estruturas de argumentação podem ser utilizadas na elaboração de algoritmos na área de programação. Além disso, a disciplina de Lógica Matemática e Computacional prepara os alunos para projetar sistemas digitais, utilizando os diferentes sistemas de numeração e os conceitos de álgebra booleana.
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Visão Geral Para Aristóteles, a Lógica não era uma ciência teórica, prática ou produtiva, mas sim, um instrumento para todas as ciências. A Lógica Matemática lida com a formalização e a análise de tipos de argumentação utilizados na Matemática.
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A Lógica e nosso contexto O que é Lógica? O que significa estudar Lógica? Qual a sua definição? “A Lógica é a análise de métodos de raciocínio”. No estudo desses métodos a Lógica está interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Exemplos de argumentos: Todo homem é mortal. Sócrates é um homem. Portanto, é mortal. Todo cão late. Totó é um cão. Portanto, Totó late.
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Objetivos Desenvolver no aluno a habilidade de elaborar uma estrutura de argumentação lógica, utilizando uma linguagem formal, tanto para verbalizá-la, como para verificar equivalências e implicações. Preparar o aluno para aplicar os conceitos de lógica na modelagem e na construção de algoritmos computacionais.
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Objetivos Capacitar o aluno a aplicar os conceitos de inferência lógica na construção de dispositivos autônomos e sistemas especialistas, por exemplo. Capacitar o aluno a aplicar os conceitos da álgebra booleana na construção de sistemas digitais, assim como a utilização dos diferentes sistemas de numeração.
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